Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá meus queridos,

 

Gostaria de tirar uma dúvida com os senhores.

Adquiri um Xeon E5-2678V3 e esse processador possui um pequeno furo na IHS, pesquisei e verifiquei que esse furo é feito para aliviar pressão interna após a fabricação do processador.

rBVaWFzT_LuAKqRdAAeI5WaST2Y926.jpg

 

 

Como ele possui um TDP alto, optei por aplicar metal líquido nele e colocar um water cooler, entretanto, estou em dúvida se o metal líquido é uma opção viável, pois meu medo é que, por ele ser líquido, acabe escorrendo por dentro deste furo e acabar gerando algum problema, pois o metal líquido conduz eletricidade.

 

Alguém já passou por algo parecido?

 

Postado

@Joao_Brigatti Não se aplica essa pasta de metal direto no IHS pois tanto o mercúrio quanto o gálio atacam o alumínio, ao usar water cooler é por ainda pois você corre o risco deles furarem a base do water cooler e vazar tudo em cima do PC.

 

Os louco que tem coragem de usar isso geralmente tiram o IHS (delid) e aplicam a pasta de metal liquido direto no chip, alem de usar cooler com base 100% cobre

Postado

@F4b10

Obrigado pela resposta, amigo.

 

O Water cooler que comprei possui base 100% de cobre, me atentei a isso, mas, se não me engano, não tenho certeza, o IHS dos processadores não são feitos de alumínio.

Postado
Em 03/02/2020 às 18:48, F4b10 disse:

@Joao_Brigatti Não se aplica essa pasta de metal direto no IHS pois tanto o mercúrio quanto o gálio atacam o alumínio, ao usar water cooler é por ainda pois você corre o risco deles furarem a base do water cooler e vazar tudo em cima do PC.

 

Os louco que tem coragem de usar isso geralmente tiram o IHS (delid) e aplicam a pasta de metal liquido direto no chip, alem de usar cooler com base 100% cobre

 

Após pesquisas, apenas para agregar conhecimento ao fórum, confirmei que as IHS são feitas de alumínio mas possuem uma "capa" de níquel. Com essa capa de níquel, o gálio não corrói o IHS, portanto, torna-se seguro utilizar.

Entretanto, no mercado de usados, especialmente nas compras do aliexpress, alguns vendedores raspam a IHS para deixá-las como "nova" e deixar sua estética melhor após terem sido usadas. Essa raspagem pode, eventualmente, remover todo o níquel da camada superior do processador, deixando o alumínio exposto. Portanto, nesses casos, é válido verificar com o vendedor se ele adota esse procedimento.

No meu caso, verifiquei com o vendedor e posso utilizar sem problemas, pois ele não realiza essa raspagem, apenas observei, em fóruns gringos, que esse furo na IHS costuma ser tampado com pasta térmica, por questão de segurança.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...