Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala rapazeada! Beleza?

Não sei se posso postar esta dúvida e nem se vocês conseguem me ajudar, mas estava jogando BF 5 no meu notebook samsung odyssey, modelo com o i5 7300HQ e a GTX 1050 de 4GB e notei que o clock do processador fica no máximo em 3 GHz e em 100% de uso. Vi que o turbo boost dele é 3.5 GHz e gostaria de saber se é normal isso ou tem como aumentar o clock dele pra ter mais desempenho. Notei que o que o gargalo está no processador, então por isso a pergunta.

Valeu!

Postado

então 100% de uso é bem estranho tem como enviar imagens da temperatura e do uso de processador, memoria ram, e disco...

bom não tenho certeza mas geralmente os processadores intel não são desbloqueados para overclock, alem do mais em um notebook.

adicionado 2 minutos depois
agora, Helisom disse:

então 100% de uso é bem estranho tem como enviar imagens da temperatura e do uso de processador, memoria ram, e disco...

bom não tenho certeza mas geralmente os processadores intel não são desbloqueados para overclock, alem do mais em um notebook.

mas é normal ele não chegar a 3.5 ghz,  pois é so em um núcleo que se tem esse turbo, e o maximo que chega é 3ghz nos outros

Postado
1 minuto atrás, Helisom disse:

No momento não tenho, pois não estou em casa, mas te asseguro que, testando pelo MSI afterburner, a temperatura fica no máximo em 75º.

Uso da RAM em torno de 6.7, 7 gb

Uso do disco acho que não passa de 50%. O jogo está instalado em um ssd m.s de 240 gb que instalei no notebook

Em um grupo do facebook, me sugeriram ver se a BIOS não está limitando o uso do processador. Pode ser isso?

• Membro VIP
Postado

@Mpbrammer Em notebooks dificilmente o clock total do turbo é atingido, principalmente em carga máxima. 

Existem vários motivos pra isso, alguns deles é que o notebook tem o consumo travado (em 15w normalmente) pra não esquentar muito, e o outro tem a ver com o primeiro, que é as fabricantes economizarem bastante no sistema de resfriamento, ai cortam o desempenho do processador pra ele esquentar menos.

Destravando esse limite o notebook vai esquentar demais, e mesmo assim duvido que atinja o turbo, talvez ate chegue perto, mas atingir o turbo total é difícil. Sem uma base de resfriamento (Que nem sempre adianta) não tem como ter mais desempenho, as vezes tem que destravar até a BIOS pra conseguir mexer nisso.

Os únicos notebooks que ja vi que nao cortam o desempenho pra economizar no resfriamento são alguns Mi Gaming da Xioami e alguns Avell, fora isso acho que quase todos os fabricantes fazem isso, principalmente a Dell (Experiencia propria).

Postado

@mick 07 @Simuroc beleza. Queria saber mesmo se era assim. Imaginei que era algo com relação ao fato de ser um notebook. Já ajudaram muito.

Outra coisa: tentar desbloquear o clock na BIOS seria possível? E se sim, aconselhável? 

Valeu!

• Coordenador
Postado

Acho que você não entendeu. Seu processador não está com o clock bloqueado, ele não está atingindo o turbo máximo simplesmente porque está usando mais de um núcleo e não tem nada que resolva isso. Ele só vai atingir os 3,5 GHz em tarefas que utilizem single core. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Mpbrammer Nao aconselho de jeito nenhum. Podem ocorrer vários problemas, dentre eles a perca do notebook.

Deve ter alguma BIOS modificada na internet que permita destravar o TDP, mas não vale a pena e muito menos o risco.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...