Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coloquei o cabo HDMI do PC na TV e queimou tudo

Posts recomendados

Boa noite

(leigo em informática)

Fui ver um filme hoje de noite,puxei o cabo HDMI do Pc e quando coloquei na tv,a tv desligou,senti uma dor nos dedos e senti um cheiro de queimado mas não consegui ver daonde vinha ,fui tentar ligar o PC não ligava mais ,nem a televisão,o Pc estava ligado no estabilizador junto com o monitor ,o monitor não teve problema algum está pegando perfeitamente,alguém sabe o que aconteceu?(já havia usado o cabo na tv outra vezes ) Fonte 500w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Allan Rita da Silva essa é a primeira vez que leio um relato desses.

Eu já coloquei VGA, HDMI, Cabo video componente e até cabo normal de áudio e vídeo do PS2 na minha televisão e nunca tive problemas. 

Isso aí como diria o Elder Nauvirth, foi devido ao uso do estabilizador. 

Eu sei que dez anos atrás ou menos recomendava-se o uso de estabilizadores, mas hoje em dia estão desrrecomendando isso. 

Link para o comentário

É por essas e outra que eu não uso HDMI (sempre DisplayPort). Além de não ter filtro ele não chega a taxa de atualização que eu desejo. Todo eletrônico deveria vir DP e não HDMI e deveria já haver mais recomendações sobre essa entrada de vídeo por parte de todos, a melhor por sinal. Sobre o seu caso, remova o estabilizador pois é um mal desnecessário que muita gente ainda usa e nem sabe pra que serve, compre um filtro de linha! Provavelmente foi ele que causou isso tudo.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário

• Coordenador

@Allan Rita da Silva O estabilizador é um câncer que não tem utilidade há mais de 20 anos. Isso daí tem potencial de detonar qualquer equipamento ligado nele. Leve-o a um local que faça a reciclagem de resíduos tecnológicos.

Com relação ao fato: problemas como a inversão da polarização podem energizar o gabinete do computador e, consequentemente, o cabo HDMI. Um dos resultados é esse que você descreveu. Você por acaso usou também um adaptador do tipo "T" ou coisa do tipo? E sua casa é 127V, certo?

Qual é o modelo exato da fonte de alimentação do seu computador?

• Curtir 1
Link para o comentário

Cara, cabos hdmi tambem transmitem energia e por isso NUNCA se deve conectar um cabo hdmi com os aparelhos eletrônico ligados!

Os dois aparelhos devem estar desligados, e só depois do cabo estar devidamente conectado em ambos é que se deve ligar eles!

Se voce der uma pesquisada rápida no google vai descobrir que muita gente tem a placa hdmi da TV queimada justamente por ter conectado o cabo hdmi com a TV ligada...

• Haha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, gutopereira disse:

Cara, cabos hdmi tambem transmitem energia e por isso NUNCA se deve conectar um cabo hdmi com os aparelhos eletrônico ligados!

Os dois aparelhos devem estar desligados, e só depois do cabo estar devidamente conectado em ambos é que se deve ligar eles!

Se voce der uma pesquisada rápida no google vai descobrir que muita gente tem a placa hdmi da TV queimada justamente por ter conectado o cabo hdmi com a TV ligada...

Teria algum material pra recomendar?

Achei seu comentário curioso, segui a sugestão e joguei no google. Mas em vez de descobrir que "muita gente tem a placa hdmi da TV queimada justamente por ter conectado o cabo hdmi com a TV ligada", vi exatamente o contrário. A grande maioria das pessoas dizendo que é perfeitamente seguro, a conexão é de baixa tensão, ou que há um risco insignificante. Procurei termos como "hotplug hdmi cable", "plug hdmi cable turned on" e "hdmi cable on the fly".

• Curtir 1
Link para o comentário

Procura no forum HTFORUM que voce vai ver a quantidade de gente que teve a placa hdmi da TV queimada?

Acontece que ao conectar o cabo hdmi, pode acontecer um curto nos contatos internos do plug e acabar queimando a placa!

Outra coisa muito comum tambem é o receptor da NET queimar a TV por causa do cabo hdmi. Mesmo com a TV e o receptor estarem ligados num filtro de linha, as vezes a descarga elétrica vem pelo cabo coaxial da NET, entra no receptor e passa para a TV atraves do cabo hdmi.

Entao eles recomendam o uso de condicionador de energia, e tambem conectar o cabo coaxial que vem da rua nesse condicionador, e depois conectar um outro cabo coaxial do condicionador para o receptor da NET, aí sim voce estaria completamente protegido!

Para quem nao puder comprar um condicionador de energia, alguns filtro de linha da clamper possui essa entrada/saida de cabo coaxial. Se queimasse apenas o receptor da NET ninguem ligaria porque eles trocam de graça, o problema é queimar a TV junto...

Link para o comentário

Ue amigo, pesquisa la, cria um topico perguntando. Certeza que vai chover gente comentando isso...

Se voce entrar nos topicos de TVs vai ver varios casos de gente que teve a placa hdmi da TV queimada!

Eu quando comprei a minha plasma Pana VT60, que ate hoje é uma das TVs com melhor qualidade de imagem do mercado, acompanhava muito os topicos de TVs naquela epoca, e de vez em quando aparecia alguem la com a TV na assistência tendo que trocar essa placa...

Link para o comentário

8 minutos atrás, gutopereira disse:

Ue amigo, pesquisa la, cria um topico perguntando. Certeza que vai chover gente comentando isso...

Se voce entrar nos topicos de TVs vai ver varios casos de gente que teve a placa hdmi da TV queimada!

Relato de gente que teve placa HDMI queimada é uma coisa.

Afirmar que conectar ou desconectar o cabo com o PC ou TV ligados é o que causou a queima ou é perigoso é completamente diferente. Pelo que pesquisei, não procede (inclusive te citei os termos pesquisados, pode conferir você mesmo). Não encontrei ninguém afirmando isso e muitos afirmando o contrário (principalmente em inglês). No tal fórum também não há material e não vou criar uma conta só pra perguntar isso. Pra finalizar, então você não tem material pra embasar essa afirmação? Só posso concluir que não devo acreditar nela.

• Amei 1
Link para o comentário

Depois que tiver tempo procuro la e posto aqui. Ja vi vaaarios relatos la desse tipo de problema. É claro que não é algo comum de acontecer, de 100 vezes que voce fizer isso pode nunca dar problema nenhum, mas se em apenas 1 vez der um curto no plug voce pode queimar a placa.

• Curtir 1
Link para o comentário

@Shaman93 já conetei cabos com a minha televisão ligada e nunca deu isso aí que o autor do tópico mencionou. Desde de 2013 que minha televisão tá na ativa.

O que não é recomendado é ter a televisão ligada conectada em várias coisas: hdmi, pendrive, antena digital, fone de ouvido,etc. 

@gutopereira a televisão ligada direto na tomada não tem problema, exceto se a tomada ou a fiação interna estiver comprometida. O mais provável de queimar uma televisão ligada diretamente na tomada que está OK é um trovão. Um cara me contou que teve perda total nas peças por causa de um trovão e a placa era uma 1080ti, também tinha ssd,imagina o prejuízo do cidadão. 

Link para o comentário

1 minuto atrás, Grande Mestre Lucas disse:

@Shaman93 já conetei cabos com a minha televisão ligada e nunca deu isso aí que o autor do tópico mencionou. Desde de 2013 que minha televisão tá na ativa. 

Como eu falei não é algo comum acontecer, voce pode conectar 100 vezes o cabo hdmi com a TV ligada e nao ter problema nenhum, mas se em apenas 1 vez voce tiver um curto no plug a sua TV pode ter a placa hdmi queimada.

O curto não é suficiente para queimar toda a TV, geralmente quando dá algum problema é apenas na placa hdmi. E ai quando voce liga a TV ela nao aceita sinal de nenhuma das entradas hdmi! La no htforum tem varios casos assim...

Link para o comentário

@gutopereira quais as marcas que mais apresentaram esse defeito segundo os relatos desse outro site? Quais os anos desse relatos? 

Agora se a maioria desses relatos forem em tv cce, aí o problema já começou no ato da compra. Minha minha televisão e a do meu advogado  são ambas da Philips e compradas mais ou menos no mesmo período(a minha em 2013 e a dele acredito que em 2012), todas as duas na ativa até hoje. 

Link para o comentário

Fiz uma procura rápida no google por placa hdmi queimada e olha a quantidade de pessoas que tiveram problema com isso. 

Nao entrei em nenhum pra ler mas certeza que voce encontrará alguns casos sobre o tal do curto no plug do cabo...

https://www.google.com/search?client=ms-android-samsung&source=android-home&sxsrf=ACYBGNQ8cs7-l0DbQ1WpWGURGStqfBdzRQ%3A1581612100032&source=hp&ei=Q3xFXsP3POul5OUPlaOM-As&q=placa+hdmi+tv+queimada&o que=&gs_l=psy-ab.1.1.35i362i39l4.0.0..2753...2.0..0.0.0.......0......gws-wiz.....4.CRiRDKmEE6U

adicionado 2 minutos depois

Olha só esse caso, é igual ao seu. O cara queimou a TV quando conectou o computador!

https://adrenaline.com.br/forum/threads/hdmi-com-faisca-queimou-tv-e-depois-pc.409926/

Link para o comentário

@gutopereira um disse que teve problema com samsung e outro disse que veio denunciar problemas com TVs samsung. 

Samsung é tranqueira para celular, notebook e não me surpreenderia que também fosse para televisão. 

CCE, Samsung e  Philco para televisão eu não recomendo. Além disso também tem que ver a qualidade do cabo. Tem muitos modelos de cabos HDMI, mas muita gente já comprou modelos de baixa ou média qualidade. Um dos modelos que infelizmente eu nunca consegui comprar foi o da Philips que acredito ser excelente, já que só as pilas que vieram no controle Philips da minha televisão pararam de funcionar em 2017 ou 2018, ou seja, pelo menos quatro anos de uso e essas porcarias vendidas em mercado não duram nada. Já to no mínimo com o terceiro par de pilhas depois que não utilizo mais as originais da Philips. 

Link para o comentário

33 minutos atrás, gutopereira disse:

Olha só esse caso, é igual ao seu. O cara queimou a TV quando conectou o computador!

https://adrenaline.com.br/forum/threads/hdmi-com-faisca-queimou-tv-e-depois-pc.409926/

1. A TV estava desligada em ambos os momentos

2. Foi na desconexão.

3. Tudo aconteceu depois do problema com a NET...

seu exemplo não exemplificou muito...

Entendo que possam haver momentos em que um aparelho eletrônico poderá falhar durante uma intervenção (energizado ou não), mas tomar 1 vez de cada 100 faz ser uma chance de 1% que jamais pode ser tomada como desprezível, mas passa longe de ser preocupante.

adicionado 7 minutos depois

mas vamos tentar resolver o problema do amigo pois discutir casos de 1% não levaram o homem à lua.

O que mais há conectado no televisor? (além da tomada ^^)

Qual Tv era e qual sua configuração de hardware do PC?

Se possível também o modelo e marca do estabilizador.

Suas tomadas possuem aterramento?

você já havia feito esta conexão (PC na TV) outras vezes?

• Curtir 1
Link para o comentário

• 5 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!