Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá pessoal

Entrei nesse site https://wiki.winehq.org/Ubuntu e segui  as instruções para instalar o Wine, fui copiando os comandos linha por linha  e colando no terminal, porém quando eu executei o ultimo comando (sudo apt install --install-recommends winehq-stable) deu esse erro ai:

Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
winehq-stable : Depende: wine-stable (= 5.0.0~bionic)
E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.

Alguém pode me ajudar?

461322045_Capturadetelade2020-03-1812-50-55.thumb.png.65b67f81d11625bf307c4835bb8e9820.png

• Membro VIP
Postado

@Alisson328 Tudo bem jovem?

Vou te dar uma dica, no gerenciador de aplicativos do Mint (loja de aplicativos) escolha o PlayOnLinux, ele é um fontend para o wine que ajuda demais nas configurações, permitindo instalar várias versões do wine, isolar aplicativos e suas configurações, é uma maravilha. Tudo bem fácil e com "wizards" de configuração.

Até!

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Coordenador
Postado

@Felipe Eduardo R. Mesquita Bem, creio que o funcionamento do Wine (e programas que o utilizam) é de interesse para o autor do tópico, então nem está fugindo do assunto.

Eu às vezes utilizo o Ubuntu 18.04 LTS para jogos. Aqui eu faço o seguinte: meu computador de trabalho diário é o notebook que aparece na aba "Meu Notebook". Além de transportá-lo, trabalho com ele também em casa, plugando no monitor do desktop e utilizando duas telas. Ainda não encontrei tarefas que realizo no Windows que não podem ser realizadas no Linux.

Como minha rotina é acadêmica, o principal para o meu trabalho são ferramentas Office. Existem dezenas de opções gratuitas no Linux. Mas, por estar acostumado e ter a licença original, continuei usando meu Microsoft Office 2013, mesmo no Ubuntu. É simples: você abre o PlayOnLinux, seleciona "Office 2013", instala e ativa normalmente, como se estivesse no Windows. Por meio do aplicativo eu também instalei o EPANET, um software de simulação hidráulica que existe apenas para Windows, e um software de download de mídias diversas, que também só existe para Windows. Ambos não estavam listados como compatíveis e, mesmo assim, funcionaram sem problemas (basta clicar em "adicionar programa não listado").

Outros programas que eu utilizava já estão disponíveis nativamente para o ambiente Linux: QGis, OTB, GIMP, draw.io, Foxit Reader e outros. Para alguns não disponíveis , como o AutoCAD (que acredito que possa ser instalado, em versões mais antigas, por meio do PlayOnLinux), há substitutos livres, como o FreeCAD. Para aqueles insubstituíveis, como o PowerBI, eu uso uma máquina virtual com Windows 10.

Com relação aos jogos, eu raramente utilizo esse computador para tal. Deixei o Windows 10, e meu desktop, exclusivamente para isso. A única coisa que me impede de largar de vez o Windows é a otimização para jogos.

Diversos jogos do Steam já são nativamente compatíveis com o Linux. Para aqueles não compatíveis, existem três ferramentas muito interessantes:

1. Proton: desenvolvido e incorporado dentro do próprio Steam. Ele permite executar jogos disponíveis apenas para Windows no Linux, por meio de versões mais otimizadas do Wine, que rodam por baixo de tudo, sem intervenção do usuário;
  2. Lutris: ferramenta para instalação de jogos do Windows no Linux. É direcionada a isso e funciona bem;
  3. PlayOnLinux: também é compatível com diversos jogos.

Contudo, nem tudo são flores... Diversos jogos - que existem apenas para Windows - funcionam muito bem nesses programas. Outros podem precisar de algum trabalhinho para funcionar. Alguns funcionam com algumas limitações. Alguns nem funcionam. Com relação ao Proton, da Valve, você pode consultar o seguinte site para ver quais jogos são nativos e quais são compatíveis: https://www.protondb.com/

O Linux evoluiu muito e já pode ser levado a sério como uma plataforma de jogos. Contudo, não dá para ser usado como a sua única plataforma de jogos ainda. Tudo indica que está chegando lá, principalmente com a pressão em cima da AMD e da Nvidia para melhor otimização de drivers (diversos jogos operam com perda de desempenho devido aos drivers mal otimizados). Por enquanto, além da perda de performance variável, há o problema de alguns games não rodarem (embora sejam aparente minoria).

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Amei 1
  • Coordenador
Postado

@Felipe Eduardo R. Mesquita Se você já usou ou tem interesse em usar alguma distribuição Linux, vale a pena fazer um dual boot ou colocar em um computador secundário. As distribuições evoluíram muito, assim como os programas baseados no Wine. Atualmente é bem fácil encontrar quase tudo o que você usa no Windows para Linux, de uma forma ou de outra. Apenas os jogos ainda seguram mesmo (embora isso esteja evoluindo cada vez mais rápido, impulsionado pelo Steam Proton, Google Stadia e outras iniciativas).

Ah, placas de vídeo da AMD têm, historicamente, o melhor suporte de drivers no Linux. Mas a Nvidia está correndo atrás agora.

• Curtir 1
  • Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

@KairanD Muito obrigado pelas informações, eu realmente não conhecia esses outros projetos, achei super interessante e com certeza vou pesquisar a respeito. Agradeço também a disposição de fazer uma bela explicação bem detalhada, acho que isso ajuda demais os novatos e fortalece muito a comunidade. Abraço 

• Curtir 2
  • Amei 1
  • 4 semanas depois...
  • Coordenador
Postado

@GusGraf @Alisson328 @Felipe Eduardo R. Mesquita Pessoal, apenas uma atualização: acabei de mergulhar de cabeça no Ubuntu. Instalei o 19.10 no meu desktop gamer e, até o momento, estou super satisfeito com o resultado em jogos! Realmente está ocorrendo uma revolução absurda no mundo dos jogos para distribuições Linux em 2020. Exportei a lista de títulos da minha biblioteca para o https://www.protondb.com/ e descobri que em torno de 90% dela era compatível. Por isso resolvi fazer isso.

O Elder Scrolls Online, por exemplo, que é um jogo AAA de mundo aberto, pesado, estilo RPG, funcionou super bem via Proton. Nem percebi diferença de desempenho quando comparado ao Windows 10. O DooM (2016) também roda 100%, assim como a maioria da minha biblioteca.

Esse incentivo da Valve ao desenvolvimento do Proton beneficia não apenas os jogos, pois o Wine - como um todo - acaba sendo aprimorado junto.

Há pouco tempo, era inimaginável que seria possível rodar tantos jogos em distribuições Linux. Sistemas Linux eram praticamente inviáveis para jogos. Não tinha nem como instalar o Microsoft Office ou o AutoCAD via Wine. Vejam onde estamos agora! Em 5 anos, imaginem o que iniciativas como o Proton podem fazer... Sistemas como o Ubuntu tendem a se transformar em concorrentes de peso para o Windows 10.

adicionado 1 minuto depois

P.S.: por hora, larguei o Windows 10!

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

@KairanD Minha máquina de produção é linux Mint 18.3, só uso o windows somente por conta dos jogos de realidade virtual ainda não terem portabilidade, isso já está mudando com Headset Valve Index, que possui suporte para linux. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!