Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, nos últimos dias tenho pensado em da um upgrade na memória RAM do meu PC, mas estou com algumas dúvidas.

Possuo um placa-mãe modelo: H110M-CS/BR (LGA1151) da Asus e nas suas especificações relata as seguintes condições:

Memória 2 x DIMM, máximo de 32GB, DDR4 2400/2133 MHz Non-ECC, Un-buffered
Arquitetura de memória: Dois canais
Suporta Intel® Extreme Memory Profile (XMP)
* Consulte www.asus.com.br ou o manual do usuário para a lista de vendedores qualificados de memória.
* A frequência de memória máxima suportada varia de acordo com o processador.
* Devido à limitação do chipset Intel®, os módulos de memória DDR4 2133MHz e superior no modo XMP serão executados com a taxa de transferência máxima de DDR4 2133Mhz. 

A minha dúvida é que, se eu quiser atingir 32 ou 16 GB de RAM, necessito de memórias com frequências de 2133Mhz e idênticas(mesma marca, mesmo produto) ?

Posso substituir a memória atual por outras memórias ? e se sim, até qual frequência é recomendado ?

Obs: a minha memória atual é uma Crucial Ddr4 2133MHz

Postado

@AurelioLuiz Olá, boa noite e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Não necessariamente precisam ser módulos iguais, em um mundo perfeito, seria ótimo ter módulos idêntico.

Mas como é bem difícil encontrar um modelo específico você até pode pegar outros modelos. Eu só recomendo que tente ver de timings e latências parecidos e de mesmo clock.

PS: Deixe também o BIOS atualizado pois caso use módulos muito diferentes possa haver alguma incompatibilidade, mas uma atualização de BIOS pode auxiliar com esse possível problema.

• Curtir 2
Postado
8 minutos atrás, AurelioLuiz disse:

A minha dúvida é que, se eu quiser atingir 32 ou 16 GB de RAM, necessito de memórias com frequências de 2133Mhz e idênticas(mesma marca, mesmo produto) ?

so para ativar o dual channel.. caso nao seja importante, pode ser diferentes

9 minutos atrás, AurelioLuiz disse:

Posso substituir a memória atual por outras memórias ? e se sim, até qual frequência é recomendado ?

sim, e pelo q mostra a placa-mãe, so vai até 2400

• Curtir 2
Postado

@AurelioLuiz Então, uma memória RAM ao se verificar ela possui várias especificações, como por exemplo a capacidade, que pelo próprio nome já diz, exemplo, 4GB, 8GB, 16GB. Temos a frequência de operação da memória medida em Hz, sendo memórias como 2133MHz, 3000MHz, 3600MHz, temos o padrão que elas utilizam DDR, DDR2, DDR3 e DDR4(mais recente). E temos também as latências e timings que são outras especificações que você encontra, veja como no exemplo a seguir:

RAM.png.0c20737ef75ca9aeadd315d398e23079.png

Neste exemplo acima, podemos ver 1 módulo de 8GB DDR4-2666MHz CL16 da Hyper-X. No Caso o módulo possui uma capacidade de 8GB(Gigabytes - 1 Byte = 8 bits) que trabalha em um barramento de 64-bits e tem uma frequência de trabalho de 2666MHz. É importante ressaltar o seguinte, o que é DDR? DDR significa Double Data Rate(modo de transferência dobrada).

No caso essas memórias DDR1, DDR2, DDR3 e DDR4 são de um padrão chamado SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory), isto é, síncronas, o que significa que elas utilizam um sinal de clock para sincronizar suas transferências. E memórias desta categoria transferem dois dados por pulso de clock externo.

Por causa disso as memórias são rotuladas com o dobro de sua "real velocidade". No caso memórias DDR4 2666MHz por exemplo trabalham a um clock real de 1.333MHz.

No caso esses "clocks" são mais conhecidos como Clocks efetivos e são medidos em transferências por segundo (T/s), ou seja uma memória de 2.133MHz teria um Clock Efetivo de 2.133MT/s(mega transfers / segundo).

Para entender melhor veja esta imagem:

image.png.e426b14a0a811c2a9fb50e76e8f0a2d2.png

Representa o sinal de dados no padrão DDR.

Mas e os timings e latências, o que são e o que fazem?

Temos que entender que há dezenas de timings em uma memória, porém os mais comuns e mais conhecidos são os 4-5 primeiros, os outros são mais utilizados por entusiastas ou overclockers mais avançados que sabem o que estão fazendo.

Veja neste exemplo:

image.png.4a8d4dccf5e93d54c2ceafb2ad499194.png

Neste exemplo acima temos uma memória DDR4-3000MHz CL15. Estes números são um dos responsáveis por ditar a performance de um módulo de memória.

Embora o clock da memória em si consegue determinar a vazão de dados que é possível transmitir com o CPU através deste cálculo:

834363721_Semttulo.png.a75e2cbe83550bb100be7ed90dfe2816.png

A latência é basicamente o tempo entre as operações de trabalho, como acesso(leitura) ou escrita.

No caso é o tempo informado em quão rápido a memória pode ser acessada antes da transferência de dados. Na maioria dos casos vemos 4 a 5 números. O que são eles?

1º número: CHAMADO DE CAS LATENCY: CAS significa Column Access Strobe. Este é o tempo(em ciclos de clock) em que a memória começa a trabalhar por causa de uma requisição de dados(que ficam armazenados nela). Ou seja quanto menor o CAS Latency melhor, mas memórias de Clocks bem maiores com CAS maiores podem ser melhores que memórias mais lentas com CAS menor.

Para sabermos a latência real medida em nanosegundos devemos utilizar a seguinte equação:

2.png.da27dbef7471885278f4739d0e48c57f.png

Neste exemplo mostrado acima esta memória tem uma latência de 19 nanosegundos.

2º número: tRCD(Row address to Column Address Delay) -> Temos que entender que a memória funciona similar a uma grade, como um campo de batalha naval com linha e colunas. Antes da memória acessar a coluna ela tem que saber a linha de onde está a coluna onde o dado está armazenado. Este número é um delay de acesso, tempo que leva para tal dado seja acessado em X linha e Y coluna.

3º número: tRP (Row Precharge time): É a latência ou tempo para abertura ou acesso de uma nova linha.

4º número: tRAS(Row Active Time): É o tempo mínimo de ciclos de clock de que uma linha deve ficar acessível para garantir que os dados sejam lidos ou escritos de maneira correta. Por isso este é o maior timing

PS: Ficou meio longo mas espero que tenha ficado claro.

• Amei 1
Postado

@GabrielLP14 Compreendi as partes que despertavam as minhas dúvidas. Mas tenho uma ultima dúvida: caso eu queira substituir a memoria atual por duas novas memórias, ou seja, retirar a atual, elas precisariam ser de "CL" iguais a atual(15CL) ? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...