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É uma banheira antiga com hidromassagem e um motor, ficou muito tempo parada e quando foram usar não funcionava, eu não sei os detalhes se ligava e não acionava ou se nem chegava a ligar, ocorre que um técnico veio e diagnosticou defeito no acionador e como o fabricante não comercializa mais, sugeriu comprar a peça nova em site de leilões, aquele que usava como símbolo duas mãos dadas e agora dois cotovelos.

O problema é que não sei identificar qual modelo devo comprar dentre as várias ofertas de vendas e aproveitando a situação, também quero tentar descobrir qual é o defeito por mera curiosidade.

Abri a caixa para mostrar os detalhes internos:

1.jpg.634b898e4052ab741296c762321e5920.jpg

2.jpg.54ab54313af96be8d1697f88a346b069.jpg

Testei o fusível e a condutividade dos fios, bem como, visualmente as soldas e trilhas, tudo aparenta estar em perfeito estado.

O que me chamou a atenção foi o terminal de rede que parece servir para realizar diagnóstico.

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  • Membro VIP
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16 horas atrás, Pincipi disse:

o fusível e a condutividade dos fios

Teste a condutividade do trafinho. Ele usa ter um semi-inútil fusível térmico interno que pode ser bypassado.

Aquele RJ (teoricamente) é apenas pra conectar e isolar através do opto o sistema liga-desliga nesta placa. Deve vir da controladora que também deve ser analisada ou fotografada.

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@Isadora Ferraz O trafinho deve ser a peça maior, que tem uma fita azul, como faço o teste?

O sistema já estava desmontado, no hora não achei nada que encaixa no RJ, vou ter que esperar o fim da quarentena para ver se não é o fio azul passando por trás do motor:

3.jpg.2d3ae6b1259571a06f051558b3c8f87a.jpg

Os fios brancos encaixam no botão:

4.jpg.6d5ca2e37e4063ea14693e9cc6e3fd29.jpg

 

Postado

Eu tinha um aparelho desses, no painel tem um pic que faz o controle da temperatura através de um sensor ligando e desligando a resistência no momento certo. 

O circuito do pic provavelmente vai no conector RJ45. 

Nesse é mais simples, pois não tem a parte do circuito que controla a temperatura. 
A plaquinha só serve pra ligar e desligar o motor, o transformador e o triac são os componentes com mais chances de problemas. 
 
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1 hora atrás, Pincipi disse:

tem uma fita azul, como faço o teste

continuidade - ou resistência - entre terminais ... na sua foto, os da vertical. Na horizontal não deve dar nada.

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Eu não tenho o acesso por conta do isolamento. Segundo o técnico, o motor e o botão estão bons e apenas o acionador, a peça em evidência neste post é que precisa ser substituída.

 

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Há os óbvios aspectos eletro, técnicos além dos  éticos mas resumamos a ... claro, é seu ganha pão.

14 minutos atrás, Pincipi disse:

Segundo o técnico, o motor e o botão estão bons e apenas o acionador, a peça em evidência neste post é que precisa ser substituída.

 

  • Membro VIP
Postado

Partindo do principio de que ele está falando a verdade, não está nos enganando:

a) Eu poderia consertar a peça;

b) Eu poderia comprar a peça nova;

c) Eu poderia comprar todo o conjunto controlado/motor/botão novo (Os atuais são integrados);

d) Só o pessoal do fórum me salvaria.

Postado

Acredito  que a função do cabo RJ45 é apenas acionar o Triac através do opto,

Como já foi dito pelos amigos acima...

 

Em que são ligados os dois fios pretos? Pois é esta peça que o Triac aciona...

 

Você pode retirar o Triac da placa e fazer um "jumper"  na placa onde iam os terminais D e S do Triac(os contatos com as duas trilhas mais grossas), com isto, você vai estar acionando de forma direta a peça dos dois fios pretos.

Não sei se esta peça  é um motor ou uma resistencia, pois não conheço o aparelho, mas antes faça um teste de continuidade entre estes dois fios para garantir que a referida peça não está em curto...

 

E para onde vão estes dois fios brancos mais finos ?

  • Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Pincipi disse:

falando a verdade, não está nos enganando:

a) Eu poderia consertar a peça;

b) Eu poderia comprar a peça nova;

Se trasladar isso pro lado do técnico, tudo bem. Ele lhe daria estas opções. Mas caso ele opte apenas por trocar a peça, há as questões que mencionei:

-ele prefere trocar pois não tem tempo (ou capacidade) pra consertar

-ele poderia até consertar mas prefere te vender outra por segurança (ou você perceberia que é a mesma consertada)

-etc

Se for 'técnico' oportunista fazendo gracinha com meus amigos daqui...? Se dá mal kk

 

Este circuito é simples. O principal que é o trafo você mediu e está bom. Pra confirmar, ligue e meça a Vdc nos eletrolíticos. As d+ peças são comuns e fáceis de achar nas lojas (quando abrir) ou na net (sem pressa). De novo, há também o lado de onde vem o RJ que deve ser avaliado

  • Membro VIP
Postado

C1 escrito 1000uf 25V medido Esr=0,16Ω Vlos=0,8% 984,5uf

C2 escrito 10uf medido Esr=2,2Ω Vlos=0,7% 10,59uf

C3 escrito 10nK250 medido 45pF

medidos:

R1=0,30

R2=0,35

R3=0,04

R4=0,05

R8=9,68

  • Membro VIP
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Legal.. você removeu pra medir. Mas o que pedi pra medir foi a tensão com o trem perigosamente ligado. Pode não ser muito importante mas eu (eu) mediria. E claro há a análise do que estiver na outra ponta do fio RJ...

Pra conferir valores dos resistores (aparentemente corretos), aprenda ler resistor por código de cores...

3_faixas.jpg

  • Membro VIP
Postado
Em 28/03/2020 às 23:08, Airtonarl disse:

Em que são ligados os dois fios pretos? Pois é esta peça que o Triac aciona...

Eu acho que é o motor da bomba que é acionado pelos dois fios pretos. Segundo o técnico o motor está bom.

Em 28/03/2020 às 23:08, Airtonarl disse:

E para onde vão estes dois fios brancos mais finos ?

São ligados ao botão de acionar.

Acima tem as fotos.

Postado
54 minutos atrás, Pincipi disse:

São ligados ao botão de acionar.

Acima tem as fotos.

Da pra ver que um dos contatos deste botão é ligado diretamente ao positivo de C2, o outro contato vai para o conector RJ45, e com certeza ele segue para a suposta placa interface que está faltando... E depois esse sinal volta e aciona o Triac através do opto, pois para este botão acionar o triac, sem a necessidade de um CI, somente se ele fosse do tipo que você aperta e ele fica pressionado, que acho que não é o caso.

 

 

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  • Membro VIP
Postado

É isso mesmo, vou ter que esperar o fim da quarentena para procurar a parte faltante, ou então partir para comprar um kit de reposição, o problema é que não sei identificar qual serve dentre as muitas opções.

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