Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Entao galera, primeiramente boa noite. 

Eu to com problema bem chato. Por algum motivo, meu computador esta caindo  muito o fps em qualquer game que eu abro. Até os mais simples. Ele fica 200 fps cravado, e do nada vai pra 2.

E isso fez eu pensar que seja a temperatura, e desmotei o computador inteiro e limpei.

E nao adianto nada, e isso antes nao estava acontecendo.

Meu pc tem Water cooler, e cheguei a pensar que a bomba dele nao estava funcionando.(talvez pode ser)

Só que o water cooler está conectado no CPUFAN1, na placa-mãe, e pelo HWMonitor, esta funcionan normal o water cooler.

Gostaria que alguem que ja tenha passada por isso. Possa da uma luz, do que pode ser. 

Meu pc é

Ryzen 5 2400g

16gb ram 2x8

Gtx 1060 6gb

Water cooler da pcyes sangue frio

placa-mãe: Asrock : A320M

608196149_ajudaplz.thumb.png.c9a24e4538f2135166e2ec147b661d05.png

Postado

@Alan Andrade Dias

6 minutos atrás, Alan Andrade Dias disse:

Outra pergunta, é normal a parte de cobre do water cooler ta muito quente quando tiro ele?

se tiver acabado de desligar o pc sim pois o calor ta sendo dissipado ainda.

adicionado 0 minutos depois

só uma pergunta seu WT é 120mm ou mais?

Postado

@Alan Andrade Dias seu gabinete coube ele tranquilamente?

se sim não faço ideia qual possa ser o problema pois é um WT potente pelo que pesquisei 150 de TDP tranquilamente a pasta térmica reduz um pouco a força dele mas não o suficiente para deixar a 80 graus.

Só mais uma coisa o cooler/radiador dele ta jogando o ar quente pra fora certo?

Postado
1 hora atrás, Alan Andrade Dias disse:

Só que o water cooler está conectado no CPUFAN1, na placa-mãe

Você ligou a ventoinha do WC nesse conector, certo?

A bomba do WC ligou diretamente na fonte, certo?

Postado
5 minutos atrás, Alan Andrade Dias disse:

@Shredder AMI

Nao, a bomba do wc, é 3 pinos tambem, igual qualquer fan. Acredito que nao tem como eu ligar na fonte

Algumas placas mãe possuem o conector CPU_PUMP para a bomba do WC. A diferença é que nesse conector ele está a 100%, nas demais (CPU_FAN e CHA_FAN) existe uma variação de acordo com a temperatura.

Onde você ligou o conector da ventoinha do WC?

O ideal é deixar a ventoinha do WC no conector CPU_FAN e ligar a bomba em outro conector e na BIOS deixar o conector que foi ligado a bomba em 100%.

• Curtir 1
Postado

@Shredder AMI  Na verdade eu troquei varias vezes de lugar, porque pensei que nao estava funcionando na verdade. Mas tava a ventoinha do wc no cpu mesmo, mais eu troquei. E o Wc tava ligado na parte inferior da placa-mãe. Abaixo da placa de video. Posso deixa como ta? ou melhor nao?

CPU FAN- Bomba do wc

CHA FAn- Ventoinha do wc

E na parte inferior a outra ventoinha traseira.

Postado

A bomba do WC deve sempre estar a 100%, rotação máxima.

Veja os dados técnicos desse WC, a velocidade da bomba é fixa de 2100rpm. Já a da ventoinha é variável de acordo com a temperatura.

wc.thumb.png.000fdc83f9d16d55cb095ed7851476a2.png

Postado

Essa placa-mãe possui 3 conector, sendo 2 de 4 pinos e 1 de 3 pinos.

A diferença é que 4 pinos há controle PWM e comunicação para informar a rotação, já o 3 pinos não existe esse canal de comunicação (nesse caso ele "chuta", faz uma estimativa da rotação em função da tensão).

A320M(L2).thumb.png.63e0fd050053b41f95cec5046a8f1c9d.png

De preferência ligue sempre a ventoinha do cooler/watercooler no CPU_FAN1, pois por padrão esse conector leva em consideração a temperatura da CPU.

Tem certeza que a bomba possui apenas o conector 3 pinos? Geralmente a bomba tem outro conector para ligar na fonte, caso não queira ligar na placa-mãe.

Caso não tenha, use o conector CHA_FAN e configure na BIOS para 100%.

adicionado 10 minutos depois

@Alan Andrade Dias

Sobre a rotação da bomba, peguei do WC errado, o seu é o Sangue Frio, passei a do NIX.

Do Sangue Frio é de 2300rpm +/-10%.

Por acaso você tinha configurado a rotação do CPU_FAN para o máximo?

Postado

Essa temperatura de 93,5°C da CPU na BIOS me chamou a atenção...

Antes de fazer um teste, deixe o PC ligado parado e acompanhe um pouco a temperatura, veja se vai para ao redor de 30~40°C. Depois teste em um jogo e veja se deu diferença.

Postado

@Shredder AMI já aconteceu antes, eu troquei a pasta e parou. Mais isso não faz 3 meses. Será que pode ser a qualidade da pasta? Ou quantidade?

adicionado 4 minutos depois

@Shredder AMI  o que acontece as vezes também. É da uma travadinha de milésimos de segundo, e trava o áudio. Igual quando dava tela azul antigamente. Mais é quase imperceptível, e acontece umas 2x por dia no máximo. Tipo to escutando uma música e da aquela travadinha e passa em seguida muito rápido. E isso começou acontecer, dessa da última vez que tive problema com a temperatura 

Postado

Tem a quanto tempo esse wc?
Já usava anteriormente com temperaturas normais?

Salvo engano seu wc parece ser um modelo mais antigo.
Acho que teve uma revisão com a bomba usando alimentação pelo cabo sata ao invés do conector de 3-pinos.

O wc parece que está com defeito.
Não tenho certeza mas a garantia é de apenas 1 ano.
Na dúvida é melhor consultar a Pc Yes.

Postado

1. qual pasta você está usando?

2. a configuração do CPU_FAN na Bios está em 100% o tempo todo? (se não ajuste desta forma)

3. printe a config do CHA_FAN na bios

4. de uma balançadinha no bloco do WC e veja se está bem preso, se tiver alguma duvida se está ou não solte-o (mas não remova-o) e prenda-o novamente em aperto diagonal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...