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 Será que vai demorar dias para terminar? Mesmo com o PC "limpo", sinto uma lentidão por parte de carregamento de arquivos, isso é, loadings em jogos, abertura de pastas, ao fazer download com velocidade acima de 5mb/ps etc... Sei que seria melhor aposentar o meu HD e comprar um zerado, mas os HDs não são tão baratos nos dias de hoje, até porque 320gb mau cabe um ou dois jogos grandes.

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8 minutos atrás, Usuário2 disse:

Será que vai demorar dias para terminar?

Poderia descrever o PC?

Lentidão não é problema exclusivo do HD.

Primeiro tem que ver se a CPU e a RAM não estão sobrecarregadas com o sitema rodando.

Além do mais se for W10 as funções de manutenção do HD rodam automático.

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16 minutos atrás, Usuário2 disse:

Será que vai demorar dias para terminar?

 

nem se fosse um hd com 10tb..

 

desfragmentacao demora sim, mas nao é algo pra dias.. mesmo por tanto tempo sem fazer, o hd por ser de capacidade menor vai ter menos  coisas "baguncadas" para ser reorganizadas

 

em tempo.. sendo você, colocaria para o desfragmentador do windows sempre fazer uma desfragmentacao, seja diaria, semanal ou mensal.. deixa tudo em ordem sempre e você nao precisa se preocupar com isso

 

Screenshot_1.png.eb5746c501460c54c7e27e17d836b41a.png

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39 minutos atrás, Usuário2 disse:

Sei que seria melhor aposentar o meu HD e comprar um zerado

Não é assim que funciona, você só descarta o HD quando se detecta um defeito! Ele não possui prazo de validade...

 

A primeira coisa então é testar a saúde do HD: Baixe e instale um programa chamado HDTune, vá na aba "Health" e veja se existe algum alerta. Feito isso, vá ate a aba "Error Scan" e clique em "Start" para iniciar um teste de badblocks, esse teste é um pouco demorado e pode levar algumas horas, mas é necessário fazer o teste completo e não o teste rápido (Quick Scan). Se algum quadradinho ficar vermelho, quer dizer que aquela parte do HD está com problemas, quanto mais quadradinhos vermelhos aparecem, pior é a situação do HD.

 

Sobre a desfragmentação, o próprio Windows 10 executa a tarefa sozinho em segundo plano, então provavelmente o seu HD já está desfragmentado ou com pouco fragmentação (aguardando o Windows iniciar a tarefa novamente). Veja a situação atual da fragmentação do HD simplesmente abrindo o Desfragmentador de Discos e clicando no botão "Analisar" para obter a informação mais recente.

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Faça a desfragmentação, veja esse vídeo:

 

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/. Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

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Boa tarde, fez algum processo de recuperação nesse sistema?(por falar nisso, qual é?).

Se for Windows, depois de muito uso é comum ficar lento.O processo de recuperação pode ser feito periódicamente, o único inconveniente é ter que reinstalar programas e aplicativos.

Use opção "manter pastas e arquivos".Mas faça um backup dos arquivos importantes.

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