Ir ao conteúdo

Dificuldade de configurações Roteadores

Ir à solução Resolvido por Rafael Delazeri,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde turma.

Sempre tive dificuldade em configurar a rede aqui de casa, uma vez que dois roteadores são cabeados direto do modem, já um deles é ligado apenas por outro roteador.

Cada um está configurado com se fosse roteadores independentes (sem nome repetidos - não sei o nome técnico desta configuração), foi o que deu certo por um tempo, mas atualmente não está dando certo. A instabilidade tá comendo solta e parece ser rolo na configuração dos roteadores.

Além disto, devido tamanho da casa, o roteador 01 não está conseguindo jogar sinal de qualidade na parte externa da casa. Diante disto, planejo colocar mais um roteador na área externo, puxando cabo do roteador 3 ou do modem.

Obs.:

- Toda conexão narrada é feita por cabo Cat 5e, nada de repetidor. Tentei colocar Cat 6 mas a tubulação não permitiu.

- O roteador 1 divide ambiente com o modem.

Diante do narrado, vocês poderiam por favor:

Me ajudar a configurar a rede já presente.

Me explicar qual seria a configuração utilizada no roteador 04 se puxado sinal do roteador 03 e se puxado sinal do modem.

Edit: troquei o roteador 1 pelo roteador 2. Configurei o roteador Dlink como roteador e os demais como Access Points com dhcp desligados. Concluindo, configurei todos com mesmo nome e senha.

Parece estar dando certo. Fiz correto?

dsBuffer_bmp.thumb.png.e441a58a3087b0f1554a266f175079b6.png

• Solução
Postado

Diante da sua topologia, o melhor a fazer é você configurar esses Roteadores Wireless 2, 3 e 4 como Access Points, ligados por cabo ao Roteador 1, pois cada roteador que você tem, se você não configurar especificamente a faixa de endereço das subredes e dos servidores DHCP de cada um de modo a não haver sobreposição de um pra outro, você vai enfrentar muitos conflitos, e muitas sessões de NAT, criando uma demanda desnecessária no processamento desses roteadores. Isso é o que você está chamando de "instabilidade", mas é overhead de NAT e conflitos entre subredes iguais.

• Obrigado 1
Postado

@Rafael Delazeri show. Então fiz certo de acordo com o comentário editado?

Eu só coloquei mesmo nome e senha, bem como tirei o dhcp dos AP's. Precisa fazer mais algo?

Ahh. O Roteador 1 tem ip 192.168.100.1, então coloquei todos 192.168.100.xx

Espero que isso baste, mas me avise se faltar algo.

Postado
2 horas atrás, ersds disse:

@Rafael Delazeri show. Então fiz certo de acordo com o comentário editado?

Eu só coloquei mesmo nome e senha, bem como tirei o dhcp dos AP's. Precisa fazer mais algo?

Ahh. O Roteador 1 tem ip 192.168.100.1, então coloquei todos 192.168.100.xx

Espero que isso baste, mas me avise se faltar algo.

Correto. Outra dica: procure colocar os canais do Wifi 2.4Ghz em 1, 6 e 11. Assim você vai enfrentar pouco ou nenhum overlapping das células do Wifi.

Postado
Em 15/04/2020 às 01:34, Rafael Delazeri disse:

Diante da sua topologia, o melhor a fazer é você configurar esses Roteadores Wireless 2, 3 e 4 como Access Points, ligados por cabo ao Roteador 1, pois cada roteador que você tem, se você não configurar especificamente a faixa de endereço das subredes e dos servidores DHCP de cada um de modo a não haver sobreposição de um pra outro, você vai enfrentar muitos conflitos, e muitas sessões de NAT, criando uma demanda desnecessária no processamento desses roteadores. Isso é o que você está chamando de "instabilidade", mas é overhead de NAT e conflitos entre subredes iguais.

Amigo. Li de novo aqui e não fiz isso que você falou. O roteador 3 ainda está saindo do 2, pois é caminho e só passou um cabo.

Da problema isso?

Postado

@ersds Talvez pode te dar conflitos se você pretender jogar online usando o router 3 e ser o host das partidas e ou usar voice chat, pois esse NAT sobre NAT pode restringir como os outros players se conectam a você. Fora isso, você não terá problemas maiores. 

Postado
17 horas atrás, Rafael Delazeri disse:

@ersds Talvez pode te dar conflitos se você pretender jogar online usando o router 3 e ser o host das partidas e ou usar voice chat, pois esse NAT sobre NAT pode restringir como os outros players se conectam a você. Fora isso, você não terá problemas maiores. 

Ótimo. Que bom que é só isto. Como é quarto dos meus pais, basta baixar vídeos do whatsapp rápido hahahahah.

Valeu a ajuda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!