Ir ao conteúdo

Tabela de comparação de Placas Mãe / VRM Socket AM4 Rev 1.2 (04/01/2021).

Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

• Solução
Postado

Olá a todos, boa tarde, bom dia e boa noite.

Embora há diversas boas planilhas de VRM na internet eu decidi criar uma onde fique mais fácil a comparação de placas mãe lado a lado, sendo desta maneira mais fácil decidir entre qual modelo se encaixaria melhor no que você precise sem haver uma necessidade maior de ficar buscando informações em lugares separados. Segue à seguir a tabela:

TABELA DE COMPARAÇÃO DE PLACAS MÃE Rev 1.0 (feito por Gabriel Ferraz 04/01/2021)

1803247521_Capturadetela2020-11-26173920.thumb.png.0ef98b1556c2eac9194a6f8297f4446e.png

Atualmente adicionei todas as X570 / X470 / X370 / B550 / B450 / B350 / A320 da ASUS / ASRock / BIOSTAR / GIGABYTE / MSI / Colorful.

Algo que achei interessante por é a "capacidade" do VRM onde você consegue ver se o VRM consegue fornecer um valor X de corrente para tal processador, e se geraria algum throtling.

As B550 conforme são lançadas especificações destas placas mãe irei adicionando com o Passar do tempo.

PS: Caso alguém queira fazer comparação de SSDs, eu também fiz uma tabela comparativa, segue o link à seguir:

Caso alguém queira também, possuo uma tabela de VRM de placas Mãe Intel Z490 para 10º geração:

TUTORIAL PARA COMPARAR PLACAS MÃE:

PASSO 1:

Vá a Planilha "Placas-Mãe" e procure a placa em que deseja fazer uma comparação. Neste caso farei a comparação da Minha X470 Taichi, com uma X570 Taichi.

Pegue o número que represente as placas mãe, como podemos ver à seguir no círculo vermelho:

Capturar.PNG.f26a1436d0fd4e97f64cd3c627df7f91.PNG

PASSO 2:

Em seguida vá a alguma das várias planilhas de comparação a baixo:

Capturar.PNG.f7a62c5fa43c59a90802503d10a6329b.PNG

PASSO 3:

Em seguida insira o número correspondente a placa-mãe que deseja comparar em um dos 5 campos de compraração:

Capturar.PNG.0b0ef9d21dacd5839f9814915ee5daf3.PNG

PASSO 4:

E pronto, você já tem as placas lado a lado para comparar vários recursos, e você consegue comparar até 5 placas ao mesmo tempo.

Capturar.thumb.PNG.c4b4ab77aedefc3f538001d306e2d7d5.PNG

AM4_Asrock Fatal1ty AB350 Gaming-ITXac.png

image.png

• Curtir 13
  • Obrigado 4
  • Amei 5
  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 7 meses depois...
Postado

Sobre a legenda por cor da tabela, como seria um baixo ou alto volume de fluxo de ar? tipo eu uso 3 fans de 12 cm, duas par expulsar e uma par entrar, seria um fluxo baixo ou alto?

Postado

@GabrielLP14 Entendi, eu pesquisei mais sobre, quando coloca air cooler tipo torre ou  liquid cooler eles podem até piorar a situação, porque os VRMs deixaram de receber esse fluxo de ar, Sua tabela está muito boa, me ajudando muito! Valeu pelas Info.

Postado

@gml16 Placa de vídeo não tenho colega, eu tinha começado a fazer uma mas tive que parar, demanda de tanto tempo editar e deixar atualizadas essas tabelas e agora que estou fazendo análises de SSDs estou ainda mais sem tempo hahah.

Primeiro de tudo se essa fonte for genérica troque-a pois isso podegerar problemas.

Até 1500 você não consegue pegar nem 1650 super, máximo seria uma 1050 Ti... duro é pagar 1500 numa 1050ti

• 3 meses depois...
  • mês depois...
  • mês depois...
Postado

Amigo, na tabela de placas-mãe tive uma dúvida:

Na primeira aba ("placas-mãe") mostra que o 5600X consome no VRM 75A em overclock, já na terceira aba ("desabilitado - comparação de placas-mãe 1") não mostra o 5600X como exemplo no VRM à 75A em overclock. Qual das duas informações está correta?

Pois pretendo pegar uma MSI B450M PRO-M2 MAX que indica, segundo a própria tabela, a cor amarela para 75A... ou uma ASRock B450M Steel Legend que já consta com a cor verde para 75A.

Não pretendo fazer over, mas usaria cooler box em ambos os casos e por isso estou em dúvida se a MSI seria o suficiente, pois tenho preferência pela marca por conta da garantia de 3 anos no br e pela qualidade. Caso contrário, terei que gastar R$ 150 a mais pela ASRock com garantia de apenas 1 ano, sem contar que ainda tenho um pouco insegurança com a marca, por isso a única placa que cogito dela seria essa Steel Legend que é bem falada pela internet...

obs: atualmente possuo um r5 1600 e faria o upgrade de processador posteriormente...

Agradeço desde já!

• 2 anos depois...
  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...