Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Comprei um SSD e estou tentando utilizá-lo junto com um HD no meu notebook, com um caddy no lugar do leitor de CD. A ideia é utilizar o Windows 10 no SSD e utilizar o HD para armazenamento, no entanto não consigo dar boot no SSD.

Já instalei o Windows 10 no SSD por clonagem do HD, já instalei por pendrive, já tentei trocá-los de lugar, já tentei utilizar o SSD sozinho em ambas as posições e nada.

Estou configurando o SSD como GPT e UEFI, e ele não aparece na lista de prioridades de boot.

Quando habilito a opção "Launch CSM" na BIOS ele aparece nas prioridades mas não da boot.

O que notei é que o HD fica com "Windows Boot Manager" antes do nome e o SSD fica como "P1".

Eu já atualizei a BIOS também.

O notebook é um Asus X555LB, e o SSD é um SanDisk SSD Plus 240GB.

Não sei mais o que tentar. Algo está passando despercebido?

20200419_182821.jpg

Postado

@victorg1910 vai na aba SECURITY, veja se há uma opção tipo BOOT SEGURO, se estiver habilitada, pode tá sendo isso seu problema.

Postado
5 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@victorg1910 vai na aba SECURITY, veja se há uma opção tipo BOOT SEGURO, se estiver habilitada, pode tá sendo isso seu problema.

@Caio Ferreira Ela está desabilitada. Dessa forma consigo habilitar o "Launch CSM".

Quando a opção de Boot Seguro está habilitada, o Launch CSM fica desabilitado e a única opção de Boot passa ser o HD.

Postado

A partição de boot fica separada da C, verifique se voce clonou ou se na instalação foi criada

Em discos GPT é a EFI

Em discos MBR é a Reservado pelo Sistema

Poder ver isso iniciando com um usb de instalação como se fosse fazer uma, depois da tecla de idioma e teclado pressione as teclas SHIFT+F10 para chamar o Prompt de Comando e digite 

diskpart

list disk

select disk x (onde x é o disco que está instalado o Windows)

list partition

ou 

list volume

Postado
1 hora atrás, f_neto disse:

A partição de boot fica separada da C, verifique se voce clonou ou se na instalação foi criada

Em discos GPT é a EFI

Em discos MBR é a Reservado pelo Sistema

Poder ver isso iniciando com um usb de instalação como se fosse fazer uma, depois da tecla de idioma e teclado pressione as teclas SHIFT+F10 para chamar o Prompt de Comando e digite 

diskpart

list disk

select disk x (onde x é o disco que está instalado o Windows)

list partition

ou 

list volume

@f_neto acredito que está criado.

No momento voltei o HD para utilizar a máquina. Então o Disco 0 é o HD, disco 2 o pendrive com windows, disco 3 o SSD.

Volumes 0 a 2 pertencem ao HD, volume 3 é o pendrive, volumes 4 e 5 SSD.

Você vê algo errado pela imagem?

20200419_220030.jpg

Postado

Comparando com a minha, vejo algumas diferenças
Se a Sistema é a EFI ela deveria ter 100MB e no comando list volume na coluna Informações ela deveria constar como Sistema, compare com a minha abaixo

disk.png

Postado
1 hora atrás, f_neto disse:

Comparando com a minha, vejo algumas diferenças
Se a Sistema é a EFI ela deveria ter 100MB e no comando list volume na coluna Informações ela deveria constar como Sistema, compare com a minha abaixo

disk.png

@f_neto removi o HD e reinstalei o Windows no SSD pelo pendrive. Olha como ficou.

Sabe como posso verificar mais informações e até fazer as adequações pra ficar igual ao seu? Consigo manipular o SSD pelo Windows dando Boot pelo HD.

15873510853226228123493477557282.jpg

Postado

Após esta reinstalação resolveu o problema de colocar o SSD como primeira opção de boot?

adicionado 21 minutos depois

Sistema EFI(ESP)       100MB      EFI          FAT32      Nenhuma
MSR (Reservada)        16MB       MSR       Nenhum    Nenhuma  
Windows                Restante   Primário    NTFS        W

-A criação da EFI(ESP) tem prioridade sobre a MSR porque ela é necessária para inicializar o computador através do Windows Boot Manager.

A melhor maneira é deixar o instalador do Windows criar automaticamente as partições necessárias.
Na instalação, na tela das partições faça o seguinte:
Exclua TODAS as partições, inclusive as de sistema
Selecione o Espaço Não Alocado e clique em Novo
O instalador do Windows já cria automaticamente as partições necessárias
Selecione o espaço maior (em GB) onde vai instalar o Windows e Avance

Postado
14 minutos atrás, f_neto disse:

Após esta reinstalação resolveu o problema de colocar o SSD como primeira opção de boot?

@f_neto Não. Mesma coisa, sem o Launch CSM ele não aparece como opção. Com o Launch CSM ele aparece como "P1" na frente (sem o "Windows Boot Manager") e quando seleciono pra dar boot a tela fica preta e não acontece nada.

Segue como aparece dentro do Windows.

IMG-20200420-WA0016.jpg

Postado
18 minutos atrás, f_neto disse:

É muito estranho, sugestão

Deixe a placa-mãe no modo exclusivo UEFI

Se não der tente a reinstalação como citei acima

@f_neto Foi feito dessa forma.

Aparentemente já testei todas as possibilidades e não dá certo. Começo a achar que é alguma incompatibilidade entre as peças. O curioso é que o SSD é reconhecido pra tudo, menos para o boot.

Postado
5 horas atrás, f_neto disse:

O ideal é que a EFI esteja no início do disco, não é obrigatório mas não custa tentar

Para isso faça a instalação que citei acima

@f_neto fiz a instalação, mas ainda não reconheceu como opção de boot. Segue como ficou.

15874226290655507346707468178319.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...