Ir ao conteúdo

WDS entre roteadores TC7337 e TL-WR841N

Ir à solução Resolvido por Mortago,

Posts recomendados

Postado

Olá;

Situação

O roteador Technicolor (TC7337) foi instalado recentemente pela equipe da NET. Substituiu um da marca Arris.

Com o roteador anterior havia feito uma configuração WDS usando o TL-WR841N para repetir o sinal do WiFi.

Contudo, desde a instalação do novo roteador não estou conseguindo fazer esta operação funcionar.

Ocorrência

O sinal do TP-LINK é identificado como esperado por outros aparelhos (celulares e notebooks);

Ao conectar, os aparelhos tentam obter número IP mas, sem sucesso. Esta mesma dificuldade acontece se conecto um cabo de rede no TP-LINK e a um notebook.

Configurações

O TP-LINK foi configurado para uma rede diferente (xxx.xxx.2.xxx) daquela utilizada no TC7337;

O servidor DHCP foi desativado no TP-LINK;

Ambos estão utilizando o mesmo canal;

O protocolo de criptografia da senha é o mesmo em ambos;

A senha é a mesma;

O TP-LINK localiza o sinal do TC7337 normalmente;

Em uma das tentativas de acesso configurei o WiFi do TP-LINK com o mesmo nome utilizado no TC7337;

Desabilitei o firewall em ambos os aparelhos;

Alguma sugestão?

Agradeço!

Postado

@Mortago  Boa noite! Faltou você dizer se o TPLINK está em modo router ou Access Point (AP). Mas uma dúvida, como você configurou WDS entre um roteador e um repetidor? 🤔
Porque WDS é uma espécie de ponte entre APs, requer uma conexão wireless direta ponto a ponto de um AP pro outro.

• Curtir 1
Postado

Não procurei o manual deste equipamento da Claro / NET, mas todos equipamentos deles que mexi até hoje, não dispunham da função WDS e nem da função de Repetidor Universal, somente a função Router

Creio eu que seja por isso que não funciona... O modem deve ser dual band entre 2.4GHz e 5.0 no wireless e gigabit em suas portas lan, mas o seu equipamento da TP-L me parece ser apernas de 2.4GHz no wireless e lan de 100Mbps

Não vejo como utilizar WDS, somente o TP-L como AP ou Router ou o modem em modo: bridge e o TP-L como router

• Solução
Postado

@roblox_gamer Boa noite;

Apenas neste horário consegui sentar-me diante dos equipamentos para tentar fazer funcionar.

O roteador instalado recentemente (TC 7337) possui a função WDS. Fiz um print da tela onde pode ser feita a configuração.

NETtc7337wds.png

adicionado 38 minutos depois

Agradeço os comentários recebidos. Me deram pistas sobre caminhos a seguir.

Consegui realizar a conexão WDS entre os dois equipamentos.

Algumas considerações sobre os comentários que recebi:

O TP-WR841N não tem uma opção para que seja configurado explicitamente como AP. Suponho que, em sua programação, ele assuma este modo de operação quando é setada a função WDS.

O roteador Technicolor TC7337 possui opção para configuração do WDS. Contudo, não foi preciso alterar nada ali. Igualmente não foi necessário colocá-lo em modo Bridge (a propósito, li em outros sites que quando em modo Bridge a velocidade cai pela metade).

O TC7337 trabalha com dual band (2.4 e 5 Ghz). O TL-WR841N apenas com 2.4Ghz.

O que fez funcionar:

Foi a combinação de duas configurações: Channel e SSID (Nome da rede Wifi).

O TC7337 possui um modo dinâmico para alterar o canal conforme o nível de interferência. Como se sabe, o WDS precisa que os canais sejam os mesmos. Então, utilizei um aplicativo para medir qual canal estava com sinal mais 'limpo' e o configurei em ambos.

Ao fazer isso, bastou inserir o mesmo nome de rede em TP-LINK e Shazam! ehehe

No meu tópico inaugural eu digo que os dois aparelhos estavam usando o mesmo canal. Na ocasião não havia notado que o TC7337 usa canais dinâmicos.

Bom, é isso. Acho que me alonguei na resposta mas é na esperança de que seja útil a alguém no futuro.

Agradeço, novamente, os comentários!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...