Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

@ManoHJR Em sua maioria sim, mas estamos no Brasil né?! Se for de marcas como Wisecase, BrOne e outras vagabundas, esqueça. A mais barata que recomendo é a KCAS 400W da Aerocool, ou Seasonic usadas modelo slim do ML (mas estas como o próprio nome diz, são mini, vai ter que fazer gambiarra pra encaixar em gabinete ATX convencional).

Postado
1 hora atrás, ManoHJR disse:

Boa noite, qualquer fonte de alimentacao com PFC ativo e 80 plus é boa?

Vale lembrar que a Plugloadsolutions, responsável pelas certificações 80Plus, não faz qualquer teste de qualidade. Eles atestam apenas a eficiência da fonte. Portanto, ter essa certificação não é qualquer garantia de que a fonte é boa.

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado

@ManoHJR Não:

Tem muita fonte ruim ou meia boca no mercado com PFC ativo e Selo 80 Plus. As Aerocool Strike-X e KCAS, por exemplo, apanharam nos testes do Teclab. A primeira geração da Gamemax GM500 explodiu...

6 horas atrás, braconius disse:

Vale lembrar que a Plugloadsolutions, responsável pelas certificações 80Plus, não faz qualquer teste de qualidade. Eles atestam apenas a eficiência da fonte. Portanto, ter essa certificação não é qualquer garantia de que a fonte é boa.

E nem a eficiência avaliam direito, né...

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado

A certificação 80 Plus deveria garantir que a eficiência da fonte certificada supera determinadas faixas de valores a se iniciar por 80% que nos fornece uma boa ideia de sua topologia uma vez que fontes com esse certificados já são elaboradas com a tecnologia do PFC ativo. O uso do PFC ativo na tecnologia das fontes garante pelo menos o uso de um projeto moderno. 

Esse tipo de fonte já sai de uma premissa de melhor eficiência, de menor desperdício de energia, de menor aquecimento, de menor geração e inserção de harmônicos na rede e, finalmente numa melhor seleção de qualidade de componentes pois não se consegue aumentar eficiência com componentes ruins.

Eu não compraria fontes sem PFC ativo fossem elas de potência superior a 100 Watts.

Postado
17 horas atrás, ManoHJR disse:

Boa noite, qualquer fonte de alimentacao com PFC ativo e 80 plus é boa?

Eu diria que sim, não teria como uma grande empresa ter os selos e isso não traduzir o que é de fato o seu produto. Eu por exemplo, nunca tive problemas com as fontes da Zalman. A minha primeira foi um upgrade de um Desktop que foi uma presente da minha mãe para os netos, e um deles era o meu filho. Quando resolvi montar um do zero, resolvi vender esse PC e o novo dono só teceu elogios.

Teve uma ocasião que o novo Desktop deu pau, por culpa minha, sem conhecimento de causa, fiquei brincando com Overclock e no final das contas, o técnico que fez a manutenção da minha máquina, custou a descobrir o problema. Infelizmente, abusei no meu achismo e comprei uma outra fonte, achando que a Zalman havia sido prejudicada mas não falei nada para o técnico. Conclusão, ele descobriu que dois componentes da placa-mãe haviam queimado. Ele trocou e tudo voltou ao "normal", até que o defeito, depois de um tempo, voltou a ocorrer novamente. 

Tomei uma nova decisão, comprar uma placa-mãe nova e de outra marca, eu sempre olhei com bons olhos as ASUS mas dessa vez comprei uma GIGABYTE. Uma outra decisão, dessa vez mais acertada, foi manter a Zalman boa de guerra e estou com ela até hoje.

• Coordenador
Postado
7 horas atrás, Speed Race disse:

Eu diria que sim, não teria como uma grande empresa ter os selos e isso não traduzir o que é de fato o seu produto.

Isso não acontece na prática e a explicação está indicada no tópico que mencionei acima:

O próprio Gabriel Torres já escreveu um artigo sobre isso:

Primeiramente, o que de fato o 80 Plus indica? Indica que a fonte cumpre determinados níveis de eficiência quando estiver submetida aos níveis de carga testados (20%, 50% e 100%). Eles não testam se a fonte entrega energia limpa. Não testam ripple. Não testam sistemas de proteção. Ou seja, você pode ter perfeitamente uma fonte que cumpre com a eficiência prometida e não tem sistemas de proteção funcionais. Ou, então, que apresenta ripple ruim ou perigoso. Veja que a primeira geração da Gamemax GM 500 explodiu na bancada de testes do Teclab (não é figura de linguagem, explodiu mesmo).

O segundo ponto é como avaliam a eficiência. Não há critério científico bem definido. Vai na temperatura ambiente e pronto. Mas e dentro de um gabinete de computador? A temperatura é muito mais alta. O aumento da temperatura implica em menor desempenho da fonte e o resultado são valores de teste que não se concretizam na prática, principalmente em países como o nosso. A Aerocool KCAS 500W tem certificação 80 Plus Bronze e, no teste do Teclab, ficou bem abaixo dos 80% de eficiência. E eles nem chegaram a mandar para a câmara térmica de tortura de 45°C! Locais sérios como o Teclab e o Clube do Hardware testam fontes de forma realista, em câmara térmica. Veja o teste dessa Zalman ZM500-RS, por exemplo (não foi reprovada, mas também não foi recomendada):

Os 23ºC do 80 Plus servem para dar um "empurrãozinho" nas fontes incompetentes. Nem o padrão de 25ºC eles usam, já que muita coisa seria reprovada.

Por fim, quem garante que o modelo testado é igual ao que será vendido? Não existe fiscalização para isso. A EVGA, por exemplo, uma grande empresa, enviou fontes da linha Bronze com varistor para a Ecova e diversos canais de hardware. Quando foi vender no mercado nacional há algum tempo atrás, o removeu. A EVGA é um exemplo legal: tem várias fontes bem legais - em especial as que são fabricadas pela Super Flower - e outras meio toscas.

Quase toda fonte boa tem Selo 80 Plus, mas nem toda fonte com Selo 80 Plus é boa. Eu não compraria uma fonte sem a Certificação. Mas também não compraria com base apenas nela. Jamais eu compraria fontes de marcas desconhecidas ou de grandes empresas "mais ou menos" como Aerocool, Akasa, Cooler Master e Thermaltake sem ter reviews bem feitos para atestar a qualidade do produto.

O 80 Plus está mais para "Fantasia 80 Plus". Foi revolucionário, começou muito bem e tropeçou no meio do caminho. É um item que serve para dar sinal de que uma fonte é boa, porque geralmente está associado a projeto moderno e uso de componentes minimamente decentes. Mas acaba por aí: dar sinal. Tem que avaliar todo o conjunto da fonte para tirar conclusões, mesmo que preliminares:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...