Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, bom dia.

Sempre ao instalar um chuveiro 220 ou 110 (chuveiro normal elétrico) eu corto o fio verde que vem junto deixando ele bem próximo do começo dos fios e isolo com fita.

Duas dúvidas sobre isso:

1ª - Isso tem algum problema?
2ª - Ao realizar esse procedimento, o chuveiro pode queimar mais rápido?

Minha casa não tem instalação para fio terra.

Desde já agradeço pela atenção.

• Membro VIP
Postado

@Marquinho Vieira Tudo bem jovem? Bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware!

Para sua segurança e de seus familiares, recomendaria que você providenciasse o circuito de terra, nem que seja somente para o chuveiro.

Até!

• Membro VIP
Postado

Pra rede monofásica há quem coloque o fio terra no neutro. Há quem não recomende. Na teoria não faça isso. Na prática, nem falo nada...

Sem terra principalmente pra bifásica 220, há chance de levar choque quando sem terra. A água é condutiva e a resistência (por aqui) não é isolada.

Postado
4 horas atrás, Marquinho Vieira disse:

Sempre ao instalar um chuveiro 220 ou 110 (chuveiro normal elétrico) eu corto o fio verde que vem junto deixando ele bem próximo do começo dos fios e isolo com fita.

Antigamente aqui em casa não tinha o aterramento, o fio ficava lá sobrando (e óbvio que já tomamos muito choque no registro do chuveiro). 

A nossa indicação é fazer a instalação do aterramento, mas se insiste em não fazer deixa o fio lá é desnecessário cortar. 

4 horas atrás, Marquinho Vieira disse:

1ª - Isso tem algum problema?
2ª - Ao realizar esse procedimento, o chuveiro pode queimar mais rápido?

O aterramento está lá pra proteger quem toma banho de levar choques, principalmente se a instalação for do tipo bifasica. 

Não serve pra proteger o chuveiro. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...