Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Queria descrever a configuração que desejo investir e também fazer uma discussão sobre como os componentes foram selecionados.

Considerações iniciais:

• Estou querendo montar uma configuração para fazer livestreams, editar vídeos e jogar.
  • Gostaria de iniciar também uma discussão sobre os componentes e sites certificadores.
  • Vale lembrar que não tenho foco INICIAL em overclocks.

Primeiramente, o processador:

Na escolha de um processador temos que levar em conta qual é nosso objetivo, se os aplicativos utilizarão vários núcleos ou se ficará limitado a isso (como acontece nos jogos atualmente). Não podemos negar que os processadores da Intel geralmente possuem um desempenho superior em jogos (por conta da frequência - GHz - elevada em single core), mas quando estamos falando de multitarefas a AMD está levando vantagem (por conta da quantidade de núcleos e memória cache). Então, conforme minha necessidade, resolvi optar por um Ryzen 5 3600X.

Seguindo pela refrigeração:

A questão de refrigeração leva muito em conta a marca escolhida e se o investimento aqui é ou não interessante, o que conta aqui é se você levará o processador ao limite ou acima dele (overclock). Como não estou focado em overclock, e por conta disso deixo de lado esta opção. Realizei pesquisas para verificar se o air cooler da AMD era bom e constatei que é sim. Mas, apenas para discussão, inicialmente optaria por um Corsair Hydro Series H45.

Agora, a placa-mãe:

A escolha de uma placa-mãe leva em conta as marcas confiáveis (Asus, Gigabyte, Asrock, Aorus e MSI), que geralmente cada pessoa tem sua marca preferida. Após isso, a escolha do chipset ideal para a tarefa que você quer realizar é fundamental (para que vocề não fique limitado pela placa-mãe futuramente). Com o foco FUTURO em overclock, juntamente com a escolha da AMD, inicialmente opto na escolha do chipset B450. Neste caso em específico, optei por uma Asus Prime B450M Gaming/BR.

A memória RAM:

A escolha deste componente também leva em consideração as marcas confiáveis (Crucial, Corsair, G.Skill e HyperX), novamente na afinidade de cada pessoa. Porém, fatores importantíssimos devem ser levados em consideração aqui, são eles: a dissipação do calor (geralmente só conseguimos isso olhando benchmarks específicos e detalhados), a latência (CAS latency) e no caso dos processadores AMD (que trabalham melhor em dual-channel) a escolha de um kit com dois pentes. Ou seja, pegar as marcas que te interessa e comparar entre elas os fatores apresentados. Pelo processador da AMD disponibilizar a velocidade de 3200MHz, opto por comprar memórias nesta velocidade. Na questão de marcas estou escolhendo a Crucial (Ballistix Sport LT). A  quantidade inicialmente será de 2 pentes de 8GB.

Continuando no armazenamento:

Aqui o princípio inicial é a quantidade de dinheiro que você terá. Se tem um valor razoável, então opte por um SSD, se não, o nosso maravilhoso HDD servirá. Com as velocidades surpreendentes dos SSDs, comparados a um HDD, vamos na escolha de um SSD (óbvio hehe). Porém, os SSDs se dividem em duas seções: SATA ou M.2. Por benchmarks diversos vemos que a diferença entre eles fica somente na conexão, porém, a conexão M.2 possui também uma subseção, digamos assim, denominada M.2 NVMe, onde as velocidades ficam surpreendentemente maiores. Com isso, a escolha de um SSD M.2 NVMe é, pode-se dizer, necessária. Baseando-se nisso escolho o SSD Kingston A2000 de 1TB.

Agora a famigerada placa de vídeo, GPU para os mais íntimos:

A escolha deste componente é realmente uma das maiores discussões, mas hoje temos benchmarks diversos demonstrando a capacidade de cada um, portanto, números são melhores que palavras. Focando na compatibilidade entre componentes, e custo benefício, opto por uma Radeon (AMD), mais especificamente a RX 5600 XT. A compatibilidade em si pela questão do processador e placa de vídeo serem da mesma fabricante. O custo benefício acho que nem precisa ser discutido, né? kkkk

A fonte de alimentação:

Aqui entramos primeiramente no cálculo, como calcularemos a quantidade de Watts? A resposta mais utilizada, e confiávle, é o PSU Calculator da OuterVision. (Vale lembrar que o valor recomendado deve ter um acréscimo de 15% - dica do Teclab). Quando descobrimos a quantidade necessária começamos a pensar em: qual marca? qual modelo? E com isso eu resolvo pesquisar as disponíveis no mercado e consultar sua qualidade utilizando o site Cybenetics (não pelo selo 80 plus). Para a configuração aqui em específico resolvi utilizar uma fonte de 750W (pela questão de overclocks futuros).

E por último, mas não menos importante, o gabinete (que para alguns é o CPU hehe):

Aqui o foco vale muito em fluxo de ar do gabinete, qualidade do material utilizado, possibilidade de inserção de coolers (ver o tamanho dos coolers que são compatíveis - principalmente quando estamos falando de watercoolers). Além de onde a fonte ficará, como filtros de poeira e posição interna. Vale também o gosto de cada um. A minha escolha para esse caso foi o Aerocool Cylon RGB LED

• Membro VIP
Postado

@glhcamargo Bom, sem saber quais serão o jogos cai por terra toda a pesquisa.
O 3600 por exemplo não se daria bem em jogos com alta demanda do CPU + livestream. Um 2700 ou 3700 seria uma melhor pedida neste caso.

Quanto a Intel, você está correto. Só vale a pena se tiver grana sobrando pra pegar um 9990K por exemplo, do contrário vá de AMD.

• Curtir 2
Postado

mudaria: cpu, placa-mãe, gpu, ssd e fonte. da pra equilibrar seu setup e talvez economizar uma grana com isso.

Postado
5 minutos atrás, Phoenyx disse:

@glhcamargo Bom, sem saber quais serão o jogos cai por terra toda a pesquisa.
O 3600 por exemplo não se daria bem em jogos com alta demanda do CPU + livestream. Um 2700 ou 3700 seria uma melhor pedida neste caso.

Quanto a Intel, você está correto. Só vale a pena se tiver grana sobrando pra pegar um 9990K por exemplo, do contrário vá de AMD.

O 3700 ficaria fora de orçamento, posteriormente pretendo melhorar a CPU, na realidade até dedicar uma máquina a fazer as lives. Mas fiquei curioso quanto ao 2700, poderia utilizar alguns exemplos?

3 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

mudaria: cpu, placa-mãe, gpu, ssd e fonte. da pra equilibrar seu setup e talvez economizar uma grana com isso.

Algo em específico? Qual a sua ideia?

Postado

@glhcamargo pra ediçao e fazer stream, as placas da Nvidia tem o melhor codec e eficiencia na qualidade/desempenho, entao recomendo uma RTX 2060 (aparece na casa dos 1799 na Kabum vez por outra); neste caso, a escolha da GPU ajuda bem o processador, entao eu iria de R5 3600 mesmo, o 3600x nao vale a pena, você paga mais pra ter praticamente o mesmo desempenho;

sobre a fonte, uma Corsair CX 550 ja lhe basta e vai sobrar muito; SSD m.2 sem dissipador eh roubada, a nao ser que sua placa-mãe tenha algum pra ajudar a dissipar o calor quando ele estiver trabalhando em altas taxas de transf. se você vai escolher um water cooler de entrada, compensa mais colocar um air cooler que fica na casa dos 100-150 reais, entrega a mesma eficiencia

por fim, a placa-mãe: escolha uma que possua dissipador nos VRMS pra garantir que aguenta sua futura CPU em estresse, assim, recomendo uma B450 Aorus M ou B450 Steel Legend.

• Membro VIP
Postado

@Caio Ferreira Eu não destinaria o GPU para codificação de stream hein.

Até porque ele tá mirando placas intermediárias.

Deixaria isto a cargo do processador, e neste caso tanto faz nVidia ou AMD aqui.

Postado

@Phoenyx
Interessantíssima a comparação, realmente vale dar uma estudada novamente para verificar qual realmente será melhor.

@Caio Ferreira
A escolha de GPU realmente não faz sentido, como apresentado pelo @Phoenyx .

15 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

entao eu iria de R5 3600 mesmo, o 3600x nao vale a pena, você paga mais pra ter praticamente o mesmo desempenho;

Eu penso mais no futuro, hoje a média de ganho entre eles é de 3% somente, mas com o passar do tempo essa margem começará a crescer e aí sim um investimento maior no início valeu a pena.

16 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

sobre a fonte, uma Corsair CX 550 ja lhe basta e vai sobrar muito

E para overclocks futuros? Fica a dúvida....

17 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

SSD m.2 sem dissipador eh roubada

O duro é encontrar SSDs com dissipador que se igualem aos sem. Eu vi que a galera critica muito as temperaturas, mas vi que existem também vários modelos de dissipadores com thermalpad que você compra no próprio mercado livre. Uma crítica minha também é que geralmente os slots M.2 sempre estão perto dos slots PCIe onde as GPUs serão instaladas né....

25 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

um water cooler de entrada, compensa mais colocar um air cooler

Sinceramente, não pesquisei as comparações deles pela questão de não focar nisso no momento.

26 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

escolha uma que possua dissipador nos VRMS

Um dissipador simples de alumínio já é eficiente pelos reviews que vi. Mas é um alerta muito válido e que acabei esquecendo na seleção.

Postado

@Phoenyx o uso do NVENC consome no máximo 3% da GPU, é o codec mais utilizado por quem não tem placa de captura; não afeta a gameplay e deixa a CPU folgada. usar placa da Radeon pra isso não funciona, o codec é péssimo, quem compra fica limitado a usar somente a CPU e pronto. questão de gosto/escolha, eu particularmente acho mais vantagem ter duas opções pra streamar. sem falar dos programas de edições da Adobe, bem mais otimizados pra placas Nvidia, assim como a grande fatia do mercado de concorrentes do seguimento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!