Ir ao conteúdo

Windows Só Inicia com Todos os Discos Plugados

Ir à solução Resolvido por FagundesRafael,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal.

Estou com um problema na inicialização do Windows.

Tenho um PC com Windows 10 (64bits) e resolvi montar um segundo computador. Quero remover 1 HD e 1 SSD desse computador que já tenho montado, pois nele tenho 2 discos rígidos e 1 SSD.

Meus discos são estes:

- 1 HD sata de 500GB - DISCO C (com SO instalado);

- 1 HD sata de 1TB - DISCO D (apenas com alguns jogos e documentos que coloquei ali);

- 1 SSD de 120GB - DISCO S(apenas com jogos e documentos que coloquei).

Estou removendo o HD de 1 tera e o SSD de 120 giga, ambos são discos apenas para armazenamento de documentos, sem sistema operacional. Mas o problema é que quando retiro eles o computador passa a não iniciar e acusar o erro: "Sistema operacional n|o encontrado. Tente desconectar unidades que n|o possuem sistema operacional. Pressione Ctrl+Alt+Dele para reiniciar".

Fiz vários testes:

- Tentei trocar o cabo SATA - continua do mesmo jeito;

- Troquei a porta SATA - mesma coisa;

- Tentei ligar com os 2 discos rígidos, sem o SSD - mesma coisa;

- Tentei ligar com o HD que tem o sistema operacional (500gb) e o SSD - mesma coisa;

- Tentei ligar com o HD que NÃO tem sistema operacional, porque vai que eu estivesse errando o HD... - ele nem tenta inicializar, assim que sai da tela inicial da placa-mãe já volta para a mesma tela - acredito q seja porque n tem sistema nenhum pra ser rodado;

- Tentei ligar com o SSD que NÃO tem sistema operacional, porque vai que eu estivesse errando - ele nem tenta inicializar, assim que sai da tela inicial da placa-mãe já volta para a mesma tela - acredito q seja porque n tem sistema nenhum pra ser rodado;

- Tentei utilizar um pendrive bootável para rodar o reparo do windows - ele não encontra o sistema instalado;

- Tentei abrir o promp de comando pelo pendrive bootável e utilizar alguns comandos de reparo que vi na internet - alguns comandos não foram executados porque necessitava de permissão de administrador e os que foram n repararam nada;

- Tentei mexer em tudo q era coisa na BIOS da mobo relacionada a SATA e boot - mesma coisa (detalhe: a ordem de boot está correta, o sistema está tentando pelo HD com SO instalado. Além disso, não teria como o Windows errar o disco porque testei somente com 1 disco de cada vez);

- Por fim, tentei voltar a ligar com os 3 discos conectados - o computador liga normal 🤬

Não sei mais o que fazer, estou pensando em formatar logo o HD, mas não queria ter que fazer isso, ele está com documentos, jogos e os drivers todos prontos...

Tirei alguns prints pra que possam ver os discos instalados no PC e as pastas que cada disco contém:

Spoiler

discos.png

Spoiler

disco-C.png

Spoiler

disco-D.png

Spoiler

disco-S-SSD.png

Spoiler

reservado-pelo-sistema-E.png

Spoiler

Gerenciamento-de-disco.png

Alguém sabe o que pode estar acontecendo? 😩

Como posso resolver?

Muito obrigado!

• Amei 1
Postado

@FagundesRafael     pode ser que nesse hd de 1 Tb haja arquivos do Windows nele ,  experimente resetar a bios fazer clear_cmos  jumpeando os pinos da bios , senão der certo então remova o ssd e o hd e instale o SO novamente no hd de 500 giga .

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
1 hora atrás, FagundesRafael disse:
Spoiler

Gerenciamento-de-disco.png

Perceba que o setor de boot está instalado no Disco 2 (EFI). Você fez alguma lambança aí. Existem alguns comandos pra migrar o setor de boot de um HD pro outro, dê uma pesquisada, pois agora não to podendo, ou aguarde algum usuário ajudar. Abraços.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Solução
Postado
13 horas atrás, devair1010 disse:

@FagundesRafael     pode ser que nesse hd de 1 Tb haja arquivos do Windows nele ,  experimente resetar a bios fazer clear_cmos  jumpeando os pinos da bios , senão der certo então remova o ssd e o hd e instale o SO novamente no hd de 500 giga .

13 horas atrás, mick 07 disse:

Perceba que o setor de boot está instalado no Disco 2 (EFI). Você fez alguma lambança aí. Existem alguns comandos pra migrar o setor de boot de um HD pro outro, dê uma pesquisada, pois agora não to podendo, ou aguarde algum usuário ajudar. Abraços.

Muito obrigado pessoal, consegui resolver o meu problema.

Realmente, uma partição do sistema estava no meu HD de 1 tera, o que é bem estranho, pois o sistema foi instalado no de 500GB, e eu achava que havia instalado o SO sem nenhum outro HD plugado... mas posso (e devo) ter me enganado.

Abrindo o programa EaseUs Partition Master deu pra ver até o símbolo do windows na partição que era do sistema 😅:

Spoiler

https://i.postimg.cc/0y8X22nT/Capturar.png

Eu não cheguei a tentar o jumper porque vi que que era essa partição em EFI mesmo. Mas eu não tinha tentado o jumper, então pra quem for utilizar esse tópico depois pra consulta, fica sendo uma opção (se seu erro não for o mesmo que o meu).

Eu encontrei alguns códigos para mudar a partição dando boot por pendrive bootável, em uma resposta da Microsoft para um usuário com problema igual ou parecido com o meu. Mas achei que isso seria uma forma ruim porque o técnico da Microsoft orientou backup antes, então pensei que essa poderia ser uma opção mais complicada e arriscada.

Tive a ideia de tentar clonar essa partição que ficou no HD errado, então após muitas tentativas (os programas que clonam ou são pagos ou não fazem o que precisa) encontrei um chamado AOMEI Backupper (versão gratuita), que funcionou perfeitamente para isso.

Primeiro fui na opção do windows 10 "criar e formatar partições do disco rígido", opção essa que executa o "Gerenciamento de disco".

Vi que a partição EFI que estava no disco errado tinha exatos 100MB, então cliquei com botão direito na partição primária do meu HD com SO instalado e fui em "diminuir volume". Diminui exatos 105MB, achei mais seguro deixar uma margem.

Agora faltava clonar a partição, mas o gerenciador de disco do windows não faz isso (pelo menos eu não encontrei opção). Após instalar vários programas consegui com esse AOMEI Backupper. Ele é bem simples, só precisei ir na última opção "clonar", selecionar a partição de 100MB e em seguida marcar como destino a partição de 105MB.

Lembro que quando criei a partição de 105MB o próprio windows formatou em FAT32, e deu certo, então se alguém tiver com o mesmo problema, verifique se a partição destino que você criou ficou em FAT32:

Spoiler

https://i.postimg.cc/sgbMV19m/aaaa.png

A única diferença que notei é que enquanto a partição estava no HD de 1 tera ela ficava "oculta" de alguma forma dentro do HD (por isso é que indo no "meu computador" eu não via partição alguma), mas quando criei a partição destino no outro HD o windows atribuiu uma letra e deixou visível:

Spoiler

https://i.postimg.cc/gGPfTGVq/fica-como-um-disco.png

Mas pra mim isso não é um problema, eu só vou ignorar essa unidade F.

Agradeço demais aos usuários mick 07 e devair1010, muito obrigado. Se não fosse o auxílio de vocês eu teria perdido muito mais tempo formatando o pc e reinstalando drivers...

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!