Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, ontem a noite estava fazendo a adição de um SSD no meu computador e acabei removendo o cooler para colocar pasta termina nova, e o suporte que fica atrás da placa soltou, quando o peguei reparei que nele havia um plástico branco, pensei ser alguma proteção para algum tipo de cola para fixar na placa-mãe porém erá só um plastico branco colado entre a placa-mãe e o suporte. Alguém sabe me dizer se isso ali tem alguma utilidade pois removi, troquei a pasta térmica e meu r5 3600 cooler stock agora não passa de 82ºC em teste de stress. Antes chegava facilmente nos 100ºC

O Plastico era grudado nesse suporte e ele ficava entra a placa-mãe e o suporte.

Será que fica de boa agora que removi?

1611268265_ScreenShot05-20-20at01_54PM.PNG.e27c7551005438cac52eb6bdc82c3ea2.PNG

Postado

Tem utilidade. Protege a PCB do metal do backplate e também adiciona ali uma fração de milímetro que pode ajudar um pouco na pressão do bloco. Coloque de volta. De onde tirou a ideia de tirar uma parte que vem junto com a placa-mãe...?

Se chegava nos 100 ºC, é porque não estava bem encaixado antes.

• Curtir 1
Postado

você fez caca, amigo. este backplate é essencial no encaixe do cooler, ele que fornece o encaixe pra você parafusar e fixar bem. recomendo que monte isto fora do gabinete. olhe tutorial no youtube se tem dúvidas ou não sabe como fazer isso da maneira correta. a pasta pré-aplicada do cooler é boa, não há necessidade de aplicar outra se você instala corretamente.

Postado
agora, Shaman93 disse:

@Caio Ferreira Acredito que ele não tenha removido o blackplate em si (até porque não teria como ter reinstalado o cooler), mas a chapa de plástico separadora que fica entre ele e a PCB.

Isso mesmo.

adicionado 5 minutos depois

Vamos fazer uma situação hipotética, digamos que eu tenha jogado fora esse plástico, será que da uma ***** muito grande? Se sim, que que eu posso colocar no lugar, ou tem isso para venda separadamente?

Postado

@Bruno Henrique Nyland sem isso você tem que pegar de uma outra placa ou então comprar um outro air cooler que conta com suportes próprios... inclusive, como sua cpu é um R5 3600, não seria um desperdício de grana, esse processador esquenta pra caramba com o cooler box fraquinho da AMD.

Postado
26 minutos atrás, Bruno Henrique Nyland disse:

Vamos fazer uma situação hipotética, digamos que eu tenha jogado fora esse plástico, será que da uma ***** muito grande? Se sim, que que eu posso colocar no lugar, ou tem isso para venda separadamente?

O troço vem encaixado todo bonitinho, você tem a ideia de tirar (?), joga fora e depois vem perguntar se é necessário? 🤦‍♂️

Sinceramente não sei responder a sua pergunta (se vai dar ruim) porque é uma situação bem incomum, talvez ninguém tenha testado algo assim. Aquilo ali deve ser um material termofixo dimensionado pra suportar o calor da região e cuja principal função é impedir o contato metal-PCB, o contato plástico-PCB é bem mais 'macio' e não-condutor. Acredito que a placa seja bem protegida pela resina e o metal bastante liso e sem saliências, mas se a peça fosse totalmente desnecessária já teriam removido do projeto. Imagina romper alguma trilha ali e fazer curto com outra parte da placa através do metal 🥵 
Pra substituir você teria que ver um plástico semelhante e de mesma espessura, complicado. Nunca vi separado pra comprar (não é algo que estrague e como eu disse antes, por que alguém tiraria ou perderia?), só o backplate inteiro e não sai barato (perto de uns R$ 100).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!