Ir ao conteúdo

Memória DDR4-3200Mhz trabalhando em 2133Mhz stock

Ir à solução Resolvido por Giovanni Buturi,

Posts recomendados

Postado

Boa noite. Comprei o seguinte PC pela internet, chegou hoje:

CPU - Ryzen 5 3600X

MB - Asus B450 Gaming

GPU - Rx 5700xt 8GB PowerColor Red Dragon

RAM - 2x8 Corsair Vengeance DDR4 3200Mhz

Fonte - KCAS 600W

SSD Kingston - 250GB

HD - 1TB

WC - Cooler Master

Conectei o PC, tudo corretamente (o cabo de força está ligado em um estabilizador).

Ligou corretamente. Abri o CPU-Z. Memórias trabalhando em 2133 Mhz (Dual channel). Sabia que seria o caso, visto que tive que alterar na BIOS no meu antigo PC para que as RAM trabalhassem em frequências maiores.

Reiniciei o PC, abrindo a BIOS -> Advanced Setting -> Na opção de selecionar o Clock da memória já estava setado para trabalhar em 3200 Mhz, o que me deixou bem confuso. Na página principal da BIOS a memória está como trabalhando em 2133 Mhz mas na página de overclock de memória estão setadas para trabalhar em 3200 Mhz.

OK. Apertei F10 + enter para salvar e sair da BIOS. PC fica ligando e desligando, como se não conseguisse dar start-up. Após 3 ou 4 vezes, o PC abre aquela tela de aviso, que foi desligado incorretamente e solicita que aperta F1 para entrar na BIOS novamente. Toda vez que volto para BIOS e tento sair o PC fica nesse loop infinito para inicializar.

Desliguei o PC no botão de força e ele inicializou normalmente. Abro o CPU-Z, bem como o gerenciador de tarefas e em ambos a memória está trabalhando ainda em 2133 Mhz.

Como resolver esses dois problemas? Preciso que a RAM trabalhe em 3200 Mhz e não quero esse bug de não conseguir inicializar depois que saio da BIOS.

Agradeço a atenção.

Att,

image.png

• Membro VIP
Postado

Não é bug e sim sua placa-mãe não tá conseguindo manter a frequência da memória em 3200mhz. E após algumas reinicializações ele volta à BIOS default que é 2133mhz.

Nesse caso você tem algumas opções:

1 - Atualizar a BIOS para uma versão mais recente, com maior compatibilidade de memória.

2 - Diminuir a frequência para 3000mhz ou até 2666mhz

3 - Manter em 3200mhz mas terá de aumentar as tensões e/ou aumentar a latência até que o sistema fique estável.

Eu tentaria a 1 e caso não funcionasse 2 pois a 3 tem que ter muita paciência pra conseguir acertar.

• Curtir 2
Postado

Atualizei a BIOS para a ultima versão do Flash 3.

Tentei alterar para 3000 Mhz continua reiniciando apos fechar a BIOS.

Caso eu tente a "3" tenho risco de danificar algum componente do meu PC? Como posso resolver?

• Membro VIP
Postado

@Giovanni Buturi Existe sim a possibilidade de causar algum dano aumentando as tensões porém ele é bem baixo se for feito com cuidado e paciência com pequenos aumentos incrementais da tensão até o sistema ficar estável.

Para atualizar a BIOS cada fabricante costuma inserir uma ferramenta dentro da Bios chamada Alguma-Coisa-Flash. Então você baixa a nova BIOS no site do fabricante, coloca o arquivo em um pendrive, reinicia o PC, entra na BIOS, acessa a ferramenta de atualização e escolhe o arquivo do pendrive. Procure uns vídeos no youtube pra pegar o jeito caso cogite fazer isso.

Como você é leigo eu diria que o melhor a se fazer é por a memória para trabalhar em 3000mhz, se não der pode por em 2666mhz que a diferença de desempenho de 2133mhz pra 2666mhz é até boa porém de 2666mhz pra 3200mhz nem é tão grande.

2_gta-v_ryzen-3000-memory-benchmark.png

• Curtir 1
Postado

@Giovanni Buturi Então amigo, vi que você utiliza estabilizador, recomendo que deixe de utilizar e ligue o computador diretamente na tomada, pois corre risco de você danificar a sua fonte e danificar com ela seus componentes. Recomendo que use um filtro de linha, de qualidade, recomendo os da Clamper. Veja o vídeo:

• Curtir 2
Postado

Muito obrigado pelo esclarecimento.

As RAM estão funcionando a 2666 Mhz agora, não consegui setá-las para 3000 Mhz, continua reiniciando... ainda não entendo o por que, já que antes de comprar o PC verifiquei se a MB aceitava frequências de 3200 Mhz e pelo visto aceita.

O único jeito então seria alterando as tensões na BIOS? (A BIOS está na última versão já)

Postado

Eu mandaria de volta o par de memórias ram e pegaria outro. Afinal você pagou caro nesse par da Corsair.

Se tiver da crucial ballistix 3000 ou 3200 prefira. São mais baratos e tem melhor compatibilidade com Ryzen 

• Membro VIP
Postado

@Giovanni Buturi É porque a memória é composta por chips de memória (esses quadradinhos pretos no pente) que possuem diferentes especificações e fabricantes. Eu não sei te informar quais são os fabricantes e diferentes tipos que existem porém sei que os processadores Ryzens tem maior afinidade com memórias que foram feitas usando chips da Samsung B-Die.

Pra piorar você pode comprar 1 pente de 8GB da Corsair 3200mhz que foi feito com chips da Samsung e outro pente idêntico só que este foi feito com chips da Hynix que não terá a mesma aceitação, assim por dizer.

Nas especificações da sua placa-mãe consta que ele suporta 2666mhz e que qualquer coisa acima disso terá de ser feito um Overclock (OC) conforme imagem abaixo:

placamae.jpg

Você removeu o estabilizador conforme o @Harryzinn sugeriu? Estabilizador diminui a vida últil das fontes, faz elas trabalharem "em dobro" além de injetarem pequenos surtos quando tentam corrigir a tensão (quando dá aqueles TLECS).

Para estabilizar um overclock de memória você pode tentar aumentar as latências, aumentar a tensão da memória em sim, aumentar a tensão do SoC e de outros elementos também. Eu não arriscaria.

• Curtir 2
Postado

@grievous Muito obrigado pelos esclarecimentos!

@Harryzinn  Removi o estabilizador e conectei o PC diretamente na tomada.

Quanto às memórias RAM, entrei em contato com a empresa que me vendeu o PC e vou tentar resolver com eles, vou sugerir uma troca de placa-mãe, mesmo que eu arque com a diferença no valor.

Obrigado pela atenção de todos, sanaram todas as minhas dúvidas!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Giovanni Buturi De quebra seria legal comprar um filtro de linha da clamper. Ele alivia o trabalho da fonte e te protege contra surtos de tensão! Custa R$45 na Pichau esse Energia 5 e ele tem até um microsdisjuntor que desarma caso em caso de superaquecimento ou sobretensão.

Lembrando que você não atingir os 3200mhz está mais relacionado com a memória e do que com a placa-mãe, que existe a possibilidade de mesmo com a troca da placa-mãe o problema persista.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@grievous Bom dia grievous,

Depois de muito pesquisar sobre a questão da frequencia da RAM, consegui resolver da forma mais simples. Troquei dos sockets 1 e 3 para o 2 e 4. Achei em algum lugar que os sockets 2 e 4 eram os "principais" para minha placa-mãe. Logo que troquei em entrei na BIOS e eles reconheceram 3200Mhz.

Muito obrigado pela dica referente ao filtro de linha, vou seguir com toda certeza!

Tenham uma ótima semana.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...