Ir ao conteúdo

Vale a pena usar o CCleaner?

Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Postado

Galera, eu costumo usar o próprio limpador de arquivos do windows 10, que por sinal eu sempre achei bem efetivo... porém vi alguns caras por ai comentando que é fundamental ter um programa para limpeza de arquivos no PC. Nesse sentido, vale a pena baixar um programa como o CCleaner? alguém sabe se somente o limpador do próprio windows já da conta ou se tem outro programa melhor?

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, yankaue15 disse:

Galera, eu costumo usar o próprio limpador de arquivos do windows 10, que por sinal eu sempre achei bem efetivo... porém vi alguns caras por ai comentando que é fundamental ter um programa para limpeza de arquivos no PC. Nesse sentido, vale a pena baixar um programa como o CCleaner? alguém sabe se somente o limpador do próprio windows já da conta ou se tem outro programa melhor?

Ao meu ver nem um nem outro.
Qual seria o intuito com essas "Limpezas"?
Se ideia for melhora de performance já adianto que é inútil.

• Curtir 2
Postado

Vamos aos fatos: Esses programas simplesmente deletam arquivos, ponto final! Limpar HD não interfere em absolutamente nada no desempenho real do PC, a menos que o HD esteja lotado...

• Curtir 3
Postado

Eu particularmente aconselho o ccleaner caso você tenha necessidade de instalar e desinstalar seguidamente muitos programas.

Ele limpa muitos lixos no registro que o Windows deixa para trás e isto melhora um pouco o desempenho na inicialização do sistema, por exemplo.

Agora, a questão é que o ccleaner também instala alguns módulos de monitoramento para iniciar junto com o Windows. Eu recomendo, assim que instalar o ccleaner, desabilitar estes módulos e não instalar nenhuma barra de navegador, anti vírus, adblock, etc que ele solicita para instalar durante a instalação. Tem que ficar de olho aberto.

• Curtir 3
Postado
9 minutos atrás, yankaue15 disse:

E sobre os arquivos inúteis que se acumulam ao longo do tempo no PC, simplesmente ignora?

O próprio Windows executa uma limpeza automaticamente de tempos em tempos, ou você pode simplesmente instalar o CCleaner e fazer uma limpeza de vez em quando, eu particularmente não vejo problema algum nisso... Agora, vai melhorar o desempenho do PC? Nope.

@edit Recomendo que assista esse vídeo para mais informações:

• Curtir 3
Postado

@yankaue15 Faço uso do CCleaner há muitos anos e não tenho do que reclamar, mas faço uso seletivo deste programa, além de personalizar suas funções. Não o uso em sua totalidade ou da forma como vem configurado.
Nunca tive problemas, ao contrário, me ajuda em inúmeras situações.

• Curtir 4
  • Coordenador
  • Solução
Postado

@yankaue15 você pode utilizar o CCleaner na configuração padrão normalmente, pois ele limpa arquivos temporários de navegadores, coisa que a limpeza de disco do Windows não faz. Então faça uso do CCleaner na configuração padrão, sem alterar nada e sem utilizar limpeza do registro, e use também a Limpeza de Disco do Windows, porque ela limpa arquivos do sistema que não são mais necessários. A limpeza de disco pode ser feita uma vez por mês, isso evita que o disco fique cheio de arquivos desnecessários e também evite a fragmentação. Abraços.

@Lucas3301 o Baboo recomenda o uso do CCleaner:

• Curtir 3
Postado
1 hora atrás, yankaue15 disse:

@NIGHT FALL Remover arquivos inúteis mesmo. Sempre acumula arquivos temporários do windows, etc.

adicionado 1 minuto depois

@Lucas3301 E sobre os arquivos inúteis que se acumulam ao longo do tempo no PC, simplesmente ignora?

Eu não vejo necessidade de fazer esse tipo de limpeza.
No máximo quando for desinstalar um aplicativo usar programas como o Revo Uninstaler que já remove pastas e sobras no registro no ato da desinstalação.
O único problema desse vai e vem de aplicações é a fragmentação do disco e isso o próprio Windows já faz de forma automática.
Mal não vai fazer, mas também não vai trazer nenhum benefício considerável, no máximo o famoso efeito placebo.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...