Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve pessoas,

Gostaria de pedir uma ajuda com relação a instalação do chuveiro aqui do apto. :

Revt2tY.png

Acontece que troquei a resistência faz 1 mes / aprox. e tenho certeza absoluta que comprei a resistencia correta.

Só que, semana retrasada durante o banho, o disjuntor caiu - nunca aconteceu antes. E 1 semana depois, fui tomar banho, aumentei um pouco a potencia (é daqueles eletronicos que dá pra regular) e 2 min depois, aquele cherao de queimado. Desliguei na hora. Corri e desliguei o disjuntor. Abri aquela caixa que fica o terminal e o trem simplesmente derreteu!

Foto:

IPaFm5Q.jpg

até onde eu sabia, esse tipo de conector não tem que ser de cerâmica?! Por que raios ele derreteu só agora?

Outra coisa que notei: o barulho do chuveiro funcionando está muito mais forte do que antes, no outro banheiro - que a resistencia ainda é originail - fica bem silencioso mas tambem esquenta bem menos - nao sei se é natural ficar mais "fraca a resistencia conforme o desgaste". 

Será que a resistencia nova, estava embalada ERRADA?

Pontos que queria ver com vocês:

- pelo que vi os fios são de 6mm. está correto?

- Nao vejo derretimento de fio, mas apenas desse terminal, se trocar o terminal por um melhor, teoricamente o problema para? Ou corro o risco do fio comecar a derreter?

- O disjuntor pelo que vi é bifasico, se puderem conferir:

LEnzOUa.jpg

Enfim, o que será que fez o terminal derreter? Ou esse terminal é porcaria?

obs: minha conta de luz teve um salto de 60 reais depois que troquei a resistencia, e nao usei nada pesado aqui, moro eu e a patroa apenas, quase nao uso ar, nada que justifique.

agradeço qualquer ajuda!

Postado
15 minutos atrás, braid disse:

Enfim, o que será que fez o terminal derreter?

Efeito Joule, com o tempo a conexão oxidou ou afrouxou um pouco, o suficiente pra resistência da conexão aumentar, com a passagem da elevada corrente, pela lei de Ohm, P = I2 x R, dá pra ver que o multiplicador da resistência é a corrente ao quadrado, logo uma pequena variação nesta resulta um grande aumento na potencia a ser dissipada. O conector não deu conta e derreteu.

23 minutos atrás, braid disse:

pelo que vi os fios são de 6mm. está correto?

a corrente máxima suportada por esse fio é de 36A, teu chuveiro é de 7500W ligado em 220V, então 7500/220 = 34A, eu diria que está bem no limite, sugiro colocar uma resistência um pouco menos potente ou não usar o chuveiro no máximo.

25 minutos atrás, braid disse:

se trocar o terminal por um melhor, teoricamente o problema para?

Sugiro trocar por um de porcelana, aparentemente esse foi o único problema.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, caolne disse:

a corrente máxima suportada por esse fio é de 36A, teu chuveiro é de 7500W ligado em 220V, então 7500/220 = 34A, eu diria que está bem no limite, sugiro colocar uma resistência um pouco menos potente ou não usar o chuveiro no máximo.

Obrigado pela resposta! Entao acho que algo como 6500/220, ou se tiver algo até uns 7200W fica ok?

voce recomenda alguma marca/modelo de terminal? 

Dúvida: se o terminal oxidou - nao devaria desarmar o sistema anti curto do quadro do apto (nao sei o nome certo) antes de desarmar o disjuntor?

Aproveito para perguntar (se possível): desde quando mudamos, estamos achando a conta de luz alta para apenas 2 pessoas que mal ficam com a TV ligada. Como proceder para descobrir se tem alguem "roubando" energia? Se existe alguma ligação mal feita, coisas do tipo.

agradeço!

• Membro VIP
Postado

Nem barra sindal, de plástico, nem daquelas de porcelana. Evolua e adote os modernos e eficientes conectores da Wago. Esses dai ó.

Aguenta 41 Amperes..

Tolera cabos com 6 mm quadrados..

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, braid disse:

Será que a resistencia nova, estava embalada ERRADA?

No meu ponto de vista parece que sim. 

Se os seus chuveiros forem do mesmo modelo retire as resistências e compare, veja se tem alguma diferença. 

• Obrigado 1
Postado
38 minutos atrás, faller disse:

Aguenta 41 Amperes..

Tolera cabos com 6 mm quadrados..

caraca, dá aquele cagaço de ver um treco de policarbonato FINO segurando uma pancada dessa.... mas it's evolution ne?

• Membro VIP
Postado
21 minutos atrás, braid disse:

caraca, dá aquele cagaço de ver um treco de policarbonato FINO segurando uma pancada dessa.... mas it's evolution ne?

Seja de que for feito resiste melhor ao calor que o maldito sindal de plástico. Quanto ao contato elétrico reflita que ele, o conector da Wago mantém contato com o cabo confinado em uma câmara de formato quadrado, em todos os lados e sob grande pressão e, repare que você não deve torcer o fio após decapá-lo. Isso, aliado a grande pressão do contato, garante excelente contato com baixa resistência, bem como ausência de stress desse contato ao contrário do parafuso de uma barra sindal, por exemplo. Parafusos cedem com o tempo, quer em barras sindal quer na fixação de fios em disjuntores, por exemplo.. Passados 2 a 3 anos, quando revisito a caixa de distribuição onde estão os disjuntores SEMPRE consigo aplicar um reaperto desses parafusos sem que ninguém os tenha tocado nesses 3 anos. Eles cedem ao natural..

Quando você pegar um conector desses na mão, tentar levantar sua alavanca e sentir a pressão que os cabos recebem, sob a ação de forte mola, ao serem presos no conector certamente entenderá o que digo. Uso eles há mais de ano sem o menor problema. Recomendo...

• Obrigado 1
Postado
18 minutos atrás, faller disse:

Uso eles há mais de ano sem o menor problema. Recomendo...

Maravilha, outro nível!

Será que poderia me ajudar com relação a algum outro apartamento estar "puxando" energia do meu? Alguma dica de como detectar esse tipo de situação?

Postado
1 hora atrás, braid disse:

Maravilha, outro nível!

Será que poderia me ajudar com relação a algum outro apartamento estar "puxando" energia do meu? Alguma dica de como detectar esse tipo de situação?

Desligue tudo elétrico em sua casa e observe o seu relógio.

Se o valor do mostrador não aumentar, significa que não há consumo extra.

Quanto ao barulho do chuveiro.

Quanto menos se abre a vazão da água, mais faz barulho. A água que encosta na resistência ferve literalmente e as bolhas criadas é que fazem o barulho. Ao se aumentar a vazão d'água mais água entra em contato com a resistência, reduzindo a formação das bolhas e consequentemente, o barulho.

Quanto a troca da resistência.

Não se deve APENAS trocar a resistência. Com o uso, os contatos internos do chuveiro começam a oxidar, aumentando o "ponto térmico". Sabe-se que essas resistências possuem uns terminais vagabundos. Os que vem nas minhas resistências são pequenos tubos abertos em um lado para entrar com pressão. Sempre tem-se que lixar os pinos de dentro do chuveiro, para retirar a oxidação existente. Também lixo os terminais da resistência e, se necessário, os aperto um pouco para que encaixem com boa pressão.

Quanto a ligação elétrica. NÃO FAÇA ISSO QUE EU FAÇO.

Eu faço diferente e tem funcionado, porém não recomendo, pois tem que saber como fazer.

Aqui a tensão é de 127V e o chuveiro é de 5500W, ou sejam, a corrente vai a 43A.

Em minha conexão, desengorduro e raspo o fio (é um monte de fios flexíveis) até que a cor do cobre mude para um brilhante. Nada que reduza a capacidade de corrente dele. Claro, né? 

Ficam duas pontas desencapadas, com cerca de 3 a 4 centímetros. Torço as duas pontas, antes de junta-las e depois torço firmemente elas entre si com um alicate. A área de contato na junção é muito grande, o que é desejável. Em casos extremos, como este, eu soldo a união com solda comum de eletrônica. Além de melhorar um pouco a união, a camada de solda também "cobre o cobre", evitando tanto a oxidação do cobre, como garantindo que a união não se afrouxe.

Faço isso nos dois fios.

Agora o pulo do gato. 

Me certifico que as duas conexões criadas, ocorram em pontos diferentes. Una das conexões encontra-se no ponto X de um fio e a outra no ponto X + 4 cm do outro fio. Se depois disso tudo a junção aquecer e derreter a fita isolante, as chances de um curto serão minimizadas. Depois deixo os dois fios afastados na região das uniões.

Faço isso apenas na minha casa e já tem mais de 10 anos. Até hoje não tive problemas com conexões mal feitas.

O único porém, é que deve-se deixar os fios mais compridos, prevendo uma manutenção ou troca de chuveiro. Nesses casos só se separam os fios com alicate de corte.

MOR_AL

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Eu já comprei resistência errada que se encaixou perfeitamente. Ambas 220

A certa era esta...

resistencia_p_ducha_chuveiro_advanced_to

e comprei algo como esta...

20171103105536_5163994837_DZ.jpg

Ocorreu o efeito semelhante ao seu: barulho maior sem muito controle.

Sobre o aumento da conta, além do mencionado, os óbvios devem ser considerados: inverno, água mais fria, maior ajuste de temp., mais tempo de banho, aumento da tarifa

E sobre o novo conector, permita-me opinar que só vale a pena se for mais barato ou pelo menos o mesmo preço do que  um de cerâmica. Este com aperto a contento está operante a mais de uma década. Dica: por dentro dele, coloque um fio sobre outro de modo que os parafusos apertem os 2

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

e comprei algo como esta...

Olha, eu acho que foi exatamente isso que aconteceu! Quando for trocar o terminal vou ver novamente, porque eu acho que a resitencia veio errado. Obrigado! Achei que tava louco ja.

• Haha 1
Postado

Olá pessoal,

voltando pra reportar:

Achei os conectores da WAGO, comprei e realmente nao tem comparação a instalação. Simplesmente fácil e simples:

CB8PIDb.png

O que acontece é o seguinte:

Comprei uma nova resistência para o chuveiro, visto que suspeitava que a que eu comprei anteriormente estava errada. Então, durante a troca, vi que os terminais dentro do chuveiro estavam pretos. Improvisei com uma linha de unha e limpei o que consegui, nao ficou 100% mas, dava pra ver algum cobre aparecendo. Coloquei a resistência, rezei 3 pai nosso, e páaaaa liguei o disjuntor. Chuveiro no frio primeiro pra encher, depois aumentei gradualmente a temperatura, olhando pros terminais e com o telefone do bombeiro no speeddial... aueuheahuauaeh.

Nenhum incidente com os terminais, porém o chuveiro nao esquenta como antes nem a pau.

Com o potenciometro no máximo, tenho que deixar o chuveiro quase fechando para ele esquentar bem, coisa que eu me queimaria facilmente com as resistencias anteriores. E fiz questao de comprar a correta dessa vez.

Agora minhas suspeitas são:

1. terminal do chuveiro ainda tá dando B.O mesmo com a lixada. (estranho porque a resistencia anterior estava fervendo a agua lindamente.

2. o disjuntor está baleado e nao tá mandando full power em uma das fases. (isso é possivel?)

3. Satanás está no fio e tá me trolando.

Segue o comparativo das resistencias:

Esta é a que eu comprei anteriormente e fez derreter o terminal antigo (fazia um barulho forte quando usava com a potencia alta):

6VLaVyP.jpg

Essa é a nova que comprei hoje junto com os terminais WAGO ( ao vivo da pra ver que o diametro dos fios sao menores do que a outra.

nHnccuS.jpg

Não consegui comprar o amperímetro. Minha ideia era ligar e conferir as fases pra ver quantos amperes estavam passando em fullpower com a resistencia antiga e marcar no potenciometro do chuveiro o limite de 35A. Vou ver se consigo amanha comprar um barato. 

Com o amperimetro, eu conseguiria ver se tem alguma fase falhando ou sem funcionar por exemplo, sem precisar ir lá no disjuntor medir?

Obrigado pela ajuda até então.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Tem multímetro? Meça as resistências (literalmente). Compare, reporte..

Obs: foi exatamente o que aconteceu comigo. Perceba a R do meio ligeiramente + fina e mais 'longa'. A medição com multímetro na escala 200R das 3 seções lhe dará luz.

Interessante nos falar o preço do conector...

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Interessante nos falar o preço do conector...

Paguei 16 reais no pacote com 3 na Leroy Merlin, não sei se pode colocar link aqui.

Essa semana vou atrás do amperimetro/multimetro, aí posto os resultados das medições.

Obrigado pela ajuda!

• Membro VIP
Postado

... e mais uma coisa: se o conector te dá pontos de medição, meça a tensão com o chuveiro desligado e depois ligado no máximo e claro com o máximo cuidado também.

Uma alternativa pra melhorar o aquecimento é um chuveiro recuperador de calor  que idealizei há décadas quando percebi o chão morno pela água que caía. Alguém me passou a perna e fabricou...

post2-chuveiros-1a.png

• Curtir 1
  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...