Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
30 minutos atrás, aphawk disse:

@CAMPELO VCE ELETRONICA SP ,

Reparou que esse projeto não é atualizado desde 2008 ???

A maioria dos microcontroladores usados hoje em dia não são suportados !

E mais ... encontrar uma porta serial em um computador hoje em dia ......

Paulo

Amigo ....nao sei se voce manja de programaçao mas existe cabo adaptador usb/serial DB9 e ou placas pci x1 porta DB25 E DB9 No mercado livre aos montes entao placas e cabos adaptadores de portas serial e o que nao falta no Brasil e no mundo

O objetivo desse projeyo e programar bios de pc à 23 anos eu ultilizo esse projeto desde o windows 95 e digasse de passagem e o melhor programador que existe.

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, CAMPELO VCE ELETRONICA SP disse:

cabo adaptador usb/serial DB9 e ou placas pci x1 porta DB25 E DB9

Tem que ser o tipo certo de adaptador. Alguns só 'adaptam' os sinais tx e rx.

Apesar de eu (eu) jamais ter presenciado nem mesmo ouvido falar de alguém que conheço precisou atualizar a bios por este método, ... que bom que existe...😄

Mas me fez lembrar que +- na mesma época usei ic-prog...

http://www.ic-prog.com/index1.htm

com estes programadores minimalistas...

jdmprog.gif

+5V
 15..30V                                           |14
                  +-------+                     +--+--+
V+ ]--|>|---+-----+ 78L05 +--- +5V              | 7407|
            |     +---+---+                     +--+--+
            |         |                            |7
            |        GND                          GND
            |     +-------+               A   K
            +-----+ 78L12 +--- +12V ------[LED]------[1k]----GND
                  +---+---+              "Power"
V- ]--- GND           |
                     GND                  A   K
                                Vpp ------[LED]------[1k]----GND
                                       "Activity"
                                                      Vdd

|14
                          Vdd-[10K]--+       +---------+--------+
                  1|\  2             |     13|                  |
  D0 (2)-----------+  >--------------+-------+ RB7/Data         |
                   |/                |       |                  |
      +5V-[10k]-+                    |       |                  |
                | 12 /|13            |       |    PIC 16C84     |
Busy (11)-------+--<  +--------------+       |     18 pin       |
                     \|                      |    ZIF Socket    |
                           Vdd-[10k]--+      |                  |
                  3|\  4              |    12|                  |
   D1 (3)----------+  >---------------+------+ RB6/Clock        |
                   |/                        |                  |
                           Vpp-[10K]--+      |                  |
                  5|\  6              |     4|                  |
   D2 (4)----------+  >---------------+------+ -MCLR/Vpp        |
                                             +---------+--------+
                                                       |5

+5V       GND
                                             |
                                  +--[10K]---+
                                  |          |
                 11|\  10         |      B |/ E
             +-----+  >----[10K]--+--------|     PNP
             |     |/                      |\ C
             |                               |
             |                               +---Vdd
             |                             [10K]
             |                              GND
             |
             |                              +12V
             |                    +--[10K]---+
             |                    |          |
             |    9|\  8          |      B |/ E
   D3 (5)----+-----+  >----[10K]--+--------|     PNP
                   |/                      |\ C
                                             |
                                             +---Vpp
  GND (19)------GND                          |
                                           [10K]
                                             |
                                            GND

com sucesso.

Pulei o usb,... agora estou a procura de um programador wireless😁

• Obrigado 1
  • Haha 1
Postado
20 horas atrás, CAMPELO VCE ELETRONICA SP disse:

Amigo ....nao sei se voce manja de programaçao 

O objetivo desse projeyo e programar bios de pc à 23 anos eu ultilizo esse projeto desde o windows 95 e digasse de passagem e o melhor programador que existe.

Uau, 23 anos é um bom tempo de experiência com certeza, poucos podem apresentar isto em um início de post como   resposta a uma observação prática,  até chega a intimidar um pouco a réplica kkkkkk mas vamos em frente.

Quanto ao projeto, ele é bem antigo e funcionava muito bem.

Agora, respondendo a sua crítica, creio que “manjo” alguma coisa de programação sim, tendo programado e projetado hardwares para os computadores Sinclair, Apple e IBM-PC compatíveis desde 1983. Programei para 8080, 8085 e todos os que vieram depois dele para PC, Z-80, 6502, Pics e Avrs, sempre em Assembly ou em Basic.

Eu não só programei BIOS de computadores desde 1987, como também participei de uma equipe que reescreveu um BIOS de IBM-XT que foi registrado na época na antiga Secretária Especial de Informática. E ainda projetamos todo o hardware do mesmo, tudo foi feito em 8 meses por 4 engenheiros pelo processo conhecido como “black box”. Par isso, projetamos e montamos o nosso próprio programador, bem barato e simples pois usávamos poucos tipos diferentes de EPROMs.

Você citou que usa desde o Windows 95, mas eu usava programadores nos PC que funcionavam com o DOS 3.0, nem adiantava ter o Windows 3.0 ( era o melhor que tinha na época ) instalado pois o aplicativo em Basic do programador não era compatível pois ninguém da equipe tinha conhecimentos de ambiente Windows naquela época ...

Já se passaram 33 anos desde então, alguns anos de experiências a mais do que você... 

Desde essa época apareceram outros serviços, como por exemplo em 1999 projetei uma correção para o Bug do Milênio, que envolvia a alteração do Bios de vários fabricantes nacionais, ou a implementação de um dispositivo baseado em EPROM que era instalado em um slot e pronto, corrigia mesmo sem a alteração do Bios para os casos de computadores importados ou mais antigos. Para um fabricante nacional de placas de rede eu embuti a correção do Bug do Milenio dentro da própria EPROM da placa Ethernet, e resolvia para qualquer computador PC.

Creio que isso precisa de um conhecimento razoável não só de programação e de gravação de BIOS, mas do sistema IBM-PC em geral para alterar a BIOS e ela continuar sendo funcional na motherboard pois o próprio BIOS verifica a validade de seu conteúdo por algoritmos de CRC.

Mas isso não vem ao caso em questão, pois fazem mais de 10 anos que não precisei regravar nenhum Bios.

O meu post foi motivado por esta frase sua :

23 horas atrás, CAMPELO VCE ELETRONICA SP disse:

Excelente projeto programador de pic bios e avr.

Você apresenta o projeto como um excelente programador para PIC , BIOS e AVR !

Se fosse apenas BIOS, eu nem comentaria, pois não tenho contato com isso fazem mais de 10 anos.

Mas para PIC e AVR, não tem compatibilidade com muita coisa surgida desde 2008, e hoje existem programadores específicos muito superiorés, e que não precisam de nenhum hardware conversor de USB para Serial, seja TTL ou RS-232C, e que suportam uma gama muito maior de componentes do mesmo tipo e fabricante.

Me preocupa muito ver um iniciante seguir este projeto apresentado para tentar gravar um Atmega ou um Attiny moderno, tipo um Atmega1284 . E os novos PIC da família 18 em diante também não são suportados.

Resumindo : nem sei se os Bios das motherboards modernas de 2017 em diante são suportados, mas como não tenho experiência com eles, sugiro a você fornecer mais explicações sobre o uso desse projeto, e qual a compatibilidade com as atuais motherboards para a família Core Intel de pelo menos a quinta geração em diante, aí sim poderia ajudar a muitos que trabalham na área de reparos de Motherboard.

Espero ter esclarecido o porquê do meu post, e peço desculpas se não consegui me explicar melhor.

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 2
  • Amei 1
  • Haha 1
Postado

@Eder Neumann

Essa construçao e apenas a base principal de programaçao voce vai precisar ir ao site do desenvolvedor e traduzir a pagina o site é: lancos.com

E procurar pelo projeto do pic que e acoplado nessa base pra programar seu pic ira ter que contruir a base do programador e a parte da outra montagem que e acoplado ao programador depois tera de ter copiado os dados de outro pic identico de putra placa da mesma ou escrever seu proprio hexadecimal ou .bin no editor do ponyprog2000

adicionado 1 minuto depois

• Triste 1
Postado
agora, CAMPELO VCE ELETRONICA SP disse:

Essa construçao e apenas a base principal de programaçao voce vai precisar ir ao site do desenvolvedor e traduzir a pagina o site é: lancos.com

E procurar pelo projeto do pic que e acoplado nessa base pra programar seu pic ira ter que contruir a base do programador e a parte da outra montagem que e acoplado ao programador depois tera de ter copiado os dados de outro pic identico de putra placa da mesma ou escrever seu proprio hexadecimal ou .bin no editor do ponyprog2000

ô, muito trabalho isso ai amigo, acho que vou comprar um programadorzim xingling que me facilita mais a vida

o que acha desse aqui?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1350739071-gravador-de-pic-k150-usb-programador-cabos-_JM?matt_tool=79246729&matt_word=&gclid=CjwKCAjw8df2BRA3EiwAvfZWaG1_Ptj6yL4LBZ1JTkj4NFzgf9Z3vCR0GxIEqAZ37FEwLFm8WWlLexoCTJ0QAvD_BwE

• Obrigado 1
Postado

@aphawk ultilizo muitas vezes pra tirar duvidas em plas azuz placas de video tem placa que nao reconhece uma offboard de video e ate nao reconhece processadores isso e proveniente de bios ultilizo sempre esse programador em minha empresa de informatica e quase sempre me resolve os problemas ah e bom resaltar que antes ate do bill gates informatica ja existia e o basic foi uma maneira mais fácil empregada de se criar e ensinar codigo nivel meidio uma emplementaçao de codigo de maquina numa maneira mais fácil de se programar onde tudo era linguagem scsi

Pense nisso!!!

adicionado 21 minutos depois

@Eder Neumann ao invés de voce gastar 600.00 num programador voce ,com este projeto, gastaria 25 reais essa e a diferença e um software que realmente funciona e realmente programa .pense nisso.

adicionado 34 minutos depois

@aphawk por acaso o software que voce programa e em DOS Tipo este?

https://www.sbprojects.net/projects/eeprom/index.php

Postado
1 hora atrás, CAMPELO VCE ELETRONICA SP disse:

@aphawk ultilizo muitas vezes pra tirar duvidas em plas azuz placas de video tem placa que nao reconhece uma offboard de video e ate nao reconhece processadores isso e proveniente de bios ultilizo sempre esse programador em minha empresa de informatica e quase sempre me resolve os problemas ah e bom resaltar que antes ate do bill gates informatica ja existia e o basic foi uma maneira mais fácil empregada de se criar e ensinar codigo nivel meidio uma emplementaçao de codigo de maquina numa maneira mais fácil de se programar onde tudo era linguagem scsi

Pense nisso!!!

adicionado 34 minutos depois

Quanto a atualizar um Bios, tranquilo.

No restante, eu pensei sim kkkk !

Quanto ao Bill Gates, ele veio bem depois das linguagens para computadores de médio e grande porte, como o Fortran , linguagem que eu cheguei a usar na faculdade kkkkk .

Mas  SCSI não era uma linguagem, isso é um sistema de transferência de dados entre periféricos, não me lembro do termo em Inglês nas chuto que era Small Computers System Interface.

Antes do Basic do Bill Gates existiam outros Basics , claro que sempre orientados aos iniciantes. 

O programador que fizemos era bem simples, usava alguns 74ls373, 74ls245 e alguns CIs open coletor, não me lembro do código, e uma simples fonte de tensão , se não me engano de 21 Volts. Naquela época só se usava EPROMs de 8K, de 16K era novidade, e todas se apagavam usando lampada ultravioleta.

Esse link que você postou é para gravar ChIps do tipo EEPROM, nada a ver e anos-luz à frente do que eu usava ...

O Basic que uso é o BASCOM, que me permite interagir em Assembly direto no código :

https://www.mcselec.com/index.php?option=com_content&task=view&id=14&Itemid=41

adicionado 2 minutos depois

@Eder Neumann ,

Eu tenho uma porcaria dessas , não tem atualização, e tem problemas de monte ao gravar a EEPROM dos chips .... e nao suporta as novas famílias !

Paulo

• Obrigado 1
Postado

@aphawk @aphawk

O assembly ja é linguagem nova usadas nas paginas ate do facebook isso antes da linguagem chamada hack criada pelo programadores do face mas ate hoje a linguagem scsi ate hoje é ultilizada e nessa lingua que os computadores se comunicam e e isso que tem dendro dos .bin ou .hex o cidigos binarios das eeprom creio que voce tenha programado (eprom ) aquelas maiores nem perto das ( eeproms tipo dip8 pinos) pois essas dip8 foram inventadad em meados de 1977 por de Eli Harari na Hughes . nao sabia que se programava com um circuito integrado de deley rsss mas tudo bem nao acredito muito que voce programava eprom na decada de 70 pois nessa epoca os programadpres eram manuais e tinha que digitar bit a bite num teclado tipo calculadora nao existia o DOS tenho inclusive uma revista velha que mostra esse programador manual programavprogramadova-se setor por setor bit a bit hexa por hexa 

27 minutos atrás, CAMPELO VCE ELETRONICA SP disse:

@aphawk @aphawk

O assembly ja é linguagem nova usadas nas paginas ate do facebook isso antes da linguagem chamada hack criada pelo programadores do face mas ate hoje a linguagem scsi ate hoje é ultilizada e nessa lingua que os computadores se comunicam e e isso que tem dendro dos .bin ou .hex o cidigos binarios das eeprom creio que voce tenha programado (eprom ) aquelas maiores nem perto das ( eeproms tipo dip8 pinos) pois essas dip8 foram inventadad em meados de 1977 por de Eli Harari na Hughes . nao sabia que se programava com um circuito integrado de deley rsss mas tudo bem nao acredito muito que voce programava eprom na decada de 70 pois nessa epoca os programadpres eram manuais e tinha que digitar bit a bite num teclado tipo calculadora nao existia o DOS tenho inclusive uma revista velha que mostra esse programador manual programavprogramadova-se setor por setor bit a bit hexa por hexa 

Conhece essa linguagem?

vü?[çÎ(^çâsKH×k5¬ËëpoÒÛ®k¥ùcý;9ÐçwC
°åõiÖÒëv?LÅ|®OLÎiXÐÈëò÷u#Ôù?¡ØÐ?¢òqî
9'ì6ô×>OØå;P@媭/    gèòPaµa-
¡Ø[Äú8ÖJßDór\Uz0þÆ;®Õ    
¸YÊôi{êÙó#åÝtkeÄpù%¥óÝѺS½/+·
¤Îàn5¨¤Òâ¸HV»7¦âz,uE±yg±¸
%ZÚZÔUtôl¡²Ü¡ÒVi43=fÍNfÜ5²·xÒÂÔç7Y
´ìó-]Ûêº9nJѯvÂÑ2ë+¨p«½Ï¹]êvõ

adicionado 13 minutos depois

@aphawk esse programador suporta qualquer bios independente do tamanho em megabytes dela esse programador programa bios de ate 128 mb ou maior da linha 25L010 a cima tipo dip 8 nao ha problemas de abrir um arquivo acima dessa capacidade e a programar nessa bios por isso mais informaçoes va no site (lancos.com) que o desenvolvedor tem muita invençao lá.

adicionado 25 minutos depois

@Isadora Ferraz voce quiz dizer com rx e tx ...data e clock pelo jeito voce chegada a dar um curto entre o pino 2 e o pino 3 com chave de fenda na bios tipo uma 25L040 né ...porque voce ta preocupada postando esse "esquema maluco" que nao quer dizer nada com nada rssss 

• Confuso 1
  • Triste 1
Postado
12 horas atrás, CAMPELO VCE ELETRONICA SP disse:

vü?[çÎ(^çâsKH×k5¬ËëpoÒÛ®k¥ùcý;9ÐçwC
°åõiÖÒëv?LÅ|®OLÎiXÐÈëò÷u#Ôù?¡ØÐ?¢òqî
9'ì6ô×>OØå;P@媭/    gèòPaµa-
¡Ø[Äú8ÖJßDór\Uz0þÆ;®Õ    
¸YÊôi{êÙó#åÝtkeÄpù%¥óÝѺS½/+·
¤Îàn5¨¤Òâ¸HV»7¦âz,uE±yg±¸
%ZÚZÔUtôl¡²Ü¡ÒVi43=fÍNfÜ5²·xÒÂÔç7Y
´ìó-]Ûêº9nJѯvÂÑ2ë+¨p«½Ï¹]êvõ

pra mim isso é um executável aberto com o bloco de notas...

não pode ser caracterizado como linguagem pois "A linguagem de programação é um método padronizado, formado por um conjunto de regras sintáticas e semânticas, de implementação de um código fonte - que pode ser compilado e transformado em um programa de computador, ou usado como script interpretado - que informará instruções de processamento ao computador." (Fonte: Wiquipédia a enciclopédia livre)

Linguagem de máquina é outra história

@aphawk tem alguma sugestão de algum programador mais atual que eu possa utilizar para meus projetos?

• Curtir 1
Postado

@Eder Neumann sim o tl866 e um bom programador programa inclusive NAND conhece esse ?

adicionado 14 minutos depois

@Eder Neumann @Eder Neumann @Eder Neumann sim o tl866 e um bom programador programa inclusive NAND conhece esse ?

Entendo de linguagem de computador e sei que as linguagens sao nivel alto passa por nivel medio e e transferido pra nivel baixo linguagem de maquina binarios ou hexadecimal e isso que o computador entende ...ja estudei pascal e pascal turbo isso em 1995 a 1998 inclusive esse compilador e um criador de programa funcional e é necessario seguir a lingua portuguesa e inglesa no sentido gramatical a falta de um simples ponto e virgula fara com que o compilador nao entenda o que esta escrito e nao funcione o programa . entao estudando pascal aprendi isso .Fiz um curso técnico em informatica nao montagem me refiro a faculdade nivel técnico . entao os caracteres à cima se diz respeito a uma linguagem nivel medio que é interpretado pra um nivel baixo binario. 

• Confuso 1
  • Triste 1
Postado

Chapolin diz :"Calma ;calma não criemos pânico"

1 minuto atrás, CAMPELO VCE ELETRONICA SP disse:

@Izadora Ferraz

1 minuto atrás, CAMPELO VCE ELETRONICA SP disse:

@Izadora Ferraz

@IzadoraFerraz

adicionado 8 minutos depois

@aphawk

20200603_141504.jpg

adicionado 39 minutos depois
38 minutos atrás, CAMPELO VCE ELETRONICA SP disse:

@Izadora Ferraz

@IzadoraFerraz

@aphawk

20200603_141504.jpg

20200603_142209.jpg

adicionado 41 minutos depois
40 minutos atrás, CAMPELO VCE ELETRONICA SP disse:

@Izadora Ferraz

@IzadoraFerraz

@aphawk

20200603_141504.jpg

adicionado 39 minutos depois

20200603_142209.jpg

20200603_142149.jpg

• Confuso 3
Postado

@Eder Neumann ,

Bom eu usava um Pickit 2 , mas já tá meio obsoleto para os novos Pics ....

Hoje eu compraria este aqui :

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707152582-pickit-3-clone-gravador-depurador-programador-microchip-pic-_JM?quantity=1#position=12&type=item&tracking_id=40eef788-dbea-4a24-a93a-fd4034738112

adicionado 12 minutos depois
11 horas atrás, CAMPELO VCE ELETRONICA SP disse:

Entendo de linguagem de computador e sei que as linguagens sao nivel alto passa por nivel medio e e transferido pra nivel baixo linguagem de maquina binarios ou hexadecimal e isso que o computador entende ...ja estudei pascal e pascal turbo isso em 1995 a 1998 inclusive esse compilador e um criador de programa funcional e é necessario seguir a lingua portuguesa e inglesa no sentido gramatical a falta de um simples ponto e virgula fara com que o compilador nao entenda o que esta escrito e nao funcione o programa . entao estudando pascal aprendi isso .Fiz um curso técnico em informatica nao montagem me refiro a faculdade nivel técnico . entao os caracteres à cima se diz respeito a uma linguagem nivel medio que é interpretado pra um nivel baixo binario. 

Nossa ..... meu amigo não forçe kkkkkkk se é para falar sobre o que você não conhece a fundo, não fale !

Turbo Pascal da Borland eu tinha ele original, comprei nos USA creio que em 1990, uma baita caixa com um manual fantástico, o que mais usei dele era o Tasm , que era o compilador da Borland ( Turbo Assembler ) que vinha junto com ele e fazia maravilhas .... ah quase esquecí do Tlink, que era o linker .....

Se você gosta desse assunto de linguagens, tente aprender mais sobre como um compilador trabalha .... como os compiladores modernos otimizam o código para fazer vários núcleos dos modernos microprocessadores executarem vários trechos de programa ao mesmo tempo.... é quase um processamento paralelo, quando o programador consegue escrever o programa prevendo isso, ele fica muito mais rápido, ainda mais se conseguir usar o Cache com eficiência .....

Mas tenha um pouco de dó da gente quando escrever kkkkk !

Paulo

• Obrigado 1
  • Amei 1
  • 2 meses depois...
Postado

@CAMPELO VCE ELETRONICA SP ola campelo tomei a liberdade de reproduzir o projeto por ser open source ta no formato sprint layout 6.0

Achei seu topico falando e decidi fazer o meu . o @aphawk as proporços do novo tamanho é 20cm x 10cm

Fiquei com raiva em saber que estavao vendendo ele no mercado livre por 2.500 pilas mas nao sei quem o postou.

Segue o layout pra baixar

Ta anexado e so clicar baixar o aquivo e fazer o seu.

@CAMPELO VCE ELETRONICA SP

nnovo programador 10cmx17cm.zip

adicionado 4 minutos depois
Em 31/05/2020 às 09:46, Isadora Ferraz disse:

Tem que ser o tipo certo de adaptador. Alguns só 'adaptam' os sinais tx e rx.

Apesar de eu (eu) jamais ter presenciado nem mesmo ouvido falar de alguém que conheço precisou atualizar a bios por este método, ... que bom que existe...😄

Mas me fez lembrar que +- na mesma época usei ic-prog...

http://www.ic-prog.com/index1.htm

com estes programadores minimalistas...

jdmprog.gif

+5V
 15..30V                                           |14
                  +-------+                     +--+--+
V+ ]--|>|---+-----+ 78L05 +--- +5V              | 7407|
            |     +---+---+                     +--+--+
            |         |                            |7
            |        GND                          GND
            |     +-------+               A   K
            +-----+ 78L12 +--- +12V ------[LED]------[1k]----GND
                  +---+---+              "Power"
V- ]--- GND           |
                     GND                  A   K
                                Vpp ------[LED]------[1k]----GND
                                       "Activity"
                                                      Vdd

|14
                          Vdd-[10K]--+       +---------+--------+
                  1|\  2             |     13|                  |
  D0 (2)-----------+  >--------------+-------+ RB7/Data         |
                   |/                |       |                  |
      +5V-[10k]-+                    |       |                  |
                | 12 /|13            |       |    PIC 16C84     |
Busy (11)-------+--<  +--------------+       |     18 pin       |
                     \|                      |    ZIF Socket    |
                           Vdd-[10k]--+      |                  |
                  3|\  4              |    12|                  |
   D1 (3)----------+  >---------------+------+ RB6/Clock        |
                           Vpp-[10K]--+      |                  |
                  5|\  6              |     4|                  |
   D2 (4)----------+  >---------------+------+ -MCLR/Vpp        |
                                             +---------+--------+
                                                       |5

+5V       GND
                                             |
                                  +--[10K]---+
                                  |          |
                 11|\  10         |      B |/ E
             +-----+  >----[10K]--+--------|     PNP
             |     |/                      |\ C
             |                               +---Vdd
             |                             [10K]
             |                              GND
             |
             |                              +12V
             |                    +--[10K]---+
             |                    |          |
             |    9|\  8          |      B |/ E
   D3 (5)----+-----+  >----[10K]--+--------|     PNP
                   |/                      |\ C
                                             |
                                             +---Vpp
  GND (19)------GND                          |
                                           [10K]
                                             |
                                            GND

com sucesso.

Pulei o usb,... agora estou a procura de um programador wireless😁

Ola @IsadoraFerraz bem fácil esse esquema do projeto do i2c gostei dele vou fazer uma placa.

• Obrigado 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!