Ir ao conteúdo

Python Obter data e hora de modificação de um arquivo

Ir à solução Resolvido por André P. Santos,

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Sou iniciante em Python e estou fazendo um script para monitoramento de alguns IP's da minha rede, e salvando o resultado em um arquivo log.txt.

Eu queria saber como faço para obter a data e hora de modificação desse meu log,txt.

Eu usei esse código para obter a hora atual e depois comparar com a hora de modificação do arquivo.

from datetime import datetime
hora_atual = datetime.now().strftime('%d-%m-%Y %H:%M:%S')
print(hora_atual)

• Solução
Postado

@Junior Borges O os.path.getmtime retorna um timestamp da última modificação do arquivo passado como parâmetro.

import os

timestamp = os.path.getmtime("log.txt")

print(timestamp)

e para converter o timestamp para um formato legível use datetime

from datetime import datetime

fmt = '%d-%m-%Y %H:%M:%S'

print(datetime.fromtimestamp(timestamp).strftime(fmt))

de uma olhada nos métodos pathlib.Path("log.txt").stat() os.stat("log.txt"), estes retornam um objeto do tipo stat_result, que contém informações do arquivo consultado, e pode ser acessado como uma tupla ou via atributo, por exemplo para pegar o timestamp da última modificação do arquivo:

import os

f_inf = os.stat('log.txt')

print(f_inf[8]) 

# ou

print(f_inf.st_mtime)

stat_result 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...