Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou tendo problemas com um PC meu. Ele é um i7-3770 com RAM 4GB DDR3 1333 Mhz, originalmente eram 8GB de mesma frequência, mas um dos pentes queimou. Há 1 ano mais ou menos, eu instalei o Windows 10 depois de ele ficar encostado um tempo. O Pc funciona bem, na maior parte. Mas ele apresenta um desempenho estranho, por exemplo, quando clico para abrir uma janela do Win (controle de áudio, redes), ele demora muito e após um tempo ligado o pc fica inutilizável pela lentidão e eu sou obrigado a reiniciá-lo. Eu achava que era só paginação e falta de RAM, mas eu acabo de ver um i5 da mesma geração que o meu com 4GB de RAM rodando o Windows perfeitamente.

Planejo comprar um pente de 8GB 1333 Mhz e um SSD, mas por agora o que pode estar afetando tanto o desempenho dele?

Postado
7 minutos atrás, dnt. disse:

quando clico para abrir uma janela do Win (controle de áudio, redes), ele demora muito e após um tempo ligado o pc fica inutilizável pela lentidão

se você usa hd, pode ser isso a causa dos problemas tb..

• Curtir 1
Postado

O notebook da minha mulher é um i3 (não lembro qual geração, mas no máximo da quinta) com 4GB de RAM também. Era uma lentidão só com o Windows 10, demorava para abrir até o Windows Explorer. Após substituir o HD dela por um SSD, foi como trocar de computador, mudou da água para o vinho.

• Curtir 1
Postado

@dnt. Além de temperatura e saúde do HD e memória, a quantidade de memória (4GBs) é pouco demais para rodar o windows com bom desempenho, especialmente se você tiver excesso de programas rodando em segundo plano. Acrescente RAM. Atualmente tenho um PC com essa mesma CPU rodando com 16 GBs, sendo que com 4GBs (em teste) ficava impossível de carregar abas no chrome. É uma ótima CPU, segura bem a onda, mas sem pelo menos 8 GB de memória nenhuma CPU presta hoje.

adicionado 1 minuto depois

@arsego.mm Recomendo instalação de mais memória para seu caso também. O SSD vai aumentar o desempenho, mas vai perder durabilidade se a memória for tão pouca que ele tenha que escrever constantemente no SSD.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@arsego.mm Recomendo instalação de mais memória para seu caso também. O SSD vai aumentar o desempenho, mas vai perder durabilidade se a memória for tão pouca que ele tenha que escrever constantemente no SSD.

Ela usa o notebook apenas para trabalhar (Chrome com poucas abas abertas, e-mail e Word). Concordo que mais um pente de 4GB ajudaria a desafogar, mas pela quantia de uso acredito que no momento não compensaria o investimento. Agradeço mesmo assim pela dica.

• Curtir 1
Postado

@arsego.mm não seria desafogar nesse caso, seria (como já disse) preservar a durabilidade do SSD. Ao contrário de HDs, SSDs tem a durabilidade determinada primariamente pela quantidade de vezes que recebe escritas. Se há pouca memória o windows faz escritas constantes para descarregar programas e carregar outros, reduzindo a vida útil do SSD.

• Curtir 2
Postado

Pessoal, descobri meu problema. Instalei um monitor de desempenho e um benchmark e ambos apontaram pro HD. A CPU estava dando picos de 100% de uso sem qualquer tarefa rodando em primeiro plano e o benchamrk relatou a incrível velocidade leitura em sequência de 8 mb/s e para escrita de 4 mb/s. Troquei o HD por um outro que tinha sobrando aqui e o Windows 7 está rodando tranquilamente. Estou no processo para instalar o 10. Obrigado a todos!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!