Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

na verdade o unico equipamento capaz de ler os dados de um "disco rígido" é outro "disco rígido" (conjunto motor + agulha), porém o risco de desalinhamento do disco com o motor e com as agulhas é muito grande e portanto extremamente inviável. se um disco foi removido do seu "cubo" (rolamento) a chance dele voltar a ser lido é muuuito pequena.

• Curtir 1
Postado

Pensei que  havia um hd que teria que ser lido mas não tem como colocar no computador por vários motivos, o que ele quer é tirar o disco de um hd e colocar em outro? Algo completamente impossível de fazer, alias nem sei com fazem a primeira vez...kkkkk

Postado

Eu troco e destravo os braços e agulhas com certa frequência... de hds que os 'tecnicos' condenam, e na maioria das vezes da certo.. porém tem que ser o mesmo modelo de hd, isso que é problema, pois nem sempre tenho outro hd igual, por isso estava pesquisando se existe um tipo de leitora universal para o disco de metal do hd, mesmo que seja para sala a vácuo porém não encontro nada nesse sentido.

• Curtir 1
Postado

talvez dê para construir alguma coisa mas o entendimento sobre o funcionamento de HDs precisaria ser enorme...

Construindo um você consegue identificar o passo de avanço da agulha e talvez até corrigir o desalinhamento do disco usando um encoder no motor, mas sincronizar isso tudo vai dar um trabalhão

• Curtir 1
Postado

existe tecnologia para o controle, a agulha eu usaria uam convencional, junto com toda sua mecânica, implementando apenas o controle elétrico.

para o motor eu usaria alguma coisa mais precisa ainda que lenta afinal para maior exatidão do sistema quanto mais lento mais preciso.

Postado

Não Não, nunca fiz vídeos, porém existem muitos tutoriais sobre isso, pena que ainda não existe nada no sentido de leitura de disco de HD, seria uma mão na roda para reparação e recuperação de dados de HDs

Postado

alguns laboratórios de recuperação devem possuir algum equipamento do tipo, mas como eu disse, é algo difícil de se obter sucesso por causa do alinhamento do disco, se ele ficar 1µm fora já corre o risco da agulha não alinhar com a trilha.

• Curtir 1
Postado

Até para ser feito por máquinas, é algo extremamente complicado, creio que para montar, as máquinas estão programadas e fazem isso corretamente, mas creio que não foram programadas para desmontar e remontar, teria que ter um programa inverso, mas é tudo milimétrico, um desvio minimo põe tudo a perder...isso é minha opinião, puro "achômetro" mas tem sentido, digamos que a cabeça de leitura travou lá dentro dos discos, no fundo, como traze-la de volta manualmente sem encostar no disco?

• Curtir 1
Postado

Eu creio que exista aparelhos do tipo, porém o publico não tem acesso, pois em laboratórios de policia os caras recuperam dados que HDs que queimou em incêndio, foi jogado em rios. Ate porque é simplesmente um disco de dados, porém requer algo mais para ler, vou fazer uma busca mais profunda, se achar compartilho com vocês. 

• Curtir 1
Postado

coisa de incendio é complicado pois a matéria perde a propriedade magnética a partir de certa temperatura.

a questão do rio é só trocar a placa pois a camara do disco é fechada hermeticamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...