Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
49 minutos atrás, ls.bastos disse:

Não conhecia esse LM723. Procurei várias vezes por fonte ajustável e só vem LM317, LM338, os 78xx, etc...

Tá praticamente em desuso, mas ainda tem pra vender. 

Consiste basicamente de dois amplificadores operacionais dentro de um CI e mais alguns transistores. E ainda tem proteção contra curto e sobre corrente. 

O circuito postado pela @Isadora Ferraz é bom, mas deve evitar ao máximo um curto circuito nele! 

52 minutos atrás, ls.bastos disse:

Mas minha ideia é usar um conversor step down (buck). Tenho um aqui, testei e tirei 10A fácil da fonte. Estou pensando em comprar um de 20A

O bom é que o desperdício chega próximo do zero nesse caso. 

Postado
3 horas atrás, Renato.88 disse:

Tá praticamente em desuso, mas ainda tem pra vender. 

Consiste basicamente de dois amplificadores operacionais dentro de um CI e mais alguns transistores. E ainda tem proteção contra curto e sobre corrente. 

O circuito postado pela @Isadora Ferraz é bom, mas deve evitar ao máximo um curto circuito nele! 

O bom é que o desperdício chega próximo do zero nesse caso. 

Montei esse circuito, legalzinho, bem interessante. Mas não suporta muita corrente. Com 10A começou a cair a tensão para menos de 12V. (20V na entrada). Coloquei a tensão de secundário para 30Vca (que dá uns 40Vcc depois do filtro), e pipocou os transistores.

Conclusão, acho que para essa saída de mais de 40Vcc que estou tendo após o filtro de ripple, vou precisar de um circuito para fontes de 0 a 50Vcc, mais elaborado. Os que discutimos aqui, é para no máximo 25Vcc. Mas foi uma ótima discussão, aprendi muito.

Achei alguns circuitos para 0 a 50Vcc, porém são bem mais complexos.

Postado
40 minutos atrás, ls.bastos disse:

Montei esse circuito, legalzinho, bem interessante. Mas não suporta muita corrente. Com 10A começou a cair a tensão para menos de 12V. (20V na entrada). Coloquei a tensão de secundário para 30Vca (que dá uns 40Vcc depois do filtro), e pipocou os transistores

Esse circuito com os transistores aceita qualquer tensão e corrente, mas tem que escolher e calcular os componentes certos. 

E se você calcular pra 20V, não adianta querer colocar 40V que vai queimar mesmo. 

Ele é muito bom quando desejamos uma única tensão fixa, pra variar com potênciometro não é muito fácil ter um bom equilíbrio entre todos os componentes. 

E sobre a tensão máxima da fonte, seria melhor esquecer esses 40V. Pois além dos circuitos de regulador serem mais difíceis e caros pra alimentar, não é útil. 

Uma fonte DC com mais de 30V não se tem quase nada para se alimentar ou mesmo fazer testes. 

Postado
7 horas atrás, Renato.88 disse:

Esse circuito com os transistores aceita qualquer tensão e corrente, mas tem que escolher e calcular os componentes certos. 

E se você calcular pra 20V, não adianta querer colocar 40V que vai queimar mesmo. 

Ele é muito bom quando desejamos uma única tensão fixa, pra variar com potênciometro não é muito fácil ter um bom equilíbrio entre todos os componentes. 

E sobre a tensão máxima da fonte, seria melhor esquecer esses 40V. Pois além dos circuitos de regulador serem mais difíceis e caros pra alimentar, não é útil. 

Uma fonte DC com mais de 30V não se tem quase nada para se alimentar ou mesmo fazer testes. 

O problema é o transformador. Esse que estou usando retirei de um nobreak (15V+15V 25A). Um transformador de 25V 25A  beira os 400 reais. Apenas quero aproveitar o que já tenho. Não quero mais de 30Vdc, mas depois de retificado e filtrado, a saída do trafo entrega quase 42Vdc.

Vou fazer um teste depois, colocar um resistor de carga na ponte retificadora, em paralelo como filtro, para baixar um pouco a tensão. E colocar uns diodos em série com a saída da ponte para baixar mais ainda. Talvez eu consiga chegar em 37 a 35Vcc de entrada no circuito regulador.

Postado
50 minutos atrás, ls.bastos disse:

O problema é o transformador. Esse que estou usando retirei de um nobreak (15V+15V 25A). Um transformador de 25V 25A  beira os 400 reais. Apenas quero aproveitar o que já tenho. Não quero mais de 30Vdc, mas depois de retificado e filtrado, a saída do trafo entrega quase 42Vdc

Usa o lado que fornece 20V. 

Postado
32 minutos atrás, Renato.88 disse:

Não quero mais de 30Vdc, mas depois de retificado e filtrado, a saída do trafo entrega quase 42Vdc

1 hora atrás, ls.bastos disse:

O problema é o transformador. Esse que estou usando retirei de um nobreak (15V+15V 25A).

por que você não faz retificação de onda completa com center tap? a tensão seria em torno de 21 volts no capacitor de filtro.

429186222_ndice.png.efece346d8c87f6d894ad7199f987338.png

Postado
8 horas atrás, Phenom_X4 disse:

por que você não faz retificação de onda completa com center tap? a tensão seria em torno de 21 volts no capacitor de filtro.

Então, eu preciso de uma tensão de 29Vdc, que é a tensão de equalização de duas baterias de 12V em série, para testes em nobreak. Mais do que isso não uso.

Eu estava pensando aqui, acho que paguei menos de 2 reais nesses LM317... Só pode ser falsificado, não?

adicionado 1 minuto depois
9 horas atrás, Renato.88 disse:

Usa o lado que fornece 20V. 

Então, preciso ter 30 Vcc na saída, não mais que isso.

Postado
54 minutos atrás, ls.bastos disse:

Eu estava pensando aqui, acho que paguei menos de 2 reais nesses LM317... Só pode ser falsificado, não?

Com certeza. 

Os que eu comprei foi uns 3 reais (preço não tem nada a ver com ser falso ou não) mas funciona com 33V/5A. 

56 minutos atrás, ls.bastos disse:

Então, eu preciso de uma tensão de 29Vdc, que é a tensão de equalização de duas baterias de 12V em série, para testes em nobreak. Mais do que isso não uso.

Então seu trafo precisa fornecer uns 25VAC em aberto. 

A maneira mais fácil é retirar um pouco do cobre do seu transformador. E usar a ponte de 4 diodos. 

Postado

É que eu vi vários sites vendendo LM317 no Mercado Livre aqui no Rio a quase 10 reais. E essa loja acho que me vendeu a 1,70 reais cada. Ah achei a nota fiscal, foi 1,61 reais cada um!

21 minutos atrás, Renato.88 disse:

Então seu trafo precisa fornecer uns 25VAC em aberto. 

A maneira mais fácil é retirar um pouco do cobre do seu transformador. E usar a ponte de 4 diodos. 

Comprei uns diodos de 10A, para colocar em paralelo em dois (para fazer 20A) e colocar alguns em série para dar uma queda de tensão. Até porque o step down (buck) que eu comprei, não vai aguentar os 42Vdc na entrada.

Agora sobre retirar espiras do trafo, não me arrisco não, rsrrs. Precisava de alugém que trabalhasse com isso.

• Membro VIP
Postado

Permita de novo... você está indo com muita sede ao pote. Tensões grandes acima de 20V geralmente não precisa ser regulada. p.ex. motor, amplificador, aquecedor(*🙃),... Tenha uma ou + fixas à parte e faça a sua regulada até uns 18V e tá bão d+. E dificilmente algum circuito nesta fase inicial vai exigir grandes correntes de 5...20A(*🙃). Neste caso,penso que até seus lm falsos devem funcionar a contento...

Dica: deixe saídas fixas 5 e 12v nuns bornes. Cogite também V negativa.

(*🙃)... fala sério... no exato segundo enquanto digitava isso, olha o que o carinha fez..

Empresta sua fonte parrudona pra ele kk😁

Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Permita de novo... você está indo com muita sede ao pote. Tensões grandes acima de 20V geralmente não precisa ser regulada. p.ex. motor, amplificador, aquecedor(*🙃),... Tenha uma ou + fixas à parte e faça a sua regulada até uns 18V e tá bão d+. E dificilmente algum circuito nesta fase inicial vai exigir grandes correntes de 5...20A(*🙃). Neste caso,penso que até seus lm falsos devem funcionar a contento...

Dica: deixe saídas fixas 5 e 12v nuns bornes. Cogite também V negativa.

(*🙃)... fala sério... no exato segundo enquanto digitava isso, olha o que o carinha fez..

Empresta sua fonte parrudona pra ele kk😁

É que para carregar bateria, preciso de controle de tensão. Bateria chumbo ácida carrega com 13,8 a 14,5V. Só que a corrente não pode passar de 10% da capacidade dela. E no caso de banco 24V (12V elemento em série), a tensão de carga é de até 29V.

Eu gosto de desafios, é um aprendizado pessoal! Rsrs...

• Membro VIP
Postado

ok... Só pra meio que concluir minha participação, te participo que pra carregar baterias são desafios diferenciados, específicos e diversos. P.ex. a de pb é menos sem frescura meio que se satisfaz com um pouco de corrente por um pouco de tempo pra dar partida no carro que na sequencia deve assumir seu controle.

Ok não foi bem um 'aprendizado' mas enfim... sucessos.🙃

• mês depois...
Postado

Resolvi minha fonte com o módulo step-down mesmo.... 20A / 300W. Com ele está funcionando bem, e a eficiência da fonte fica muito melhor.

Entretanto, ainda fico motivado a fazer essa fonte também com o regulador de tensão. Comprei 10 LM338T para colocar em paralelo. Falta o amplificador operacional e os resistores de saída dos reguladores para eu testar este circuito que está no datasheet.

Mas existe um problema. Estava lendo que a dissipação máxima do LM338T é de 25W (do LM338K é de 50W), isso se Vin - Vout < 10V. Mesmo colocando 10 LM338 em paralelo (o que em teoria poderia conduzir até 50A), fico limitado na dissipação de cada um. Por exemplo, se eu tiver um Vin de 35V (saída da ponte retificadora com os capacitores) e um Vout de 15V e uma carga de 20A, vou ter 2A em cada LM338. O Vin - Vout de cada LM338T será de 20V, vezes os 2A de cada um, daria uma dissipação de 40W. Ou seja, o mesmo iria atuar a proteção térmica.

Resumindo, construir uma fonte linear ajustável com uma ampla faixa de tensão (0 a 30V) e corrente (20A) exige muito dos reguladores de tensão.  A dissipação de energia, quando utilizando valores baixos de tensão (inferior a 20V) força muito a fonte.

Mesmo usando o conversor step-down, eu fiz um esquema na fonte. Quando vou usar tensões de até 15V, eu ligo o center tap e uma das saídas do transformador na ponte retificadora. Quando quero tensões de 15V a 30V, mudo uma chave e os dois extremos do secundário da bobina do transformador são ligados na ponte retificadora. Assim evito o desperdício de energia.

Diagrama no datasheet para vários LM338 em paralelo:

image.png.a474419c9863962ae7fd540bee4285ff.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!