Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Comprei um SSD NVME e um adaptador PCI x4 para usar no meu PC.

A ideia era instalar o windows no SSD e inicializar por ele, tendo em vista a velocidade superior se comparado ao HD.

Após colocar as novas peças nos devidos lugares fiz o clone do HD pra o SSD NVME mas ao entrar nas configurações da BIOS para definir o boot notei que não tinha tal opção, só aparece meu HD, CDROM ou USB.

Depois de muita pesquisa, vi que era possível selecionar essa opção de boot escolhendo a opção de dar boot pelo UEFI, porém, minha placa-mãe é antiga e nem aparece essa opção de UEFI.

Outra solução que achei seria atualizar a bios mas já estou usando a última versão.

Sabem como me ajudar a resolver isso?

placa-mãe: IPMIP-GS H55

Versão da Bios: DIGI 0106

Agradeço demais se puderem me ajudar!

Postado

Você não pode, é provável que nenhum chipset do socket LGA 1156 possa.

A maioria dos SSDs NVMe modernos não possuem mais suporte a Legacy BIOS, apenas ao UEFI, o que impossibilita que sejam usados em placas muito antigas como dispositivos de boot, uma vez que a BIOS não possa dar boot justamente por conta da condição anterior.

Já vi um workaround que contorna isso mas foi feito numa placa-mãe X58 (LGA 1366), usaram uma interface UEFI intermediária que era carregada pela BIOS e posteriormente essa interface era responsável pelo boot, a mesma era capaz de dar boot em SSDs NVMe que não possuem suporte a Legacy BIOS apenas por ser uma interface UEFI.

Mas nunca vi isso ir além das X58 como eu disse.

Postado

@Amanda Gonçalo valeu pela resposta.

Dei uma lida nesse passo a passo aqui:

https://www.robsonmartins.com/content/info/hardware/biospci.php

Você acha que seria possível seguir os mesmos passos para resolver essa minha incompatibilidade?

Inclusive antes de recorrer ao fórum eu dei início ao processo, parei porque não encontrei a firmware da placa PCI em questão.

Postado

@marcollino28 a BIOS da tua placa-mãe pode se encontrada no site da fabricante.
Mas o que ele fez ali não tem relação com o seu problema, tanto que se você colocar um adaptador SATA no PCIe, vai poder dar boot em qualquer HD ou SSD ligado a ele.

O caso com SSDs M.2 NVMe modernos é o suporte a própria BIOS, alguns ainda oferecem esse suporte e funcionariam normalmente na tua placa-mãe com o uso do adaptador M.2 no PCIe. Mas aqueles que não oferecem tal suporte, a menos que você consiga por uma interface UEFI pra funcionar de intermediária, não há nada que possa ser feito.

Eles funcionarão na máquina sim, mas nunca como dispositivos de boot.

E nesse caso: https://www.overclock.net/forum/355-ssd/1599519-boot-pci-e-ssd-sabertooth-x58.html

O Samsung 950 Pro aparentemente é um desses que ainda é suportado em placas antigas para o boot.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...