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Bom dia, comprei o Samsung Expert X40 NP350XBE-XD1BR há 6 meses, e no geral até que o achei bom...

Porém este mes ele começou a apresentar problemas mais graves como lentidão, travamentos e até congelar ao iniciar ou desligar... Além de super lento ao abrir páginas (RESOLVENDO HOST as vezes por quase 5min) e tambem lentissimo pra abrir pastas... 

A 1a vez foi em 09/06, quando fui reiniciar pra voltar a aparecer a rede de internet (sim a rede some as vezes quando ele entra em descanso). então ao deu aquela tela azul de erro com a cara triste assim :( e uma msg, e travou, tive de forçar desligamento.

 

Outra vez 11/06 ele simplesmente entrou no modo descanso e nao dava mais imagem nem desligava abaixando a tampa, novamente precisei forçar pra desligar...

 

E ontem 25/06 depois de dias lentao pra abrir sites (fica horas resolvendo host) e tambem pra carregar pastas, fui tentar limpar o cache e nunca acabava, depois tentei atualizar placa de video e tb ficava carregando infinitamente o programa da nvidia.

 

Então fui reiniciar e ficou uma tela preta na iniciação, novamente forcei desligamento. Falei com o suporte online expliquei td isso e pediram pra eu atualizar o windows 10, pois o windows update instalou a versao 1909 e em seguida a 2004, fora umas 4 horas baixando, reiniciou e mais umas 4 horas instalando.

 

porém ficou mais de 1 hora no 91%, pelo celular procurei se alguem passou pelo mesmo, e no forum da microsoft relataram o mesmo erro, um rapaz estava há horas no 91%, e tinha travado a atualização, conclusão, novamente precisei forçar desligamento no botao e perdi todo o trabalho...

 

Ao reiniciar ficou mais uma meia hora desfazendo alterações e finalmente ligou, mas continua super lento pra praticamente tudo. Não só abrir sites como pastas, programas etc...

 

Queria saber se alguem sabe o que pode ser, e se teria como corrigir isso sem precisar formatar, nao queria perder os arquivos e nessa quarentena nem tenho nenhum amigo que pudesse ajudar com isso, provavelmente se eu formatar vou perder o windows que veio no note de fabrica e onde ia conseguir outro?

Nao entendo quase nada de pc, e mesmo que a garantia resolva seriam no minimo dias ou semanas sem o note, se tiver como resolver se passar por essa dor de cabeça seria bem melhor, eu tenho varios problemas de saude e psicologicos e minha unica alegria é usar a internet, desculpem pelo final nao quis fazer drama, obrigado

 

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Se você está utilizando um HD que veio nele, tai a questão da lentidão, haja vista que HDs comuns nos dias de hoje, já não suportam a carga de trabalho. Hoje em dia no mínimo um SSD já resolveria muito a lentidão do SO. O seu sistema pode está paginando, e por isso o sistema fica lento. 8 GB de memória é o mínimo hoje em dia. Veja a possibilidade de mudar esse HDD para um SSD ou M.2. Boa Sorte.

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Prezado, o que mais causa lentidão em notebooks é o HD, conforme já falaram acima. Os HDs de notebook possuem 5400 rpm, ou seja, são bem lentos, e no Windows 10 costumam ficar em 100% de uso facilmente, basta deixar o Gerenciador de Tarefas aberto pra conferir. Faça isso e nos dê um retorno.

 

Sugiro ainda fazer os testes abaixo.

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

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Boa noite. Desculpem a demora pela resposta, só agora pude retornar, como disse o @Ricardov usei o HDTune Pro, mas ele não encontrou nada errado, porque antes fiz a verificação do Windows e la sim foi encontrado erro e aparentemente reparado.

 

Vou postar os prints desse processo e tambem do HDTune, tomara que isso fique estavel até que eu possa ter um SSD

Obrigado a todos que ajudaram

 

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HDTune Pro Health.png

HDTune Pro ErrorScan.png

adicionado 4 minutos depois

@mick 07 Obrigado irei fazer mais esses testes amanhã

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