Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos do CdH! Desde já desafio sua paciência nesta grande leitura que tem por finalidade entender meu problema, que pode ser o de várias pessoas.

Preciso de um roteador, seja ele com portas /100 ou /1000, que tenha um excelente sinal de Wi-Fi. Aquele sinal que "quebre" 3 paredes de concreto. /100 aproveito o que tenho agora e ele /1000 posso deixar como investimento para uma futura melhoria no meu plano de Internet.

Tenho um modem roteador da TP-Link, modelo TD-W8961N, e o sinal dele chega com dificuldade na segunda parede e fica caindo o tempo todo depois da terceira parede. Coitado, é um modem roteador guerreiro que comprei pra ver se melhorava em relação ao modem roteador da Oi que vem por padrão. Mesma porcaria.

Tenho 15 mega da famosa (e acho que a que mais dá pau no Brasil) Internet da Oi, a Oi Velox. Infelizmente onde moro não tem fibra de alta velocidade (as que tem são as famosas "Gato NET" de Internet).

Estrutura da casa:

Roteador no quarto, depois vem cozinha, banheiro junto ao corredor e finalmente sala, que é o lugar onde preciso do sinal bom. Então temos, parede do quarto/cozinha, parede da cozinha/banheiro e depois parede banheiro/sala. 3 paredes. São 9 passos de distância em linha reta do local do roteador até a STV na sala (ponto verde no desenho da casa). Pode considerar menos de 10 metros ou então de aí uns 9 ou 10 passos pra ter uma noção.

Vou deixar um desenho no final do post.

O computador fica no quarto junto com o modem (ponto azul no desenho) e não tenho a opção de mudar o computador de lugar devido espaço. O modem não pode ficar longe do PC, uso Internet nele via cabo (principalmente para jogos, pra ter ping baixo e estável) e não tenho a opção de mudar a estrutura do cabo de rede, se fosse o caso de colocar o modem na cozinha próximo ao banheiro e puxar o cabo da cozinha até o quarto.

Pensei muito em um repetidor Wi-Fi (no ponto laranja do desenho), mas não sei se dará certo. Única opção que tenho seria colocá-lo colado na segunda parede, na mesma tomada do microondas. Seria na segunda parede, porém, ainda atrás dela, tendo que jogar o sinal através de 2 paredes + microondas próximo (não sei se interfere, acredito que sim).

Então pensei em pegar um modem que seja o quebrador de parede para que eu não tenha que fazer nada, apenas instalar o modem e ser feliz. Poderiam me ajudar num modem que tenha esse alcance bom? Até 300 dólares brasileiros (risos) é meu orçamento.

Achei o tal do TL-WR941HP, apelidado de quebra parede, mas em algumas avaliações que eu li, pessoas diziam que não mudou em nada e que o propósito da compra teria sido esta, de aumentar o sinal do Wi-Fi. Mesmo ele tendo 3 antenas de 8dbi cada, se não me engano. No site diz ter alcance podendo passar de 900m². Se alguém já testou algum desses modelos, diz aí se é bom mesmo. Uma pena não ter porta giga, e se tivesse acho que passaria do meu orçamento. Preço dele atualmente está salgado.

Algumas opções que vi (link com site oficial):

Os HP da TP-Link, como o TL-WR941HP. R$350,00 versão 2 e o na versão 4.

Archer C6 da TP-Link. R$315,00

DIR-842 da D-Link. R$306,00

AC12G da Mercusys. R$240,00

ACtion RG 1200 da Intelbras. R$300,00

Sei que deve ter outros com portas /100 (além dos HP que citei) melhores no alcance, mas hoje em dia acredito que estejam muito atrás nas tecnologias que vem junto aos /1000, além deu não conhecer outros modelos bons.

Preços de lojas físicas encontrados no site do BoaDica. Site onde lojas informam os preços de seus produtos no Rio de Janeiro, a grande maioria das lojas são de informática. Ótimo site para pesquisa de preço antes de comprar pela Internet.

xxxxxxxxxx-+-xxxxxxxxxx

Tenho uma pequena dúvida sobre o sinal das antenas, agradeço se me ajudarem a esclarecer também.

Esse meu atual modem roteador, tem 2 antenas. Cada uma com 5dbi.

O modem que eu colocar, se for dual band e possuir 4 antenas, como o DIR-842 por exemplo, ele possui 4 antenas, todas com 5dbi também, mas ele tem a rede de 5ghz. Logo, ele fica com 2 antenas em 2.4ghz que ao meu ver é a mesma coisa do meu modem atual.

Ou seja, ele usará 2 antenas pro 2.4 e duas antenas pro 5ghz. Eu ficarei na mesma. Sendo que ao ler a descrição desses modens de 4 antenas, a maioria diz ter um alcance de 200m². 

Está certo o meu pensamento de que se eu for usar apenas o 2.4ghz eu ficarei na mesma ou as 4 antenas não trabalham dessa forma e realmente por ter 4 antenas é superior no alcance comparando aos modens de 2 antenas?

xxxxxxxxxx-+-xxxxxxxxxx

Muito obrigado e parabéns pela paciência se leu tudo o que escrevi. Tmj!

IMG-20200630-WA0000.jpg

Postado

O problema é que o roteador na extremidade joga muita potencia para fora da casa, então aumentar a potencia não resolve muito. O ideal seria que o roteador ficasse no meio da edificação, de modo que o sinal seja melhor distribuiído. Caso realmente não seja possível mudar o roteador considere usar um adaptador powerline que transmite o sinal usando o cabeamento elétrico.

Uma outra possibilidade, caso seja uma casa, é instalar o roteador no forro, isso elimina a necessidade do sinal atravessar tantas paredes.

Essa área de cobertura que os fabricantes indicam é para uma situação ideal sem obstáculos e interferências. Se instalar o roteador perto do microondas pode ajustar o canal de forma manual para verificar se ocorre ou não interferencia.

O alcance do 5 GHz é muito menor que o do 2,5 GHz, então nem considere usar esta frequencia para maiores distâncias.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!