Ir ao conteúdo

Problema com conexão Gigabit

Ir à solução Resolvido por Tio Chang,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, preciso muito de uma ajuda e imagino que vocês entendam muito melhor do assunto do que eu, pois sou um tanto leigo nesse ramo. Contratei a internet NET Virtua 240 Megas (anteriormente utilizava uma de 5 Megas), porém, utilizando o meu cabo CAT 5, plugando-o no Modem hgb10r-02 Humax e no meu computador, a conexão ficava "conectando e desconectando" sem parar. Mesmo caindo toda hora consegui fazer o teste no SpeedTest e não passava dos 94~96 Mega. Fui nas configurações do meu adaptador de rede, e lá em "Speed e Duplex" a única opção que fazia a internet parar de cair era a de "100 Mbps Half Duplex", porém, essa opção reduz ainda mais a velocidade da internet pra em torno de 75 Mega. Vocês tem alguma ideia do que eu possa fazer pra ter a velocidade normal de 240 Mega e sem ficar caindo? Estava pensando em comprar o cabo CAT6. Por favor, sou leigo e preciso de ajuda! Talvez o problema nem seja o cabo, mas não sei o que fazer.

Segue em anexo o print da opção que coloquei pra parar de cair.

OBS: Testei um cabo CAT5e e deu a mesma coisa.

Captura de Tela (52).png

Postado

Volta as configurações anteriores. Half quer dizer metade. Marca a 1ª opção: 1.0 Gbps Full Duplex. É a opção mais rápida das disponíveis. Teu problema deve estar nos equipamentos. Esse modem é um cancer (acompanha: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1463979-modem-humax-hgb10r-02-modo-bridge/?tab=comments#comment-7847262). O roteador? Que marca e modelo é? As portas WAN e LAN são fast ou gigabit?

Postado

@Tio Chang A diferença de velocidade nesse caso doméstico é insignificante. CAT5e resolve tranquilamente. CAT6 sem conector CAT6 fica quase 6 X meia dúzia. Usei aqui em casa e não fez praticamente nenhuma diferença. Foi só custo. Funciona em grandes instalações, grandes velocidades e volumes de dados, mas para fibra de 200, 300 MB é uma carreta para carregar um cacho de bananas.

Postado

Mas no final das contas, é o que resolve, e nao desperdiça tempo.

adicionado 7 minutos depois

@Mega Blaster Vamos calcular os custos operacionais, O mesmo cabo que hoje tu diz ser desperdicio, daqui um ano ou 5 anos, pode acontecer um milagre, um bum economico onde velocidade vai disparar para 900 1000 megas a preço de 300 megas atuais.

Se pra todo mundo que vier reclamar que cabo ta limitando, sem postar uma foto do cabo, sem postar nada que afirme a qualidade do mesmo, vai ser so perda de tempo em tira isso, habilita aquilo, muda aquilo.

Ta mais fácil e mais rápido é comprar esse rápido e sabe porque, Porque a maioria do povao ta saindo do adsl, e insiste em usar as mesmas peças pro ftth.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Tio Chang disse:

Mas no final das contas, é o que resolve, e nao desperdiça tempo.

Olha, ai eu apostaria só nos conectores. Troca e põe novo, bem crimpado. Sei lá. Aqui não mudou nada. E sou chato para isso.

Postado

@rampagw Vá ao site da fabricante de sua placa-mãe (ou notebook). Clique em suporte. Abra a opção de download de drivers. Baixe o driver de chipset, de vídeo, de LAN e de WIFI/WLAN se disponível. Instale todos, um a um, pacientemente, começando pelo do chipset.

Após a instalação, reinicie seu PC. Abra o menu iniciar (ou aperte a tecla windows), escreva "exibir conexões de rede" e clique no referido aplicativo. Na próxima tela, clique com o botão direito sobre seu adaptador de rede e vá em "status". Verifique se agora a placa de rede está listada como 1 Gbps e não 100 Mbps.

Se estiver, rode o speedteste novamente.

adicionado 0 minutos depois

Se não estiver, teste outro cabo. Mesmo um CAT 5 normal deveria superar a velocidade que você obteve, mesmo que com menor estabilidade.

• Amei 1
Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@rampagw Vá ao site da fabricante de sua placa-mãe (ou notebook). Clique em suporte. Abra a opção de download de drivers. Baixe o driver de chipset, de vídeo, de LAN e de WIFI/WLAN se disponível. Instale todos, um a um, pacientemente, começando pelo do chipset.

Após a instalação, reinicie seu PC. Abra o menu iniciar (ou aperte a tecla windows), escreva "exibir conexões de rede" e clique no referido aplicativo. Na próxima tela, clique com o botão direito sobre seu adaptador de rede e vá em "status". Verifique se agora a placa de rede está listada como 1 Gbps e não 100 Mbps.

Se estiver, rode o speedteste novamente.

adicionado 0 minutos depois

Se não estiver, teste outro cabo. Mesmo um CAT 5 normal deveria superar a velocidade que você obteve, mesmo que com menor estabilidade.

@WOZ Dods Realizei o procedimento de instalação desses drivers manualmente e reiniciei o computador, como você disse. Fui então verificar e a placa de rede continuava listada como 100Mbps e caindo, porém, com a opção "Auto-Negotiation" marcada em "Speed & Duplex". Mesmo alterando para "1Gbps Full Duplex", ela continuava listada como 100Mbps e caindo (como acontecia antes). No speedtest batia 94~96 como anteriormente também (segue o teste em anexo). Em resumo: continua só funcionando e estável na opção "100Mbps Half Duplex", porém com a velocidade reduzida (teste em anexo também).

Testei um outro cabo CAT5e que tenho aqui e resulta na mesma coisa.

Devo tentar comprar o cabo CAT6, como sugerido pelo @Tio Chang?

Captura de Tela (55).png

Captura de Tela (56).png

adicionado 10 minutos depois
8 horas atrás, Mega Blaster disse:

Volta as configurações anteriores. Half quer dizer metade. Marca a 1ª opção: 1.0 Gbps Full Duplex. É a opção mais rápida das disponíveis. Teu problema deve estar nos equipamentos. Esse modem é um cancer (acompanha: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1463979-modem-humax-hgb10r-02-modo-bridge/?tab=comments#comment-7847262). O roteador? Que marca e modelo é? As portas WAN e LAN são fast ou gigabit?

@Mega Blaster

Acabei esquecendo de deixar claro que no wi-fi a internet bate os 240 Mega corretamente (perdão 😕 ).

Esse meu problema tá ocorrendo apenas no computador, não utilizo adaptador, utilizo um cabo de rede CAT 5 no Modem da Humax e no PC. Esse modem cumpre a função do roteador também.

Sou meio leigo quanto a isso, como posso verificar se as portas WAN e LAN são fast ou gigabit?

Postado
26 minutos atrás, rampagw disse:

Sou meio leigo quanto a isso, como posso verificar se as portas WAN e LAN são fast ou gigabit?

Pelo modelo do roteador.

Postado

The HGB10R-02 could provide the Maximum 680Mbps Wi-Fi connection data rate. Within high performance 4 port Gigabit Ethernet expands your local LAN. Advanced technology with strong ability include in the firewall and VPN (virtual private network).

É Gigabit. Não são elas que estrangulam o tráfego.

adicionado 46 minutos depois

@Tio Chang @rampagw Com relação ao cabo, não quero aqui criar polêmica. Citei meu exemplo pessoal em que gastei uma grana que não resolveu o problema. Instalei tudo CAT6, conectores inclusive dentro da melhor técnica. Me arrependi pelo custo, mas ajudou a fazer a operadora resolver parte do problema que competia a ela. De resto, tive realmente que trocar o roteador. Fui de um C20 para um C6 da TP-Link. A NET usa esse Humax porque supre tudo num equipamento só. Questão de custo, creio.

Já, em relação ao cabo, óbvio que o CAT6 é superior ao CAT5e. Mas, do meu ponto de vista, se o caso é apenas velocidade, não vai fazer diferença nesse caso em especifico, já que o CAT5e suporta 10.000 BASE T Gigabit. Com 240 MB de conexão, mesmo sem saber do tráfego, deve suprir com folga. A velocidade da internet é menor que a rede. O maior proveito ao meu ver, vai ser a blindagem, que não deixará as interferências externas prejudicarem a velocidade. Um teste que dá para fazer antes de substituir (compre o cabo mesmo assim), é trocar os conectores por melhores e muito bem crimpados. E se resolver por instalar o cabo novo, coloque então os conectores CAT6 também, afim de dar mais sentido no investimento. Atente paras as distâncias máximas para aproveitar toda e eficiência que eles oferecem.

Cabo UTP.jpg

Postado

@rampagw Se você testou outros cabos, se atualizou os drivers do chipset e da placa de rede baixados DO SITE DO FABRICANTE, então resta apenas verificar a placa de rede e o roteador. É imprescindível baixar o driver correto e drivers nativos do windows ou obtidos por programas externos raramente são confiáveis ou estáveis. 

adicionado 1 minuto depois

Se tiver um notebook ou outro computador, pode testar a conexão via cabo (desativando a conexão wifi do dispositivo antes) para certificar-se de onde está o problema.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@rampagw Se você testou outros cabos, se atualizou os drivers do chipset e da placa de rede baixados DO SITE DO FABRICANTE, então resta apenas verificar a placa de rede e o roteador. É imprescindível baixar o driver correto e drivers nativos do windows ou obtidos por programas externos raramente são confiáveis ou estáveis. 

Se tiver um notebook ou outro computador, pode testar a conexão via cabo (desativando a conexão wifi do dispositivo antes) para certificar-se de onde está o problema.

Felizmente consegui acesso a um notebook aqui pra fazer esse teste e deu o mesmo problema do meu computador. Me certifiquei também de instalar os drivers manualmente no notebook. (pelo site da fabricante dele).

É complicado porque testei dois cabos diferentes, um CAT 5 e um CAT 5e, fico meio sem expectativa se ao comprar um CAT 6 a situação vai se resolver. Ao menos consegui encontrar um anúncio no ML aqui na minha cidade mesmo e vou na quinta buscar o cabo pra testar, então atualizo vocês. 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1397131414-patch-cord-cat6-furukawa-25m-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=d57c2dde-4ce1-4cc3-a7be-b9b00056a4fa

De qualquer forma muito obrigado pelo suporte e pelas dicas.

Postado
1 hora atrás, rampagw disse:

fico meio sem expectativa se ao comprar um CAT 6 a situação vai se resolver.

Nossa, ainda ta com duvida.  È claro que vai se resolver na hora. Esses seu cabos de fundo de gaveta, como tu mesmo disse sair de 5 mega, deve ser da era velox, Outra coisa Esse Humax é padrão coreano de qualidade. Vai ver nem mdi mdix ele tem nativo, Vai ser colocar o cabo vermelho e funcionar na hora.

Alias isso ja deveria ter vindo na hora da instalação, ou o tecnico trocou por um de baixa qualidade.

Parece ate que desconfia ou desacredita na palavra da gente, por miseros 23 reais rs rs.

• Curtir 1
Postado

Se você é de Salvador mesmo, não vale a pena pagar R$ 83,90 de frete + R$ 23,00 pelo cabo. Pegue de uma loja próximo a você. Achei uma loja fácil na pesquisa. Tente outras próximas. Atente para o frete, não compensa. Compre por metro só que precisa. Com a diferença do frete, consegue comprar um alicate a uns 30,00 pilas e você mesmo faz.

https://salvadorcabos.com.br/produto.php?product=Cabo-Lanmark-4P-24-1000-CAT.6-NEXANS

https://salvadorcabos.com.br/produto.php?product=Cabo-Lan-4P-24-CAT6-SOHOPLUS

https://eletrocabosbahia.com.br/cabos/

https://delsul.com.br/product-category/eletrico/fios-e-cabos/cabo-de-rede/

Postado

@rampagw se você testou vários cabos, se testou mais de um dispositivo, se testou atualizar drivers e sistema operacional, sem resultados, resta apenas o roteador. Se seu roteador não foi capaz de superar 100 Mbps em nenhum computador, não importando o quão medíocre o cabo poderia ser, então há alguma limitação nele. Seja de configuração ou de qualidade, esse roteador não é bom para ethernet.

Recomendo que troque o roteador ou ao menos teste outro.

Lembrando que roteador integrado a modem precisa ser substituído completamente para testes do tipo.

Update de firmware também é uma opção, mas se o roteador pertence ao provedor, cabe a ele fazer tal upgrade.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Comprei o cabo CAT6 e agora está funcionando a rede gigabit. Entendo que cabos CAT5 / 5e passam gigabit, mas não estava dando em nenhum dos dois com este meu modem da Humax. Agradeço a todos pela ajuda, de verdade! ❤️

Postado
2 horas atrás, rampagw disse:

Entendo que cabos CAT5 / 5e passam gigabit, mas não estava dando em nenhum dos dois com este meu modem da Humax

Humax é Coreano

Coreano nao  tem tecnologia mdi mdix dos yankes, Por isso era e sempre foi obrigatorio partir para o modelo 6, Tirando o tempo desperdiçado para solucionar o defeito, o resto tu fez certo, comprar o cabo certo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!