Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, sou novo por aqui, e nessa área de eletrônica.

Estou com um projeto para consertar uma caixa de som, e ela possuía leds ritimicos.

Estou usando transistores TIP41C para os leds acenderem, porém forca mais o som e fica com chiados, e estou usando alguns resistores também pra tentar fazer as cores ascenderem em tons diferentes (Verde=agudo,Azul=médio,Vermelho=grave), porém nao esta saindo legal, não brilha todas as cores, ou fica entre azul e vermelho, ou verde e azul, e assim vai...

e quanto mais aumenta o som mais forte o led fica, porém o som fica pior.

Alguém poderia me dar uma ajuda aqui, algum esquema n sei.

adicionado 1 minuto depois

Esqueci de acrescentar, são fitas de led 12v.

adicionado 45 minutos depois

No caso isso seria chamado de Led organ

• Membro VIP
Postado

Publique seu esquema.

11 horas atrás, GabriNardari disse:

transistores TIP41C para os leds acenderem, porém forca mais o som e fica com chiados

Pra não influenciar o som, você deve colocar resistores de maior valor na base do tip.

E pra incorporar isso...

11 horas atrás, GabriNardari disse:

Verde=agudo,Azul=médio,Vermelho=grave

você deve fazer filtros o que não é totalmente fácil

Postado

Você poderia usar um filtro passa-baixas para o grave, um passa-faixa para o médio (se você quiser) e um filtro passa-altas para os agudos. Pra não influenciar no som, acho que você pode colocar um resistor de base mais alto no TIP41.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Consegui fazer os filtros passa-baixo e passa-alto, porém o passa-médio(faixa) não esta dando muito certo, ele fica igual a um passa-alto. Estou usando esse esquema pro passa-faixa.

download.png

• Membro VIP
Postado

Nada contra você usar filtro LC. Apesar de mais simples, o L (indutor) é mais difícil de achar valor prático.

Obviamente os valores você achou pela fórmula da ressonância...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro_passa-faixa

né? NÉ?!

E olha que bacana isso do livro do Gabriel Torres (que pode se sentir a vontade em não se sentir a vontade em ver publicado aqui kk)

H5WoJWP.png

onde você encontra aquelas informações muuuiiito mais!

Uma alternativa é com RC mesmo:

Filtro-passa-banda-passivo.png

http://www.learningaboutelectronics.com/Artigos/Calculadora-de-filtro-passa-banda.php

• Curtir 1
Postado

Estou calculando os valores usando as calculadoras deles, porém n estou entendendo estas frequência de corte que ele esta dando. Pro passa-baixo queria q os leds acendessem ate 250Hz e o passa-alto que ascendessem a partir de 4KHz, e entre essas frequências o passa-faixa. O passa-baixo com um resistor 560 e capacitor de 47uF esta dando conta, porém o passa alta não pega certas frequências que deveria pegar, uso com um resistor 100 e capacitor 100uF. E fiquei meio apresentando problemas no passa-faixa, como ligo aquele esquema no transistor?? Ele precisaria retornar ao amplificador certo?? porém tem uma parte desconectada. 

Calculadora de Filtro Passa-Baixa - Opera 23_07_2020 18_07_54 (2).png

Calculadora de Filtro Passa-Baixa - Opera 23_07_2020 18_11_24 (2).png

Postado

Alguém poderia me dar uma ajuda com estas frequências de corte da calculadora??

N estou entendendo muito bem, já pesquisei no Google e td, mas ainda não entendi muito bem, seria a frequência em que para de funcionar??

Lembrando, sou novo com estas coisas, estou indo na tentativa enquanto não entendo.

• Membro VIP
Postado

Acho que você precisa 1º entender (e eu relembrar kk) o conceito de ressonância. E precisa mêsmô adquirir o livro do @Gabriel Torres. Olha mais um trechinho...

Ressonância
A ressonância em circuitos LC é um fenômeno que ocorre quando conseguimos equilibrar as
reatâncias de um circuito, ou seja, quando X L = X C . Podemos dizer também que o circuito
está sintonizado.

Algo me diz que não entendeu nada, né? Não a toa aquilo está no capítulo 8, ou seja tem + 7 introdutórios à ele.

Mas façamos uma analogia boba... imagine alguém empurrando uma criança num balanço num parque (bons tempos). Se empurrar fraquinho a criança mal sai do lugar e se for forte d+ ela pode dar a volta. Também tem que empurrar na hora certa  e com carinho. A diversão está em sincronizar as empurradas com a cadência do balanço. Este 'momento' é a tal freq de ressonância onde há um vai e vem equilibrado de correntes entre o L e o C. Se bem que isso tá + relacionado a um oscilador LC mas fica aí...

50 minutos atrás, GabriNardari disse:

seria a frequência em que para de funcionar??

Não exatamente. Seria a frequencia em que as 'resistências' do capacitor e indutor são iguais. Ou seja abaixo dela o indutor leva o sinal a terra e acima, o capacitor leva. Isso pro circuito LC paralelo...

parallel-lc-resonant-circuit-l.jpg

(não se assuste pois você não vai ver isso no livro do Gabriel kk)

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Certo. Então supondo que a frequência de corte do passa-baixa seja de 250Hz, então o resistor só conduziria energias ate este valor e o resto seria descartado pelo capacitor para o terra?? E no passa-alta a frequência de corte seria 4KHz, então o capacitor só deixaria energias acima disso passar e as abaixo seriam descartadas ao terra pelo resistor. Isto que estas calculadoras mostram certo?

adicionado 1 minuto depois
agora, GabriNardari disse:

Certo. Então supondo que a frequência de corte do passa-baixa seja de 250Hz, então o resistor só conduziria energias ate este valor e o resto seria descartado pelo capacitor para o terra?? E no passa-alta a frequência de corte seria 4KHz, então o capacitor só deixaria energias acima disso passar e as abaixo seriam descartadas ao terra pelo resistor. Isto que estas calculadoras mostram certo?

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Não exatamente. Seria a frequencia em que as 'resistências' do capacitor e indutor são iguais. Ou seja abaixo dela o indutor leva o sinal a terra e acima, o capacitor leva

Ou isto que você disse só funciona para sistemas LC e não RC??

Postado

Este eh m ais ou menos o esquema que estou pensando agora.

Filtros-schematic.png

adicionado 2 minutos depois

O led vermelho pegaria as frequências maiores, o verde as menores, e aquelas que fossem descartadas brilhariam ao azul.

• Membro VIP
Postado

Seu esquema tá muito errado amigo. Talvez (só talvez) você esteja montando menos errado na prática.

1 hora atrás, GabriNardari disse:

Então supondo que a frequência de corte do passa-baixa seja de 250Hz, então o resistor só conduziria energias ate este valor e o resto seria descartado pelo capacitor para o terra?? E no passa-alta a frequência de corte seria 4KHz, então o capacitor só deixaria energias acima disso passar e as abaixo seriam descartadas ao terra pelo resistor

Sim amigo é tipo isso sim.

Postado

@GabriNardari, eu também mal comecei a entender os transístores, talvez eu esteja errado mas tenho a impressão de que o erro acima está em pensar que a saída do transistor é na base, quando a saída é no coletor.

Olha só o exemplo abaixo:

x0mSp.png.452c946d0673d5fdeb53535512cf9a13.png

É fácil: quando o interruptor SW1 está aberto, o positivo chega na lâmpada LAMP1 mas o negativo não. O negativo "sobe" pelo emissor do transistor e fica ali, parado.

Agora, se ligar aquele interruptor, fechando o circuito, o positivo "cutuca" a base do transistor e aí, sim, ele deixa o negativo passar, chegar à lâmpada, fazendo que que ela acenda.

O que tem que ir na base desses seus transístores é a saída dos filtros. Os LEDS ficam no positivo direto e com o negativo cortado pelo transistor. Aí, quando determinado filtro deixar a energia passar, essa energia bate na base do transistor, que, por sua vez, abre o negativo para passar para o LED e aí ele acende. Se for o filtro que deixa passar graves, quando tocar um grave, esse LED acende. E assim com os outros filtros.

Mas tem uma coisa: corrente de som é alternada. Ou seja, um hora é positiva e na outra, negativa. Por isso é que o cone do altofalante fica indo e vindo... Isso não vai prejudicar muito seus LEDs mas é uma coisa que você tem que saber.

Cara, pelo pouco que conheço mas vendo o que você está fazendo, se posso dar palpite, baixe o livro do Gabriel, que a Isadora falou... não pule nenhum capítulo e num instantinho você vai entender isso tudo rapidinho.

Postado
35 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

erro acima está em pensar que a saída do transistor é na base, quando a saída é no coletor.

Nem sempre a saída para a carga é no coletor, dependendo do que se deseja fazer pode ser no emissor também.

Foi por isso que eu disse acima:

Em 23/07/2020 às 04:47, Renato.88 disse:

Os transistores estão invertidos... 

Na base se coloca a entrada do sinal, no caso o seu som. 

Mencionei apenas sobre a base, pois o emissor pode servir para acionar a carga quando precisamos de uma configuração chamada "seguidor de emissor" muito usada em fontes de alimentação e amplificadores de áudio do tipo linear.

Postado
30 minutos atrás, Renato.88 disse:

Nem sempre a saída para a carga é no coletor, dependendo do que se deseja fazer pode ser no emissor também.

Foi por isso que eu disse acima:

Mencionei apenas sobre a base, pois o emissor pode servir para acionar a carga quando precisamos de uma configuração chamada "seguidor de emissor" muito usada em fontes de alimentação e amplificadores de áudio do tipo linear.

Desculpe, eu que inverti na hora de fazer o esquema, mas as ligações dos transistores estão certas863229452_Filtros-schematic(1).thumb.png.d46650b1ae8ea9432ea9a78718bf9b9e.png

Postado
5 horas atrás, GabriNardari disse:

Então supondo que a frequência de corte do passa-baixa seja de 250Hz, então o resistor só conduziria energias ate este valor e o resto seria descartado pelo capacitor para o terra?? E no passa-alta a frequência de corte seria 4KHz, então o capacitor só deixaria energias acima disso passar e as abaixo seriam descartadas ao terra pelo resistor. 

É, na teoria é isso.

Mas na prática (agora que estou vendo o seu circuito de maneira correta) não é bem assim.

O transistor aciona o Led com apenas 0,7V ali da base para o emissor, isolar as tensões de acordo com sua faixa de frequência usando apenas um resistor e um capacitor não funciona, precisa de mais alguma coisa.

Já deve ter percebido que os Leds não acompanham o som da maneira que deseja.

Para um melhor aproveitamento, os filtros (principalmente o passa-faixa que é mais crítico) precisam de um elemento ativo, trabalhando numa realimentação pra fazer o corte (ou não).

Pode ser um transistor ou um amplificador operacional:

121613_2004_projetofilt12.png?w=376

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!