Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Thaiky Hirota

CPU ryzen 3 3100

Board Gigabyte B350 

RAM 2x8 XPG 3000mhz

SSD Adata Swordfish, 250GB, M.2 PCIe

Gabinete Gamer Corsair Carbide Series Spec Delta RGB

Fonte Cougar VTC500 500W 

GTX 1660 super Galax 

Comprei tudo na kabum e a CPU na terabyteshop. 

Primeiro comprei todos componentes menos a CPU e Vídeo. Eu iria comprar um Ryzen 3 3200G. Por isso escolhi essa fonte mais fraca. O valor seria dentro dos R$ 3000 

Porém comecei a ver coisas e pensar em futuros upgrades. Acabei descobrindo um jogo que me interessou jogar e não iria rodar. (hell let loose). 

Então vi o Ryzen 3 3100 e o custo benefício envolvido. Achei essa placa em uma promoção (2000 em 10x) e comprei parcelado. 

Diz a lenda que a fonte vai ficar no limite. Espero que dê conta. 

No meio do caminho descobri que uma alternativa para placa off board, seria comprar na China. Vendem placas usadas por um valor interessante. 

Não sei como seria a questão de comprar tudo do "mais barato", mantendo o Ryzen 3 3100 + uma placa off board.  

O que realmente vale a pena é essa CPU 

Postado
46 minutos atrás, oliver zancul prado disse:

Primeiro comprei todos componentes menos a CPU e Vídeo. Eu iria comprar um Ryzen 3 3200G. Por isso escolhi essa fonte mais fraca. O valor seria dentro dos R$ 3000 

Não tenho certeza porque esse modelo de fonte não está em nenhuma lista das que eu tenho. Fico com receio pela qualidade, sendo que 500W muito mais do que você precisa. O problema é a qualidade, e fonte de má qualidade reduz a vida útil do PC inteiro.

Postado

@oliver zancul prado O 1600 ainda seria uma boa opção nessa faixa de preço, mas com 6C, 12T. Não vi comparação dos dois ainda. Depois conte como ficou.

adicionado 0 minutos depois

Só não curti a fonte. Achou reviews boas dela?

adicionado 4 minutos depois

Esse modelo VTC parece ser recente. Não acho review dele em lugar algum e ele nem consta na lista da PSU review database.

adicionado 8 minutos depois

Correção, achei um review bem superficial dela: https://informaticacero.com/review-fuente-de-poder-cougar-vtc500/

Postado

@WOZ Dods pelo que vi na comparação entre 1600 e 3100, a diferença geral é pequena https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-3-3100-vs-AMD-Ryzen-5-1600/3715vs2984 

O problema é que eu comprei a fonte antes de decidir ter a placa off board. E não tem mais como reverter (já chegou). Só falta chegar o processador. 

Vi outros reviews que falam o mesmo que esse: Que ela é boa, mas simples. E que não tem cabos encapados. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, oliver zancul prado disse:

O problema é que eu comprei a fonte antes de decidir ter a placa off board. E não tem mais como reverter (já chegou). Só falta chegar o processador. 

Eu trocaria. Fonte de baixa qualidade é sinônimo de baixa durabilidade de qualquer sistema. Pelo valor dessa fonte você provavelmente teria opções melhores no mercado.

Vi outros reviews que falam o mesmo que esse: Que ela é boa, mas simples. E que não tem cabos encapados. 

Não tem nem como saber qual é o projeto interno dela, pois ela simplesmente não está listada em lugar algum. Dada a história da marca, que é no geral de qualidade medíocre, eu não confiaria jamais. Saliento que se puder trocar, troque, logo.

pelo que vi na comparação entre 1600 e 3100, a diferença geral é pequena https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-3-3100-vs-AMD-Ryzen-5-1600/3715vs2984 

A diferença é sim pequena, mas para certos jogos, especialmente os da próxima geração, o R5 1600 AF (que na verdade é um 2600) trará maior desempenho simplesmente por ter mais núcleos e threads. O 3100 não fica muito atrás, mas pelo custo infelizmente não é a melhor opção. Se fosse preço US, seria uma boa opção, mas o custo Brasil está péssimo.

Postado

@WOZ Dods não lembro o valor do 1600 no dia que eu comprei, mas o 3100 peguei em um valor um pouco melhor. 

O que me agradou foi a tecnologia mais nova. Acho que se tivesse ambos pelo mesmo valor, ainda escolho o 3100. Acho que vai durar mais tempo.  

Mas agora já era, tanto CPU como fonte.  To contando os minutos para mexer com o PC. ***** que não tenho paciência/tempo para aprender a montar.  Já montei muito antes, mas era outro esquema. 

• Curtir 1
Postado
Em 25/07/2020 às 15:36, oliver zancul prado disse:

O que me agradou foi a tecnologia mais nova. Acho que se tivesse ambos pelo mesmo valor, ainda escolho o 3100. Acho que vai durar mais tempo.  

O 3100 deve consumir menos e para a maioria dos jogos atuais terá desempenho idêntico. Somente em alguns jogos que fazem uso de multi threading, e com isso jogos futuros certamente farão, você verá qualquer diferença. Nos benchmarks que vi os dois ficaram em par.

Em 25/07/2020 às 15:36, oliver zancul prado disse:

Mas agora já era, tanto CPU como fonte.  To contando os minutos para mexer com o PC. ***** que não tenho paciência/tempo para aprender a montar.  Já montei muito antes, mas era outro esquema

Não sei você, mas acho extremamente gratificante montar PCs. É o tipo de trabalho que você tem uma vez, mas se paga eternamente, ou pelo menos enquanto ele durar. :P

Postado

Pegando carona no topico do amigo e podendo gastar mais ou menos o que ele gastou que é 3000,00 to querendo fazer um upgrade.

sair de Processador: I5 4440 MOBO: GA B85M - D3PH MEMO: 8Gb Kingston
VGA: MSi Armor RX580 8Gb HD:1TB Powered: Fonte Seasonic 520w

Não vou trocar a vga, somente mobo process e memoria....consigo alguma coisa que realmente faça um upgrade ou é jogar dinheiro fora. Digo na questão de no futuro trocar pra uma placa de video mais parruda 

Postado
7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Willianttt Com esse dinheiro cai bem um Ryzen 5 3600, MB da lista abaixo, memória do link: Memória Geil EVO Potenza AMD, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16 - GAPB416GB3200C16ADC

MBs:

• Gigabyte AB350M DS3H V2
  • Gigabyte B450M DS3H
  • Gigabyte B450 Aorus M
  • MSI B450M PRO VDH 
  • MSI B450 Tomahawk

e dessas mobos , entre duas quais você escolheria ?

com esse setup você sabe me falar se eu trocar a minha vga  por uma nvidia 2070 vai de boa ? monitor de 1080p com tudo no máximo 

Postado
Em 27/07/2020 às 00:15, WOZ Dods disse:

Não sei você, mas acho extremamente gratificante montar PCs. É o tipo de trabalho que você tem uma vez, mas se paga eternamente, ou pelo menos enquanto ele durar. :P

Sim. O esquema é montar e também instalar tudo. Mas hoje eu tô muito enferrujado e acho que a questão ficou mais complexa. Eu teria que ficar estudando e assistindo muita coisa para conseguir montar.  Também para instalar windows, acho que não faço isso a uns 20 anos. (uso linux). Todos os drivers, aplicativos, etc. Não tenho nem noção do que precisa ou do que existe.  Abandonei o windows, PC gamer e PC desktop e estou usando notebook com linux a muito tempo.  

O cara que está montando disse que não tem conector suficiente na placa-mãe, para ligar os FANS do gabinete. E ai vai ligar na fonte. Vou ter que ver isso depois, pois imagino que seja melhor estarem ligados à placa-mãe. 

Postado
59 minutos atrás, oliver zancul prado disse:

O cara que está montando disse que não tem conector suficiente na placa-mãe, para ligar os FANS do gabinete. E ai vai ligar na fonte. Vou ter que ver isso depois, pois imagino que seja melhor estarem ligados à placa-mãe. 

Normal. Quase todo PC é assim. Mesmo as melhores placas mãe tem poucos conectores. Se quiser limitar a velocidade das ventoinhas basca colocar um controlador de velocidade depois.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!