Ir ao conteúdo

Diferença entre formatar e restaurar

Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Postado

gente pode parecer uma pergunta meio ruim, mas eu sempre restaurei o pc usando a própria ferramenta de restauração do windows e sempre achei que fosse a mesma coisa que formatar.

uma formatação e a própria restauração do windows 10 são completamente diferentes?

eu sempre fui na opção de remover tudo (configurações, aplicativos e arquivos pessoas), isso equivale a uma formatação?

estou com um problema no qual a tela simplesmente fica preta, e quando volta ela tá congelada, não sei se é um problema de hardware mas queria eliminar a opção de formatar o pc.

• Solução
Postado
2 minutos atrás, phase1 disse:

uma formatação e a própria restauração do windows 10 são completamente diferentes?

sim, quando você formata, você apaga TUDO do hd ou ssd e instala uma versao nova e limpa, sem resquicio de outras por cima..

• Amei 1
  • Coordenador
Postado

Leia sobre o Fresh Start do Windows 10

Citação

A opção Restaurar o PC restaura o Windows para as configurações originais baseadas na imagem criada pelo fabricante do computador (principalmente em notebooks), enquanto a Fresh Start instala um Windows "do zero" baseado no Windows 10 disponibilizado oficialmente pela Microsoft.

Além disso, a opção Fresh Install instala a versão mais atual disponibilizada pela Microsoft, enquanto a opção "Restaurar o PC" instala a versão originalmente instalada no computador.

O Fresh Start reinstala o Windows "do zero" sem que você precise utilizar um pendrive, DVD, arquivo ISO ou, como no Windows 8.x, uma partição escondida no disco rígido que serve para isso.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Formatar você enfia hoje o pendrive com o Windows 10 na máquina e diz ali "apagar tudo, zerar, pode deletar os nudes" e começa do zero.

Não é pelo sistema aí que já tá instalado, você vai fazer isso na hora que ligar o PC e iniciá-lo pelo pendrive, zerando tudo o que estava no HD/SSD.

O próprio "fresh start" ainda deixa alguns resquícios do sistema anterior. Se quer do zero baixa o creation tools, prepare o pendrive e mãos a obra.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
1 hora atrás, phase1 disse:

estou com um problema no qual a tela simplesmente fica preta, e quando volta ela tá congelada, não sei se é um problema de hardware mas queria eliminar a opção de formatar o pc.

Qual a configuração completa de seu PC?

E quando começou estes sintomas de tela preta? (instalou algo, mudou alguma peça)

1 hora atrás, phase1 disse:

eu sempre fui na opção de remover tudo (configurações, aplicativos e arquivos pessoas), isso equivale a uma formatação?

São diferentes. Formatar resumidamente é limpar todos os arquivos (inclusive os ocultos) da unidade ou partição (HD/SSD), que por consequência também varre o sistema operacional (se for a unidade onde ela estava instalada), podendo usar depois apenas como unidade/partição de armazenamento ou instalar o mesmo ou outro sistema. Claro, existe outros detalhes mais técnicos envolvidos, mas não sei explicar em teoria.

EDIT: Já ia esquecer o essencial... Formatar pode alterar o sistema que os arquivos serão armazenados na unidade, sendo por exemplo o FAT32, NTFS e outros. Como exemplo, um pendrive pode não ser lido em um rádio ou player se o formato não for compatível.

A restauração seria como já explicaram antes, uma forma própria do sistema em "deixar aos padrões de fábrica" do sistema, por assim dizer. O que mais se assemelha a restauração que você se refere seria a instalação do zero do sistema, na qual popularmente falamos "formatar".

Apenas para esclarecer, formatar originalmente não tem haver explicitamente com o sistema operacional, porém é o dito popular usar a palavra formatar em associação com instalação limpa de um sistema.

• Amei 1
Postado

@rodrigo.dcvieira @mick 07 @Phoenyx

@Lost Byte entendi, muito obrigado pessoal, esclareceram super bem :)

adicionado 3 minutos depois

@Lost Byte oi amigo, então minhas configurações são essas:

eu usava uma gtx 1050 mas retirei.

i3 7100 3.9ghz

h110m-cs/br

4gb ram ddr4 2666

4gb ram ddr4 2133

fonte gx550 cooler master storm

eu expliquei tudo o que tá ocorrendo agora no meu computador em outro post: 

esse post era mesmo porque eu quero fazer uma formatação e provavelmente irei fazer o quanto antes, mas é que eu também tô com outro problema, aí só queria sanar essa dúvida logo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...