Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um pacote de internet de 240MB mas só está chegando 100MB no meu compuador, que fica ligado no cabo de rede. Olhando o gerenciador de tarefas durante um Speed test, a parte de rede fica em 100% de uso. Minha placa-mãe vem um uma placa de rede integrada de 10/100/1000MB, é uma Gigabite AB350M. Já tentei ir na configuração de rede mudar para 1GBit full duplex, mas ou fica em 100MB ou cai pra 10MB ainda com 100% de uso no gerenciador de tarefas. Drives de rede estão todos atualizados, o tecnico do fornecedor da internet também não soube resolver, alguém tem alguma ideia do que pode ser? Segue print de um speed test. 

image.png

Postado

@Murilo M. Eu sei pouca coisa, mas o que eu sei acho que pode lhe ajudar.

Existem alguns cabos de rede que só "passam" 100mb.

adicionado 2 minutos depois

@Murilo M. Eu acredito que poderia ser no roteador, mas como você disse que é no seu computador acredito que os outros aparelhos, como o  seu celular, chegam a 240 ou perto disso né?

Postado

Todo o ambiente tem que ser compatível com o modo Gigabit

Modem ou roteador

Cabo de rede Cat5e ou superior

Placa de rede gigabit no computador

• Obrigado 1
Postado

Para uso doméstico o CAT6 o suficiente, para uso externo é interessante o CAT6 BLINDADO
No mundo corporativo temos
CAT6A
CAT7
CAT7A
CAT8
Para cada categoria temos a variante BLINDADO
Assista um vídeo sobre o assunto

• Obrigado 2
Postado

@Murilo M. Lembre de atualizar seus drivers da placa de rede também. Se é onboard, baixe direto do site do fabricante da placa-mãe (juntamente com todos os outros que tiver lá) e instale. Se for offboard, baixe do fabricante da placa de rede.

Muitas vezes os drivers genéricos do windows não são capazes de usar todos os recursos da placa, então instalar os drivers corretos é o primeiro passo para ter tudo funcionando bem. Mesmo que seu cabo seja CAT5, se a placa for de qualidade ainda vai superar 100 Mbps. Se for no status da placa, provavelmente vai falar lá que está limitado. Se souber o modelo da sua placa-mãe podemos ver também se sua placa de rede onboard é compatível com gigabite, qual é necessário para atingir velocidades superiores a 100 Mbps.

• Obrigado 1
Postado

Minha placa-mãe é uma Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2. Quando vi que a internet estava limitada, a primeira coisa que fiz foi atualizar o driver, baixei direto do site da Realtek que é a fabricante da minha placa de rede onboard. Vi em algum lugar aqui nas configurações uma aba que mostra toda a configuração do computador, e uma delas era a de internet que estava marcando 100MB. Mudando nas configurações da placa rede na parte e Speed & duplex para 1GBit continuava em 100Mb, mas se mudar para 10Mb half ou full duplex a informação lá muda para 10MB e a internet fica realmente limitada a 10MB. Não sei se é alguma outra configuração ou um outro driver que está limitando. 

Postado

@WOZ Dods @Murilo M. Quando o cara foi colocar o cabo de rede ele colocou so uns 4 ou 3 fio, não sei direito, daí estava limitando a 10Mb minha internet.

Comprei um novo cat5 e agr deu de boa os 50mb q é minha internet.

adicionado 0 minutos depois

Se eu não me engano o nome é crimpar.

Postado

@Murilo M. O que o @Gabriel Tomas  falou, por mais desconexo que pareça, é bem condizente com sua situação. Entenda, você tem três questões na sua frente.

1. Qual é a velocidade efetiva do roteador: isso vai depender da sua provedora, e devemos presumir que ela te equipou com um produto capaz de fornecer a velocidade contrata (sempre vale conferir o manual). 
  2. Qual é a velocidade máxima de transmissão da sua placa de rede: basta ler as especificações, manter as configurações PADRÃO e instalar os drivers corretos.
  3. A qualidade do seu cabo de rede: Para qualquer coisa acima de 100 Mbps, é recomendado CAT 5e ou superior. CAT 6 é ideal em todas as situações, e eu mesmo já tive dores de cabeça com CAT 5e na minha rede doméstica. Se não tiver cabo adequado, invista nisso. 

Enfim, observe essas três questões e lembre-se de que você, como consumidor, deve ser respeitado. Se você verificar tudo e estiver 100% em dia com essas obrigações, passe o problema para a operadora e depois para a Anatel, pois infelizmente temos um enorme volume de operadoras que agem de má fé hoje. 

• 6 meses depois...
Postado

Olá. Estou reativando" esse tópico porque, no meu caso, a placa é Gigabit Ethernet (onboard, MB GA-A320M-H), o modem também, e o cabo é CAT 5e, e já fiz as configurações recomendadas, de colocar a opção da configuração de rede em 1Gbit, e nada! Alguém tem uma luz aí?

Postado
Em 13/02/2021 às 18:51, farache disse:

Olá. Estou reativando" esse tópico porque, no meu caso, a placa é Gigabit Ethernet (onboard, MB GA-A320M-H), o modem também, e o cabo é CAT 5e, e já fiz as configurações recomendadas, de colocar a opção da configuração de rede em 1Gbit, e nada! Alguém tem uma luz aí?

Se seu driver está correto, se sua MB suporta Gigabit (convém ver no site da fabricante, nas especificações da MB) e ainda sim não consegue atingir sua banda total, resta questionar a operadora e o modem provido.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se seu driver está correto, se sua MB suporta Gigabit (convém ver no site da fabricante, nas especificações da MB) e ainda sim não consegue atingir sua banda total, resta questionar a operadora e o modem provido.

Rapaz, acabei esquecendo de postar aqui que descobri o problema - o cabo: uma daquelas trilhas que ficam no conector quando a gente crimpa, de um dos lados, estava com falha (mais precisamente a número cinco). Esqueci que tinha um testador de cabo aqui e quando lembrei, que coloquei, descobri. Pior é que só descobri assim, porque como era somente uma falha, às vezes funcionava e às vezes não - então quando testei o cabo em outro computador ele deu certo, por isso que achei que não fosse ele, mas quando voltei, deu errado, e daí só achei mesmo quando coloquei no teste, porque a luz 5 não acendeu! Então, tudo certo agora!

• Curtir 1
  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...