Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve pessoal, sou um pouco leigo quando se trata de memória ram, não sabia que elas tinhas frequências diferentes até então, tenho um pente de 16gb 3000mhz corsair e um pente de 8gb 3200mhz t-force, como elas são fabricantes e frequências diferentes, fiquei curioso para saber a quanto elas estão "rodando" em conjunto, conforme eu destaquei na imagem queria saber se esse é o local certo que diz a frequência total que está desempenhando no meu computador, se for, porque está tão baixa? e caso não for, em qual aba devo ver? desde já, agradeço!

Sem título.png

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Luiz Miguel Nunes da Silva disse:

@Math.Pi Minha placa-mãe é a asus prime h310m-e/br, por acaso relógio de barramento seria onde diz quantos mhz ela suporta? no caso aqui aparece "Relógio de Barramento:

2400 MHz, 2133 MHz, 2666 MHz"

Isso deve ser o perfil de frequências JEDEC.

Citação

Intel® H310 Chipset
Memória 2 x DIMM, máximo de 32GB, DDR4 2666/2400/2133 MHz Non-ECC, Un-buffered
Arquitetura de memória: Dual Channel
Suporta Intel® Extreme Memory Profile (XMP)
* Consulte www.asus.com.br ou o manual do usuário para a lista de vendedores qualificados de memória.
* A freqüência de memória máxima suportada varia de acordo com o processador
**Módulos de Memória DDR4 2666MHz ou superiores irão funcionar na velocidade máxima de 2666MHz em processadores Intel® de 8ª Geração com 6-cores ou superiores.

https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-H310M-E-BR/specifications/

Postado

Te aconselho a usar o máximo que a placa permite (2666 MHz), pois acima disso você estaria fazendo overclock, mas o chipset H310 não suporta overclock.
O CPU-Z sempre mostra a velocidade real da memória, que é sempre a metade da velocidade informada. (DDR singifica Double Data rate, ou seja ela dobra a frequência real dela).

• Curtir 1
Postado
23 horas atrás, fabkinder disse:

Te aconselho a usar o máximo que a placa permite (2666 MHz), pois acima disso você estaria fazendo overclock, mas o chipset H310 não suporta overclock.
O CPU-Z sempre mostra a velocidade real da memória, que é sempre a metade da velocidade informada. (DDR singifica Double Data rate, ou seja ela dobra a frequência real dela).

Quando eu seleciono na bios 2666mhz não da video apos salvar essa configuração, tenho que deixar em AUTO, será que é pelo falo de eu ter um pente de 3000mhz e o outro de 3200mhz? e você poderia me recomendar uma placa-mãe que suporte mais de 3200mhz? obrigado!

Postado
agora, Luiz Miguel Nunes da Silva disse:

Quando eu seleciono na bios 2666mhz não da video apos salvar essa configuração, tenho que deixar em AUTO, será que é pelo falo de eu ter um pente de 3000mhz e o outro de 3200mhz? e você poderia me recomendar uma placa-mãe que suporte mais de 3200mhz? obrigado!

Os processadores Intel suportam sem overclock o máximo de 2666MHz de frequencia de memórias e, dependendo do processador, 2400MHz. Quem delimita a frequencia nos Intel é o processador, pois só as versões com a letra K no final são liberadas para overclock..

O ideal também é sempre usar dois pentes de memória da mesma frequencia e com os mesmos chips de memória.

Quanto à recomendação da placa-mãe vai depender se tu quiser manter o mesmo processador que tu tens hoje, aliás, você ainda não disse qual processador está utilizando.

Postado
agora, fabkinder disse:

Os processadores Intel suportam sem overclock o máximo de 2666MHz de frequencia de memórias e, dependendo do processador, 2400MHz. Quem delimita a frequencia nos Intel é o processador, pois só as versões com a letra K no final são liberadas para overclock..

O ideal também é sempre usar dois pentes de memória da mesma frequencia e com os mesmos chips de memória.

Quanto à recomendação da placa-mãe vai depender se tu quiser manter o mesmo processador que tu tens hoje, aliás, você ainda não disse qual processador está utilizando.

i3-9100f.

Mas de qualquer forma a minha placa-mãe só vai até 2666mhz, eu trocando para uma placa que suporte mais não estaria resolvendo meu problema? para que eu não precisa trocar as memorias para umas inferiores. 

Postado
4 minutos atrás, Luiz Miguel Nunes da Silva disse:

i3-9100f.

Mas de qualquer forma a minha placa-mãe só vai até 2666mhz, eu trocando para uma placa que suporte mais não estaria resolvendo meu problema? para que eu não precisa trocar as memorias para umas inferiores. 

Não, porque esse processador não suporta overclock e a frequencia máxima dele é de 2.400MHz.
Essa é a frequência máxima que tu vai conseguir deixar as memórias, independente da placa-mãe que tu colocar. É o processador que limita a frequência máxima. Os Intel novos também suportam só até 2.666MHz. 
Se você quiser mais que isso, vai precisar de um processador da linha K, como o i5-9600K e uma placa-mãe que suporte overclock.
Os AMD Ryzen 3000 suportam até 3.200MHz, mas aí tu teria que trocar todo o sistema.

Eu recomendo tu setar as memórias para trabalharem a 2.400MHz e ficar por isso. No fim, a diferença em jogos não dá nem 5 FPS.

Postado

@fabkinder Eu achava que ia fazer uma diferença um pouco maior que 5fps se conseguisse aumentar essas frequências, ainda bem que não muda muito, então se eu pegar dois pentes com a frequencia de 2666mhz vai ser melhor dos quais eu estou usando agora? como eu disse tenho um de 3000mhz da corsair(16gb) e o outro 3200mhz da t-force(8gb), estava pensando em pegar um outro pente de 16gb de 3000mhz da corsair para ficarem iguais, qual das opções você me recomendaria?

Postado
2 minutos atrás, Luiz Miguel Nunes da Silva disse:

@fabkinder Eu achava que ia fazer uma diferença um pouco maior que 5fps se conseguisse aumentar essas frequências, ainda bem que não muda muito, então se eu pegar dois pentes com a frequencia de 2666mhz vai ser melhor dos quais eu estou usando agora? como eu disse tenho um de 3000mhz da corsair(16gb) e o outro 3200mhz da t-force(8gb), estava pensando em pegar um outro pente de 16gb de 3000mhz da corsair para ficarem iguais, qual das opções você me recomendaria?

Se você conseguir setar os dois pentes para rodar a 2.400MHz (que é o máximo que teu processador suporta), eu ficaria com essas que tu tem.

Se não, eu sugiro você vender essas e pegar dois pentes iguais de 2.400MHz (quem sabe tu ganha um troco).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!