Ir ao conteúdo

Problema de crash e tela preta RX 5600 XT

Ir à solução Resolvido por Willian Orlando,

Posts recomendados

Postado

Bom, vou deixar o meu relato, eu comprei uma RX 5600 XT da Sapphire Pulse faz uns 3 meses começou a dar os mesmo problemas que os seus só que a minha não dava essa tela verde que muitos relatam, a minha travava muito o áudio principalmente quando utilizava a saída de áudio HDMI, depois de fazer tudo que podia percebi que ela melhorava no driver 20.9.1, mas ainda sim não ficava 100% o audio ainda travava e o Fifa fechava direto, ai decidi mandar para garantia na Pichau, eles resolveram em uns 10 dias, mas hoje recebi a nova e para a minha tristeza voltou a apresentar os mesmos problemas.

Por um acaso alguém sabe se nesse caso eu posso pedir a devolução do dinheiro ?

• Curtir 1
Postado
Em 16/10/2020 às 14:44, Leonardo Joia disse:

Bom, vou deixar o meu relato, eu comprei uma RX 5600 XT da Sapphire Pulse faz uns 3 meses começou a dar os mesmo problemas que os seus só que a minha não dava essa tela verde que muitos relatam, a minha travava muito o áudio principalmente quando utilizava a saída de áudio HDMI, depois de fazer tudo que podia percebi que ela melhorava no driver 20.9.1, mas ainda sim não ficava 100% o audio ainda travava e o Fifa fechava direto, ai decidi mandar para garantia na Pichau, eles resolveram em uns 10 dias, mas hoje recebi a nova e para a minha tristeza voltou a apresentar os mesmos problemas.

Por um acaso alguém sabe se nesse caso eu posso pedir a devolução do dinheiro ?

Boa noite. Cara, sendo bem específico em relação questões legais para um caso como esse. Sem entrar no mérito de questões específicas pelo fato de ser uma peça de hardware que precisaria ou não de algum conhecimento mais profundo para a instalação ok. 

O que a lei diz é que, Tu Leonardo, na condição de consumidor (destinatário final) comprasse um produto que apresentou defeito dentro do prazo de garantia. (legal 90 dias ou contratual 1,2, 3... anos conforme o fabricante/loja), tu verificou o defeito e entrasse em contato com loja que vende/fabricante. A partir deste momento, eles tem 30 dias para sanar o problema, mesmo que tu more no ACRE. 

no teu caso, te devolveram em 10 dias (essa é contagem que tu passou) digamos que tu envie novamente, o que importa é que, em no MÁXIMO 30 dias desde que tu verificou o defeito em garantia e comunicou a assistência, teu problema tenha sido resolvido. 

Eu, se estivesse no teu lugar agora, já acionaria novamente a garantia metendo uma pressão pra substituição/reembolso imediato. Caso passe os 30 dias, tem a opção de judicializar, o que estando com toda a documentação (nota fiscal etc) ok é 99% de certeza que consegues resolver. Mas claro, o ideal é que resolva sem necessidade de toda essa encrenca no judiciário. 

Eu já mandaria novamente e tocava um corneta pra pedir o reembolso. 

E pra sintetizar o que diz a lei. Prazo para SOLUÇÃO é 30 dias, não interessa se trocaram por produto novo. Se o novo deu defeito novamente, podes pedir reembolso direto e não tem essa de ter mais 30 dias, vez que muitos fabricantes estavam interpretando isso como se fosse algo "eterno". Passados os 30 dias, legalmente, não tem conversa de "vale compras em produtos da loja/fabricante, produto equivalente (mesmo que seja melhor, embora possas aceitar eventualmente)  Isso está sendo aplicado inclusive para bens com maior valor, como carros por exemplo. 

• Curtir 1
Postado

Caras, tudo isso é bem estranho. Acompanho o tópico hás certo tempo e gostaria de deixar o meu relato.

Eu peguei uma 5600XT Sapphire de um amigo, pois o preço estava muito bom, bem abaixo das lojas. Ela estava lacrada, zerada. Era da Kabum também.

O meu computador já vinha apresentando sinais estranhos e estava apresentando problemas com frequência. Quando troquei a placa de vídeo, formatei o PC. Após alguns dias de uso, notei que os crashs continuavam. Inicialmente até achei que tinha algo a ver com a GPU, mas depois de muito fuçar, cheguei na conclusão. O cabo SATA do SSD estava zoado. Troquei ele por um novo, nunca mais tive problemas.

Agora, voltando à GPU. Com a certeza que o resto do hardware está perfeito, pude finalmente testar a placa pra valer. Agora com praticamente 1 mês de uso, eu só tive 2 comportamentos estranhos.

1- Ao sair do jogo Left 4 Dead 2, o monitor ficou apagado. Tive que desligar e ligar novamente o monitor, apenas. Maaas, o jogo é velho pra *****, com update novo, Valve, engine zuada... Na mesma hora, um amigo meu que jogava comigo e tem outra totalmente diferente disse que a tela dele piscou também quando saiu. Ignorei, mas fiquei alerta;

2- Semana passada fui deixar uma stream e assistir e a tela começou a "chiar" e fazer barulho. Eu fui ver e ao mexer no cabo HDMI (na parte de trás do monitor) o problema parou. Parecia que estava meio de lado, mal encaixado.

Estou jogando diariamente. Eu ligo o computador as 18h00 e vou desligar as 01h00, ligado direto, jogando coisas diversas. Jogo Rocket League principalmente, mas tenho jogado BF4 (no High) e Borderlands 3 (no Ultra), sem qualquer sinal de problema na placa de vídeo. Que, inclusive, no BL3 fica a 99% de uso com certa frequência e não passa dos 66º. Mesmo com meu hardware limitado e com algumas quedas de FPS nesse último game (que é bem mal otimizado), eu consigo 70fps estáveis na maior parte do tempo.

Estou utilizando o driver mais recente e também o software da AMD. Nunca tive o problema de tela verde que muitos apresentam.

Bom, é isso. Sei que essa resposta não deve ajudar alguém, mas é um relato positivo da placa. Eu não estou com a Nota Fiscal agora, mas acho que ela não é dos últimos lotes... Deve ser de Maio/2020, no máximo, acho.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Meu pc, montado todo do 0 na pichau há 1 mês, usa o modelo rx5600xt da asrock com 3 ventoinhas.

Ele ta dando esse problema de tela verde seguido de restart da máquina. Baseado nos comentários desse thread já abri o pedido de refund

• 2 semanas depois...
Postado
Em 02/11/2020 às 14:24, MatheusRodriguees disse:

Minha rx 5600xt da asus chegou no sábado, só abrir algum jogo que da tela preta e apresenta problemas.. complicado.

Oi MatheusRodriguees. Eu comprei uma Asus Dual RX 5600 XT EVO-DUAL-RX5600XT-T6G-EVO na Kabum. O modelo que comprou é o mesmo? Comprou na Kabum? Fiquei apreensivo agora, ainda não recebi a placa.

Postado
27 minutos atrás, marcooc disse:

Oi MatheusRodriguees. Eu comprei uma Asus Dual RX 5600 XT EVO-DUAL-RX5600XT-T6G-EVO na Kabum. O modelo que comprou é o mesmo? Comprou na Kabum? Fiquei apreensivo agora, ainda não recebi a placa.

Oi@marcooc , comprei essa mesma placa na Kabum e tive tela preta com o PC reiniciando logo em seguida. Espero que você não tenha esse azar, porque isso é frustrante demais..

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, voiDzera disse:

Oi@marcooc , comprei essa mesma placa na Kabum e tive tela preta com o PC reiniciando logo em seguida. Espero que você não tenha esse azar, porque isso é frustrante demais..

Valeu pela resposta @voiDzera! O que você fez? Devolveu a placa? Pediu RMA? Já estou pensando em devolver a placa sem nem abrir. 

Postado
11 minutos atrás, marcooc disse:

Valeu pela resposta @voiDzera! O que você fez? Devolveu a placa? Pediu RMA? Já estou pensando em devolver a placa sem nem abrir. 

Terça-feira abri uma solicitação com a Kabum e hoje me responderam pra entrar em contato com a ASUS. Já solicitei para trocarem a placa e estou esperando a resposta.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, voiDzera disse:

Terça-feira abri uma solicitação com a Kabum e hoje me responderam pra entrar em contato com a ASUS. Já solicitei para trocarem a placa e estou esperando a resposta.

Muito desagradável isso heim! Agora essa da Kabum pedir pra você entrar em contato com a Asus é bola fora. A obrigação é da loja entrar em contato com a Asus e não você.

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, MatheusRodriguees disse:

@marcooc Foi essa mesmo, entrei em contato com a Kabum e em 1 semana me devolveram o dinheiro, vou esperar a Black Friday e pegar uma rtx 2060.

Valeu @MatheusRodriguees pela resposta. Você falou o que pra devolver? Foi no prazo de 7 dias pra arrependimento?

Postado

@voiDzera Cara não tem essa de mandar entrar em contato com fabricante. Quem vendeu tem que resolver e não interessa se o fabricante tem uma assistência ao lado da sua casa. Se você quiser, a loja tem que resolver. 

Postado
Em 15/11/2020 às 14:50, MatheusRodriguees disse:

@marcooc sim, falei que deu problema e queria meu dinheiro de volta, achei que não iam aceitar porque a caixa tava rasgada mas devolveram de boa, só tô esperando o dinheiro cair na conta agora.

@MatheusRodriguees Pode me dizer quais o jogos que deram tela preta e qual sua configuração (processador, memórias, placa-mãe e fonte)? Pretendo tentar reproduzir um cenário semelhante ao seu pra ver se acontece o mesmo. 

Postado

@marcooc Far cry 5 no jogo rodou 5/10 minutos, quando tentava rodar o benchmark dele travava logo no começo, The witcher 3 travava no loading.

The division 2

Os jogos sempre travavam em momentos aleatórios as vezes jogava 2 minutos e travava as vezes 20, as vezes nem passava do loading.

Ryzen 5 1600AF

16gb de ram

Fonte coolermaster mwe 450w 80plus bronze ( testei com uma vs550w e deu o mesmo problema)

placa-mãe a320 da gigabyte

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, MatheusRodriguees disse:

@marcooc Far cry 5 no jogo rodou 5/10 minutos, quando tentava rodar o benchmark dele travava logo no começo, The witcher 3 travava no loading.

The division 2

Os jogos sempre travavam em momentos aleatórios as vezes jogava 2 minutos e travava as vezes 20, as vezes nem passava do loading.

Ryzen 5 1600AF

16gb de ram

Fonte coolermaster mwe 450w 80plus bronze ( testei com uma vs550w e deu o mesmo problema)

placa-mãe a320 da gigabyte

@MatheusRodriguees Obrigado pela resposta. Minha configuração é um pouco diferente, mas é também AMD. Vou ver pelo menos um desses jogos que mencionou, pois os que tenho são Battlefield V, Pubg,  need for speed, COD, e outros mais antigos. Valeu mesmo! 

Postado

Vim dar um retorno a todos. Recebi hoje a Asus Dual RX 5600 XT EVO-DUAL-RX5600XT-T6G-EVO. Já fiz alguns testes, PUBG, Battlefield 4 e 5, GTA 5. Não houve nenhum problema até o momento.

Achei a placa bonita com uma construção aparentemente bem robusta, parece que ela tem 7 ou 8 fazes, não posso confirmar, pois teria de desmontar o backplate e o sistema de refrigeração dela, o que eu não vou fazer neste momento. Nos testes foram mais de 30min em cada jogo.

A placa é bem fria e silenciosa a gpu não passou de 60ºC em nenhum jogo e as memórias o máximo foi de 66ºC, o vrm é muito frio. Vou continuar testando,  vou ver se uso o The witcher 3 ou The division 2, que o colega @MatheusRodriguees teve problemas, para ver ocorre aqui também. Tomara que não...  mas estou gostando muito da placa

GPU RX5600XT.jpg

Postado
1 hora atrás, MatheusRodriguees disse:

@marcooc construção dela é muito boa mesmo, ela é muito fria, dei azar mesmo kkk.

@MatheusRodriguees  Então, essas coisas acontecem mesmo, tecnologia está sempre sujeito a defeitos/ problemas. Mas bom que a loja não criou empecilho para devolver sua grana, e quem sabe você consegue pegar a RTX2060 com um super desconto de black friday. Vou continuar testando, de olho na RX 5600 XT. Valeu👍

Postado

Olá a todos, tudo bem?

Acompanho o tópico a algum tempo, criei uma conta só para dizer o meu relato e raiva com essa placa, no total já passaram 3 modelos dela pela minha mão.

Não sei por que raios de motivo, após determinado tempo (tempo esse aleatório podendo ser um dia após a instalação ou 3 meses depois) a placa apresenta defeito, o sistema não carrega após a tela de loading do windows a máquina acusa falta de sinal de vídeo (problema de driver) quando formato o sistema o mesmo carrega porém dá o mesmo problema quando tento instalar o driver de vídeo, gravei um vídeo para o RMA da loja (segue o link https://youtu.be/ImeSutwcxGg).

Enfim, após 3 meses de uso a primeira placa que comprei deu problema então entrei em contato com a loja (PIchau) e eles trocaram, me enviaram um modelo parecido e esse modelo deu problema após 1 dia de uso, enviei novamente e eles trocaram mais uma vez, porém deu problema novamente e entrei em contato com eles hoje (19/11) , ou seja, já passaram 3 modelos pela minha mão, sendo eles:

•  5600 xt phantom gaming d2
  •  5600 xt Challenger edition 
  •  5600 xt Challenger Pro OC edition.

Todas na realidade são mais do mesmo, depois dessa eu desisto da AMD quando a GPU.

Segue as configs do meu PC:

Ryzen 5 3500x

B450m Asus Prime

16gb de ram 3000mhz

SSD 240gb A400 + 1TB HD

Fonte Gigabyte P650W

Abraço a todos.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!