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Amigos, montei um interruptor usando um flip-flop em cima do CD4013 mas está variando... Pressionado o botão da chave, às vezes liga e outras vezes, bem... acaba ligando mas é preciso ser insistente. Se fecho a chave e a mantenho fechada, Q fica 1. Mas ao soltar a chave, às vezes Q volta a 0. Não consegui encontrar um padrão, algo como "se mantiver a chave fechada por mais ou menos tempo"... Desligar até agora não teve problema. A chave é metálica e todos os pinos estão devidamente conectados. Talvez seja problema com os valores de capacitor e resistor que conectam o clock ao terra: estou usando C=4,7uF e R=1k. Fiz umas tentativas com C=10uF e R=10K, por exemplo, mas não funcionou acho que porque foi no chute, na verdade não sei o que acontece quando se varia esses valores...

 

Poderiam me ajudar?

@Renato.88, rs...

Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

estou usando C=4,7uF e R=1k

Funcionam bem somente com 5V, outras tensões ficam capenga. 

 

E a única recomendação é a de sempre: capacitor de 47...100nF entre o 7 e o 14.

 

No último esquema seu que vi, lembro que colocou um RC no pino 4 de 1M e 100nF. 

Prefira outra faixa de valores como 10k e 10uF.

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2 horas atrás, Moyano disse:

Boa noite; Anexe o esquema, e que tipo de chave esta usando. 

Grato pela resposta e por favor desculpe se não envio desenho, @Moyano, mas o esquema é o que falei: Pinos 1 e 2 soltos, que tô usando o outro lado, negativo nos pinos de 3 a 8 e no 10, pinos 9 e 12 juntos, 14 no positivo, 13 indo para a base de um TIP122 e pino 11 - onde gostaria de melhorar - indo ao negativo via R=1k e C=4,7uF e a um dos lados da chave (metálica, como abaixo). Do outro lado da chave, positivo.

 

1884c3024c.jpg.404e5b714c6520671799fe332f4adc6e.jpg

 

 

2 horas atrás, Renato.88 disse:

Funcionam bem somente com 5V, outras tensões ficam capenga. 

 

E a única recomendação é a de sempre: capacitor de 47...100nF entre o 7 e o 14.

 

No último esquema seu que vi, lembro que colocou um RC no pino 4 de 1M e 100nF. 

Prefira outra faixa de valores como 10k e 10uF.

 

Botei 5,7v, Xará, que tem as perdas do TIP122. Como em seu coletor estavam aparecendo 4,3v e isso é o que estava indo para o amp e o bluetooth, aumentei o stepup para 5,7v. Como o 4013 é alimentado antes do TIP, tá recebendo 5,7v. Será que isso é problema, tão pouquinho assim?

 

Bem... vou botar o cap entre 7 e 14, realmente está sem... começo com 47uF e vamos ver.

 

Por fim, acabei ficando com 1k e 4,7uF, mesmo que R alta era para tentar com aquele botão emborrachado, lembra? Agora, 10k e 10uF... testei, também "trepida" mas não testei com esse novo cap entre + e - Vamos ver...

 

Confesso que cheguei a considerar um debouce através de um 555 mas, pô... se é prá por um 555 no interruptor, tiro o 4013, que o flip-flop do 555 (que você fez, inclusive) funciona bem. O problema do 555 é que já tô levando o positivo para o painel, que serve tanto para retornar a chave do 4013 quanto para os leds, ali... O 555 exigiria que eu levasse mais duas vias para o painel.

 

Será que o fato do positivo que vai ao clock do 4013 via chave não estar exclusivo para ele e sim sendo usado também para os leds ali influencia? Olha que, para o delicado circuito, baixíssimas tensão e corrente, tô usando um cabão ali, awg22... Mas será?

 

Brigadão, mais uma vez.

Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Como o 4013 é alimentado antes do TIP, tá recebendo 5,7v. Será que isso é problema, tão pouquinho assim?

São 14%. Se fosse um daqueles ci TTL das antigas já teria queimado kkk. 

Mas não acredito que este seja o problema. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Bem... vou botar o cap entre 7 e 14, realmente está sem... começo com 47uF e vamos ver.

 

Eu disse nF, e não uF.. 

De cerâmica, poliéster... 

Postado
59 minutos atrás, Renato.88 disse:

São 14%. Se fosse um daqueles ci TTL das antigas já teria queimado kkk.

 

Você falou, eu fui ver o ds e... não imaginava que fosse fazer tanta diferença. Pensei só nos limites de alimentação do chip. Mas realmente o tempo de propagação de um pulso no clock para Q é bem menor na medida em que a tensão aumenta. Aliás se a tensão aumentasse de 10v para 15v o tempo não alteraria tanto quanto aumentando de 5v para 10v... ou mesmo para 5.7. Se aumentasse de 5v para 10v o tempo ficaria 1/3, é mole? Olha lá:

 

520287611_4013tenso.thumb.png.a0bd7e53f28c091a82f712f02d09d4a9.png

 

Talvez seja isso. Porque antes de puxar o stepup para 5,7v, tava ótimo. Será que dá para reduzir o tempo de click alterando R e C? Tá 1k e 4,7uF...

 

E ainda bem que você falou, rs...

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Eu disse nF, e não uF.. 

De cerâmica, poliéster...

 

Já tinha começado a medir, ver se ia caber um eletrolítico, ali... O quadradinho azul, ufa! cabe. Aliás depois que você falou que lembrei desses caps, que você recomenda que fiquem bem perto do ci... Vai 100nF, então. Falha minha, rs...

 

Bom, se você tiver alguma ideia sobre R e C... enquanto isso vou colocando o cap, ali.

Postado
11 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Talvez seja isso. Porque antes de puxar o stepup para 5,7v, tava ótimo. Será que dá para reduzir o tempo de click alterando R e C? Tá 1k e 4,7uF...

Sim, da pra fazer pelo RC. Só não sei como, já que esses valores aí pra 5V eu encontrei na pura sorte Há bastante tempo já. 

 

Eu colocaria um diodo Ali no pino 14 pra derrubar a tensão para 5V, deixando os 5V7 indo somente Para o amplificador. Fio positivo dos botões e LEDs puxado depois do diodo, obviamente. 

  • Obrigado 1
  • Membro VIP
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14 horas atrás, rmlazzari58 disse:

um interruptor usando um flip-flop em cima do CD4013 mas está variando... Pressionado o botão da chave, às vezes liga e outras vezes, bem... acaba ligando mas é preciso ser insistente

Amigo cogite avaliar a possibilidade de talvez provavelmente quem sabe um circuito de debounce possa ajudar... ou não🤪

  • Curtir 2
Postado
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo cogite avaliar a possibilidade de talvez provavelmente quem sabe um circuito de debounce possa ajudar... ou não🤪

 

Boa! Tá nos Favoritos. A propósito, esse já ficou bom mas no próximo vou tentar uma dessas sugestões, um daqueles que invertem: deixam o positivo direto, dão o toquinho no clock com o negativo, usando um inversor tipo NOT. É que esses, pelo que entendi, previnem contra apertar o botão e ficar segurando-o - um hábito não tão saudável de usuários -  da seguinte forma: o clock é cutucado não quando a gente aperta o botão mas sim quando o solta.

 

Valeu, Isadora!

 

  

10 horas atrás, Renato.88 disse:

Eu colocaria um diodo Ali no pino 14 pra derrubar a tensão para 5V, deixando os 5V7 indo somente Para o amplificador. Fio positivo dos botões e LEDs puxado depois do diodo, obviamente.

 

1N4148 e voltou tudo ao normal com o botão. De quebra, um circuito que está ali, que eu não falei aqui mas que tinha sido prejudicado também (358 + 555 para piscar o led avisando que a bateria ficou abaixo de 3,2v mas tava piscando até com bat=3,8v), cuja alimentação é a mesma da do 4013, também voltou a ficar ok.

 

Mais uma vez obrigado!

 

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