Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Na empresa onde trabalho o sistema ERP é armazenado em um Oracle Linux, onde o protocolo de compartilhamentos de arquivos é o velho e inseguro SMB 1.0;

Estou tendo problemas nas estações Windows 10, onde eu ativo nos recursos do Windows o "Suporte para Compartilhamento de Arquivos SMB 1.0/CIFS". 

Marcando o Checkbox "Cliente SMB 1.0/CIFS". 

O problema é que depois de algumas horas de uso o recurso para de funcionar. DO NADA! 🥺

Sendo assim o ERP não funciona. E se eu verificar nos recursos do Windows, o chebox "Cliente..." continua marcado. 😤

Aí entra o pelego aqui em ação...  😡😡 tenho que desativar, reiniciar o PC, ativar e reiniciar o PC novamente até o protocolo SMB voltar a funcionar.  Só assim consigo conexão ao Oracle Linux.

Isso acontece apenas com as estações Windows 10 Pro.

Alguém já teve problemas com isso, poderia me dar uma ajuda?

Screenshot_1.png

Postado

aqui eu uso um servidor proprio pessoal, um dns-320L e ele tb so funciona nesse smb 1.0 e é a mesma coisa

mapeio a unidade, ela aparece normalmente, mas tem horas q o mapeamento some, outras eu inicio o pc e ele sequer é listado, me obrigando a reiniciar o pc novamente

enfim, esse problema persiste comigo há mais de ano e nunca dei um jeito.. ja segui alguns tutoriais na net, o maximo q consegui fazer foi evitar que o mapeamento sempre desaparecesse ao iniciar o windows q era o que acontecia quase diariamente aqui

resolvi isso mapeando a minha pasta compartilhada no servidor atraves do ip, antes eu usava o nome do servidor e isso de alguma maneira ferrava com tudo

no mais, tive q me adaptar a viver assim pois nao achei solucao alguma

Postado

Já viram se pelo powershell o problema é resolvido?

Executa o powershell como admin e usa o: Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName "SMB1Protocol" -All

Eu tinha uma storage STCU100 da Seagate que parou de ter problemas apenas quando usei o powershell pra aplicar a permissão.

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

aqui eu uso um servidor proprio pessoal, um dns-320L e ele tb so funciona nesse smb 1.0 e é a mesma coisa

mapeio a unidade, ela aparece normalmente, mas tem horas q o mapeamento some, outras eu inicio o pc e ele sequer é listado, me obrigando a reiniciar o pc novamente

enfim, esse problema persiste comigo há mais de ano e nunca dei um jeito.. ja segui alguns tutoriais na net, o maximo q consegui fazer foi evitar que o mapeamento sempre desaparecesse ao iniciar o windows q era o que acontecia quase diariamente aqui

resolvi isso mapeando a minha pasta compartilhada no servidor atraves do ip, antes eu usava o nome do servidor e isso de alguma maneira ferrava com tudo

no mais, tive q me adaptar a viver assim pois nao achei solucao alguma

Desanimador saber disso... Será que existe alguma forma de contatar a microsoft e informar do bug? Ou meros mortais como nós não conseguem fazer isso? kkk

adicionado 1 minuto depois
14 horas atrás, Math.Pi disse:

Verifiquem se é algum bloqueio de alguma atualização do Windows. Sugiro instalar um W10 1809 ou anterior sem atualização e ver se os problemas ocorrem.

Assim que eu tiver oportunidade vou tentar isso... Estou tentando contornar uma re-instalação do Windows.

adicionado 3 minutos depois
14 horas atrás, brunorio021 disse:

Executa o powershell como admin e usa o: Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName "SMB1Protocol" -All

Eu tinha uma storage STCU100 da Seagate que parou de ter problemas apenas quando usei o powershell pra aplicar a permissão.

Tinha encontrado um tutorial na net para habilitar via Power Shell, pior que eu fiz a ativação do recurso mas o problema voltou também. Segui os passos desse tópico. 

https://computadorcomwindows.com/2020/03/03/o-que-e-e-como-ativar-o-smb-1-0-no-windows-10/

Postado
15 horas atrás, Math.Pi disse:

Verifiquem se é algum bloqueio de alguma atualização do Windows. Sugiro instalar um W10 1809 ou anterior sem atualização e ver se os problemas ocorrem.

sim, versões mais antigas nao tem o problema.. ou nao tinha, pois sendo considerado uma vulnerabilidade, creio q possa ja ter apresentado alguma atualizacao q complique o uso 

adicionado 4 minutos depois
1 hora atrás, LordMordekai disse:

Desanimador saber disso... Será que existe alguma forma de contatar a microsoft e informar do bug? Ou meros mortais como nós não conseguem fazer isso? kkk

o lance é que isso nao é um bug, as correcoes lancadas é que de alguma maneira ferraram com algo usado nesse protocolo por esses dispositivos mais antigos..

o que a MS tentou é justamente corrigir os problemas de segurança que rondam o smb 1.0

adicionado 6 minutos depois
15 horas atrás, brunorio021 disse:

vou tentar aqui, mas creio q ja devo ter usado isso tb

enfim, eu mesmo ja desisti de corrigir esse problema.. por hora aqui as coisas funcionam e das vezes q nao, eu reinicio o pc e todo volta ao normal.. é chato, é inconveniente mas é o que dá pra fazer

Postado
18 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

o que a MS tentou é justamente corrigir os problemas de segurança que rondam o smb 1.0

Na verdade desde o W10 1709 havia no roadmap cortar o suporte ao SMBv1, tanto que o SMBv2 passou a ser o padrão e o SMBv1 passou a ter a ativação "separada". Parece que a lenda de que não há/haverá mais suporte ao SMBv1 a partir da 2004 se fez verdade e rolou uma forçação de barra pela M$ no que consegui buscar de informações por aqui.

As pessoas que tenho contato e que tiveram o mesmo problema, baixaram pra 1909, ou usaram NFS como paliativo para esse problema...

Postado
1 minuto atrás, brunorio021 disse:

As pessoas que tenho contato e que tiveram o mesmo problema, baixaram pra 1909, ou usaram NFS como paliativo para esse problema...

sim, até as versões antes da 1909 funcionavam de boa

mas definitivamente nao vou usar uma versao mais antiga do windows por causa desse problema q é chato, mas q dá pra dar um jeito

Postado
2 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

mas definitivamente nao vou usar uma versao mais antiga do windows por causa desse problema q é chato, mas q dá pra dar um jeito

Eu não fui afetado porque vendi a storage que me daria problema no início do ano.

Agora o "problema", se for mantido pela M$ nas próximas atualizações será sentido em muitas empresas por ai. Conheço várias que usam programas antigos e/ou legados, por causa de custo, falta de investimento... e é exatamente o caso do @LordMordekai. Em teoria, ele terá que trocar o ERP da empresa.... dependendo do segmento, com redução de equipem, de receita e tal os impactos podem ser absurdos, com um gasto não previsto.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, brunorio021 disse:

Eu não fui afetado porque vendi a storage que me daria problema no início do ano.

sim, se pudesse faria o mesmo

apesar de tá funcionando aqui desde 2014 firme e forte, ha outras opções mais atuais e com mais recursos no mercado, o que falta é dinheiro pra variar..kkk

Postado
4 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

sim, se pudesse faria o mesmo

apesar de tá funcionando aqui desde 2014 firme e forte, ha outras opções mais atuais e com mais recursos no mercado, o que falta é dinheiro pra variar..kkk

Não é o caso do tópico... mas eu saí de duas storages OEM de 4 baias, pra uma "custom de uma OEM" de 12 discos. Com a venda das duas deu pra adquirir o hardware e trocar alguns discos =D.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, brunorio021 disse:

Agora o "problema", se for mantido pela M$ nas próximas atualizações será sentido em muitas empresas por ai. Conheço várias que usam programas antigos e/ou legados, por causa de custo, falta de investimento... e é exatamente o caso do @LordMordekai. Em teoria, ele terá que trocar o ERP da empresa.... dependendo do segmento, com redução de equipem, de receita e tal os impactos podem ser absurdos, com um gasto não previsto.

Realmente... Em teoria vou ter que conversar com o pessoal do ERP e ver o que podemos fazer... Não devo ser o único cliente deles com esse problema. Afinal entendo que o protocolo SMB1 é muito antigo e inseguro. Foi a porta de entrada pra muitos virus como WannaCry. 

Torço pro pessoal do ERP entrar em consenso comigo para atualizarmos para SMBv2. O problema é que eu não faço ideia se o Oracle Linux onde o BD tá armazenado suporta esse protocolo. 

adicionado 3 minutos depois
agora, brunorio021 disse:

Não é o caso do tópico... mas eu saí de duas storages OEM de 4 baias, pra uma "custom de uma OEM" de 12 discos. Com a venda das duas deu pra adquirir o hardware e trocar alguns discos =D.

É Stonks que se diz né kkk 

stonks-meme (1).jpeg

Postado
1 minuto atrás, LordMordekai disse:

Realmente... Em teoria vou ter que conversar com o pessoal do ERP e ver o que podemos fazer... Não devo ser o único cliente deles com esse problema. Afinal entendo que o protocolo SMB1 é muito antigo e inseguro. Foi a porta de entrada pra muitos virus como WannaCry. 

Torço pro pessoal do ERP entrar em consenso comigo para atualizarmos para SMBv2. O problema é que eu não faço ideia se o Oracle Linux onde o BD tá armazenado suporta esse protocolo. 

Se teu oracle linux for >6 com 90% de certeza ele ter suporte a smbv2... mas como o SO tem as customizações e é proprietário, não sei se pode haver custos de (re)configuração pra você.

Postado
agora, brunorio021 disse:

Se teu oracle linux for >6 com 90% de certeza ele ter suporte a smbv2... mas como o SO tem as customizações e é proprietário, não sei se pode haver custos de (re)configuração pra você.

Acho que ja vou aproveitar que preciso colocar mais discos nesse servidor e fazer isso também.

Postado
1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

pra nao dizer q nao acontece, fui guardar uns arquivos aqui e...

Screenshot_1.png.23916827ebb3275a57a67e12e6ceaf91.png

tive q reiniciar, ai aparece normalmente depois

Screenshot_2.png.53d4c50a3863215b00936c4efbb88f57.png

todo dia é essa frescura

Aqui por enquanto segue funcionando... Não sei até quando. 

image.thumb.png.cd5c3e627d7fa2457220a812dd939064.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

A partir da 1909 o recurso foi desativado por padrão. Antes eu fazia manualmente

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 17/08/2020 às 17:21, brunorio021 disse:

eu fiz isso numa maquina virtual e sempre q entro nela agora o mapeamento está ok!

nao sei se resolve, decidi testar na minha maquina verdadeira e ver no que vai dar.. 

• Confuso 1
  • 3 meses depois...
Postado
Em 27/08/2020 às 11:30, rodrigo.dcvieira disse:

eu fiz isso numa maquina virtual e sempre q entro nela agora o mapeamento está ok!

nao sei se resolve, decidi testar na minha maquina verdadeira e ver no que vai dar.. 

Pessoal me ajuda aqui, vou abrir um tópico novo, mas para garantir vou perguntar aqui mesmo, estava com um windows 10 enterprise 1909, e tudo funcionava bem com o protocolo SMB 1.0, mas tive problemas e resolvi instalar a versão Windows 10 Pro 20H2 compilação 19042.685, e não consigo fazer com que meus dois media servers entrem no meu desktop via SMB, é sério mesmo que a M$ resolveu desativar definitivamente o protocolo SMB 1.0?

Se for vai ser uma grande ***** tudo isso, muitos usuários domésticos como eu não poderão ter acesso as pastas compartilhadas de suas máquinas por usarem aparelhos que só trabalham com protocolo SMB 1.0 😬.

Tem alguma solução para isso?

Senão, estive aqui pensando: eu poderia espetar um pendrive com o Ubuntu e setar o SMB 1.0 e assim poder acessar via meus dois media servers as pastas compartilhadas do meu desktop, só não sei como fazer isso, alguém poderia me ajudar, assim resolveria meu problema aqui, uma vez que não quero desinstalar meu Windows 10 Pro.

Obrigado antecipadamente a todos pela ajuda.

Att.

Druid®.

Postado
1 minuto atrás, Druid disse:

é sério mesmo que a M$ resolveu desativar definitivamente o protocolo SMB 1.0?

por padrão, ele vem sempre desativado nas versões do windows desde a 1709... você vai ter q ir em PROGRAMAS E RECURSOS/ATIVAR OU DESATIVAR RECURSOS... e fazer o que ta aqui no topico

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

por padrão, ele vem sempre desativado nas versões do windows desde a 1709... você vai ter q ir em PROGRAMAS E RECURSOS/ATIVAR OU DESATIVAR RECURSOS... e fazer o que ta aqui no topico

Amigo o que estou querendo dizer é que já fiz tudo isso, eu tive problemas na época do Windows 10 Enterprise compilação 1909, e resolvi, e fiz o mesmo com este novo Windows 10 Pro 20H2 compilação 19042.685, porém não consigo obter acesso, via meus media servers Dune e Shield, as pastas compartilhadas do meu desktop, entendeu meu problema?

E pelo que li aqui, neste tópico, deu a entender que a microsoft resolveu barrar de vez o acesso ao protocolo SMB 1.0, por isso estou perguntando se alguém conseguiu acesso com esta versão, e se não tem jeito como eu faço por exemplo usando um pendrive com Ubuntu setando o SMB 1.0 dele, uma vez que a maioria dos SO destes media servers do mercado são em Linux.

Att.

Druid®.

Postado
15 minutos atrás, Druid disse:

E pelo que li aqui, neste tópico, deu a entender que a microsoft resolveu barrar de vez o acesso ao protocolo SMB 1.0, por isso estou perguntando se alguém conseguiu acesso com esta versão,

nao tem nenhuma barreira do windows, estou com a mesma versao 19042.685 e consigo acessar meu servidor normalmente via smb 1.0 

o problema ai deve ser outro

20 minutos atrás, Druid disse:

e se não tem jeito como eu faço por exemplo usando um pendrive com Ubuntu setando o SMB 1.0 dele, uma vez que a maioria dos SO destes media servers do mercado são em Linux.

você pode usar o ubuntu numa maquina virtual e ver se consegue o acesso

• Triste 1
Postado
2 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

nao tem nenhuma barreira do windows, estou com a mesma versao 19042.685 e consigo acessar meu servidor normalmente via smb 1.0 

o problema ai deve ser outro

Puxa que droga estou mesmo levando azar então.

Olha só do que eu desconfio: ao instalar o Windows ele sempre pede o e-mail e ai cria uma conta com seu nome de e-mail da microsoft, que no meu caso usei o e-mail do outlook.

Ocorre que desta vez para eu alterar o nome da conta para outro, preciso para meu acesso via meus media servers, um nome curto, F### #, igual ao que eu tinha no Windows Enterprise 10, ele não pode mais ser feito pelo computador e sim pelo site da microsoft, onde você tem uma conta. E quando eu uso por exemplo no windows explorer propriedades/segurança, antes aparecia o usuário F### # apenas e agora aparece F### #(la###@hotmail.com).

Não sei se é isso que está impedindo meus media servers de encontrar as pastas compartolhadas no meu desktop via SMB.

Você teria outra explicação para isso, ou um jeito para eu habilitar meu SMB 1.0, por favor.

Att.

Druid®. 

Postado
21 minutos atrás, Druid disse:

Não sei se é isso que está impedindo meus media servers de encontrar as pastas compartolhadas no meu desktop via SMB.

realmente tb nao sei.. sempre uso contas offline na instalacao do windows e aqui é o velho login com senha desde sempre.. masssss você pode fazer um teste, novamente digo, atraves de uma maquina virtual do windows com o virtualbox, por exemplo.. ai você tem como saber se é isso ou nao

22 minutos atrás, Druid disse:

ou um jeito para eu habilitar meu SMB 1.0, por favor.

o unico jeito de habilitar o smb 1.0 é da forma que está descrito no comeco do topico

Em 17/08/2020 às 16:18, LordMordekai disse:

Screenshot_1.png

• Triste 1
Postado
14 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

realmente tb nao sei.. sempre uso contas offline na instalacao do windows e aqui é o velho login com senha desde sempre.. masssss você pode fazer um teste, novamente digo, atraves de uma maquina virtual do windows com o virtualbox, por exemplo.. ai você tem como saber se é isso ou nao

o unico jeito de habilitar o smb 1.0 é da forma que está descrito no comeco do topico

Então ferrou amigo, fiz tudo que está proposto aqui neste tópico, porque nesta nova versão tá tudo atrelado ao e-mail, eu não consegui instalar ele sem isso, como você conseguiu ai, se for o caso eu reinstalo este Windows 10 Pro 20H2 do zero, embora tenha feito várias alterações pessoais aqui.

Talvez eu tenha errado e não tenha visto que é possível instalar sem digitar o e-mail, pode me orientar quanto a isso, porque eu não vi nada para eu entrar direto com o nome e não com e-mail?

Att.

Druid®. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...