Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

é isso aí amigo. Olha os contatinhos dela que são separados

106602918d507a5f411.jpg

A questão de ter muitos contatos pode lhe incomodar mas pra mim olhando daqui é o (-) 2º e (+) 4º. Não te ajudo + que isso e não te dou certeza ok? Peça atenção à polaridade ao seu montador.

• Curtir 1
Postado

Possivelmente os outros 2 contatos são p/ monitorar a temperatura da bateria.
Precisará colocar resistores p/ o celular entender que a temperatura está sempre ok.

No mais, eu iria com um bom carregador com o conector em L. Essas adaptações que você sugere, também desligarão o telefone na hora ao desconectar o cabo.

Detalhe, já existe a tecnologia do celular usar a energia do carregador diretamente da tomada como um notebook( o que possibilitaria usar o tel s/ bateria e principalmente não estragar a bateria por deixar o tel ligado direto enquanto o usa), mas hoje só está disponíveis nos caríssimos celulares gamers.

No mais, a bateria do k10, tem 2200 mAh.
Hj tem vários celulares de entrada com no mínimo 4000mAh

Considerando custo de material, custo de comprar as ferramentas ou mão de obra de mandar alguém fazer, eu acho que vale muito mais a pena você começar a procurar algum desses numa boa promoção.
Cito exemplos que creio que atendem sua necessidade e tem baterias monstras: Galaxy a01, galaxy a02, Zenfone Maxshot, moto e7 power, moto e20, moto g10.
A maioria desses varia de 700 a 1000. Pagando 500 já acho bem válido a troca. Com eles creio que você ficará o dia inteiro c/ o tel fora do carregador s/ dor de cabeça.

• Membro VIP
Postado
Em 17/02/2022 às 16:26, .if disse:

não deve esquentar muito, espere esfriar e solidificar

Vá devagar na cobertura de cola. Derretida ela sempre vai estar "pelando", então a maneira de poupar sofrimento à célula é ir endurecendo uma quantidade mínima primeiro. Ou, se você puder, vista antes a célula de fita kepton.

corte com cuidado pra remover a bat e manter  o formato oco inverso dela

Muito cuidado para não perfurá-la! Ou o recinto receberá gás tóxico e um foco poderoso de incêndio. Deus me livre! Tô fora!

Em 17/02/2022 às 17:54, Thiago Miotto disse:

No mais, eu iria com um bom carregador com o conector em L. Essas adaptações que você sugere, também desligarão o telefone na hora ao desconectar o cabo.

Está na linha das minhas sugestões iniciais. Encarar a bateria como se fosse um capacitor.

Eu entendi e achei a ideia bem próxima de boa.

@.if, fale mais. Fiquei curioso por seus critérios.

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

fale mais.

Pistolinha de cola quente qualquer um tem mas isso...

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Derretida ela sempre vai estar "pelando"

... me deu outra ideota. Unte a bateria e cubra com silicone pra fazer a fôrma dela. 

Mas de fato só registrei isso pra efeito de "descarga". Qualquer procedimento relacionado ao título do tópico não é nada mais eficiente do que a simples substituição da bateria e manter o celular no carregador automotivo. A bateria pode durar anos.

• Membro VIP
Postado
15 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@.if, fale mais. Fiquei curioso por seus critérios.

10 horas atrás, .if disse:

Pistolinha de cola quente qualquer um tem mas isso...

Referi-me ao seguinte:

15 horas atrás, alexandre.mbm disse:

achei a ideia bem próxima de boa.

Note o negrito na citação acima. Fi-lo agora.

E volto a perguntar:

Por qualquer um ter cola-quente? Ou haveriam outros critérios, nessa avaliação?

• Membro VIP
Postado

22 horas atrás, alexandre.mbm disse:

ideia bem próxima de boa.

Entre boa, média e ruim, ela simplesmente está acima da média

22 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Por qualquer um ter cola-quente?

Porquê até eu tenho. Caso você não tenha, você não é qualquer um

Mas ideia não foi sua? Porque dá importância à minha interpretação dela? Tá carente é? kk 😁

edit... pra tentar escapar do meu querido amigo moderador perseguidor kk

6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

A nota, pra mim, não tem importância

Não temos muito + o que somar... 😉

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, .if disse:

Entre boa, média e ruim, ela simplesmente está acima da média

@.if, você ainda não entendeu. Ou está se fazendo de doid@. A nota, pra mim, não tem importância; a justificativa para ela, sim. E talvez você ainda não a tenha dado completamente.

Postado

Uma ideia meio louca mas... medi a espessura da bateria de celular que tenho aqui e deu 5mm.

Assim, quem sabe se não dá para "esculpir" uma bateria fake num pedaço de compensado? Na beirada do compensado iriam pequenas tiras de lata, dobradas de forma a fazer as vezes dos contatos metálicos da bateria. E esse compensado pode até vazado, com um furo quadrado no meio, de forma a conter, por exemplo, o resistor que engana o gerenciador de bateria quanto ao controle de temperatura e até outros componentes, desde que não ultrapasse a altura da bateria. A profundidade do encapsulamento to-92 é menos de 4mm, essa é sua altura quando deitado. E em to-92 tem LM317, TL431...

Se quiser caprichar, dá para fixar os componentes no vazado da bateria, fechando-a com cola epóxi transparente, tipo araldite, talvez tomando cuidado para não selar componentes que esquentem, se houver algum.

Puxar dois fios dessa bateria fake através de dois minúsculos furos na tampa da bateria do celular só é mais difícil do que fixar um terminal de alimentação qualquer, um conector que poderia ter, na outra ponta, um outro conector, este para os 12v do carro, via acendedor de cigarro.

Já MDF, nunca vi de 5mm, só de 3mm, de 6mm e de 9mm. Mas também as únicas baterias que medi são a  EB454357VU, da Samsung (5mm) e EB585157LU, Também da Samsung e com 7mm de espessura. 7mm de espessura é uma mansão para to-92, resistores comuns e capacitores cerâmicos ou poliéster...

• Membro VIP
Postado

@rmlazzari58, um pedaço de plástico qualquer, a esculpir para segurar na pressão. Sendo melhor que existam vazios em toda a câmara, para a saída dos fios.

Talvez não seja necessário ter qualquer atenção aos sensores, apenas energizar. Sem componentes eletrônicos.

• Curtir 1
Postado
42 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

um pedaço de plástico qualquer

Acrílico, policarbonato...

Agora quanto a ter componentes, tem que ver com cuidado. O que disse o amigo @Thiago Miotto, [grifo meu], já ouvi de várias outras pessoas:

Precisará colocar resistores p/ o celular entender que a temperatura está sempre ok.

Tenho a impressão de que não é só quando a bateria está sendo carregada que o celular monitora sua temperatura mas também durante o uso.

Teria que dar uma estudada...

• Obrigado 1
Postado

Detalhe, já existe a tecnologia do celular usar a energia do carregador diretamente da tomada como um notebook( o que possibilitaria usar o tel s/ bateria e principalmente não estragar a bateria por deixar o tel ligado direto enquanto o usa), mas hoje só está disponíveis nos caríssimos celulares gamers.

No mais, a bateria do k10, tem 2200 mAh.
Hj tem vários celulares de entrada com no mínimo 4000mAh

Considerando custo de material, custo de comprar as ferramentas ou mão de obra de mandar alguém fazer, eu acho que vale muito mais a pena você começar a procurar algum desses numa boa promoção.
Cito exemplos que creio que atendem sua necessidade e tem baterias monstras: Galaxy a01, galaxy a02, Zenfone Maxshot, moto e7 power, moto e20, moto g10.
A maioria desses varia de 700 a 1000. Pagando 500 já acho bem válido a troca. Com eles creio que você ficará o dia inteiro c/ o tel fora do carregador s/ dor de cabeça.

Olá amigo, desculpa a demora, a questão é a seguinte... Como trabalho na rua, o risco é grande, então, esse K10 faz o que preciso, então ter um custo extra com o perigo de perde-lo, para mim não compensa, além do mais, eu uso 3 aplicativos de forma simultânea (99 ou Uber, Gps e um detector de radar) tenho um A10 e ele encerra os aplicativos aleatoriamente, mesmo configurando as permissões e uso da bateria, então, resumindo, o uso do K10 para o trabalho é essencial

Postado
9 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@Daniel Mineo , não entendi seu "cálculo". O que você prefere?

Prefiro fazer a adaptação para o uso do celular sem a bateria do que investir em um outro aparelho... Por isso a minha pergunta aqui de como faze-lo, 

• Obrigado 1
Postado
9 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@Daniel Mineo , e quanto a comprar uma bateria nova e, cabo de boa qualidade, mantê-lo em carregamento, qual é a sua resolução?

Amigo, já fiz isso, como disse, e ainda que não tivesse feito,  busco informações para fazer algo que seja possível de ser feito, agora queria saber como faze-lo, as informações até aqui foram produtivas, mas ainda não tenho a resolução finalizada

Comprei o LM 2596, na entrada soldei um cabo macho usb, na saida outro cabo sem "cabeça" a qual eu verifiquei com um multímetro emprestado, onde acusou uma saida de 5.98 ma (acho ser essa medida) ajustei para a mesma que constava na medição da bateria 4.25, o celular ligou, começa a iniciar e quando vai abrir ele desliga... alguém ajuda?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Daniel Mineo disse:

as informações até aqui foram produtivas, mas ainda não tenho a resolução finalizada

Se você for mais opinativo, expondo seus próprios prós e contras, sua balança, de forma clara, o pessoal vai focar mais no que lhe responder e/ou recomendar. O juízo do que explorar é denunciado pelos critérios do usuário.

Até então, estranha-me a sua experiência ruim com as baterias. Algo de errado no seu "sistema" (hardware e/ou ligações) pode estar estragando essas células precocemente.

Postado
59 minutos atrás, Daniel Mineo disse:

Comprei o LM 2596, na entrada soldei um cabo macho usb, na saida outro cabo sem "cabeça" a qual eu verifiquei com um multímetro emprestado, onde acusou uma saida de 5.98 ma (acho ser essa medida) ajustei para a mesma que constava na medição da bateria 4.25, o celular ligou, começa a iniciar e quando vai abrir ele desliga... alguém ajuda?

A ideia é boa. Mas vejo algumas possibilidades para esse desligamento:

- A saída desse LM2596 é pulsada (o que o pessoal chama de PWM) e a saída da bateria é linear. Se for isso, talvez funcione com um LM317, que é linear mas não é tão automático quanto o módulo. Mas mesmo assim é fácil de construir e aplicar.

c4UqPb3.jpg

Tanto o chip LM317 quanto esse resistores são fáceis de encontrar no comércio. Só atenção: não vá no LM317 mais barato, que tem muita falsificação por aí. Mas também nem sempre o mais caro é garantia... Procure lojas de boa reputação.

Tem desse chip nos encapsulamentos TO-220 e TO-92. Procurando no Google você vê a diferença entre esse dois "modelos", to-220 e to-92. O primeiro fornece até 1,5A e o segundo, 100mA. Acho que para celular o primeiro seria mais garantido.

Outra possibilidade é que você tenha que "enganar" algum sensor interno do celular, por conta do que o amigo @Thiago Miotto disse:

th.schem.jpg

(Artigo aqui.)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

O primeiro fornece até 1,5A e o segundo, 100 mA. Acho que para celular o primeiro seria mais garantido.

Um smartphone qualquer pode pedir até uns 550 mA.

O que este tópico passou a discutir está muito próximo do que falávamos dias atrás, a respeito do projeto de carregadores/conversores (fontes) 5V para o cinzeiro do carro.

Comprei o LM 2596.

Na entrada, soldei um cabo macho USB.

Eu pensei que estávamos falando do interior de um automóvel, e que você iria usar os 12V.

Na saída, outro cabo sem "cabeça", a qual eu verifiquei com um multímetro emprestado, onde acusou uma saída de 5,98 ma (acho ser essa, a unidade)

(tomei a liberdade de fazer edições, para uma melhor compreensão)

Você certamente quis dizer "5,98 volts".

ajustei [essa tensão de saída do LM 2596] para a mesma que constava numa medição da bateria: 4.25V

o celular liga, começa a iniciar, e quando vai abrir, desliga

(tomei a liberdade de fazer edições, para uma melhor compreensão)

Pode ser o ruído de PWM, ou pode ser qualquer mau contato.

Experimente monitorar a tensão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!