Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
29 minutos atrás, Renato.88 disse:

Eu já tinha respondido aqui:

Mas vamos a algo mais detalhado:

O circuito foi feito pra ligar direto na rede (uma coisa bem perigosa, por sinal).

Quando se trata de chavear um transformador em alta frequencia é comum usar aquele circuito ali. 

A tensão e corrente fornecida é mais do que suficiente pra chavear qualquer transformador desse tipo, desde que os diodos e capacitores sejam dimensionados corretamente. 

Isso de montar uma fonte simétrica com um "trafão" não vai fazer a bobina ficar mais forte, vai dar praticamente na mesma. 

E desculpe a minha opinião, mas eu também concordo com os outros. Esse circuito é bem complicado pra quem tem pouca experiência em eletrônica. 

Esse é um daqueles Circuitos eletrônicos não são uma coisa qualquer que a gente segue um manual ou esquema e faz funcionar de primeira, ele requer muito cuidado na montagem. 

Entendo concordar com os outros, mas não vou monta-la de imediato, no momento quero apenas desenhar o circuito, para depois revisar com alguém que entenda bastante, espero que posso me ajudar a fazer esse desenho do circuito, mas se não tudo bem.

Dúvidas:

No caso não preta.do usar esse circuito para a minha vou montar outro, para fazer um circuito com uma ponte completa provavelmente seria necessário redimensionar o circuito correto?

Bom de qualquer forma eu irei fazer outro para ter uma dupla ressonância e gostaria de saber como fazer isso.

Também queria saber qual seria as especificações do transformador para um circuito desse que estou te descrevendo.

Desde já obrigado por tudo que me ajudou e que esta me ajudando!!!

• Membro VIP
Postado

Algo me diz que a ponte que o garoto se refere é algo como ponte com mosfets

064a98e73d2576a277ae9e8ac1798f32.png

Todas as pesquisas que fiz pra você não direciona circuito pra bobinas de testa com circuito em ponte... Apesar de meu interesse, obviamente minha pesquisa foi superficial pois meu mundo não é mais o acadêmico.

Em 21/08/2020 às 12:40, Isadora Ferraz disse:

a não ser que você publique um esquema que achou com eles

Ache um e nos mostre. Pode nos ser novidade também. Se estiver decidindo por ele por conta própria (inventando), de fato hás de ter um bom conhecimento no ramo o que pode atrasar 'um pouco' seu cronograma.

Se for a ponte da rede mesmo, perdão e desconsidere. Não há muito a acrescentar às palavras do amigo @Renato.88

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Algo me diz que a ponte que o garoto se refere é algo como ponte com mosfets

064a98e73d2576a277ae9e8ac1798f32.png

Todas as pesquisas que fiz pra você não direciona circuito pra bobinas de testa com circuito em ponte... Apesar de meu interesse, obviamente minha pesquisa foi superficial pois meu mundo não é mais o acadêmico.

Ache um e nos mostre. Pode nos ser novidade também. Se estiver decidindo por ele por conta própria (inventando), de fato hás de ter um bom conhecimento no ramo o que pode atrasar 'um pouco' seu cronograma.

Se for a ponte da rede mesmo, perdão e desconsidere. Não há muito a acrescentar às palavras do amigo @Renato.88

bom creio que isso seja o que você pediu:

905838_762567067107013_569513209779617602_o.thumb.png.9f9d3acfec6392db173eaa4a11072ff0.png

Esse é um projeto menor do que o que eu quero mas é no estilo do o que eu quero.

• Membro VIP
Postado

Sim pra um inversor esta topologia é válida. Mas cadê a relação com bobina de tesla que alguém já fez?? Ou você vai fazer por sua conta e risco? E com conhecimentos limitados? E cadê a relação com áudio? É disso que tô falando, entende? Meus calos estão a disposição sim mas ajuda nóis aí um pouco.

Em tempo: o que mostrei está mais completo pois mostra o controlador.

E com licença.... sua indecisão por engenharia elétrica ou não meio que te coloca no mesmo patamar de quem quer fazer um tcc pra concluir fase o que - permita-me - reduz a motivação em te acompanhar.

Mas...

muito lôco...😁

Postado
55 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Sim pra um inversor esta topologia é válida. Mas cadê a relação com bobina de tesla que alguém já fez?? Ou você vai fazer por sua conta e risco? E com conhecimentos limitados? E cadê a relação com áudio? É disso que tô falando, entende? Meus calos estão a disposição sim mas ajuda nóis aí um pouco.

Em tempo: o que mostrei está mais completo pois mostra o controlador.

E com licença.... sua indecisão por engenharia elétrica ou não meio que te coloca no mesmo patamar de quem quer fazer um tcc pra concluir fase o que - permita-me - reduz a motivação em te acompanhar.

Mas...

muito lôco...😁

Bom, pretendo fazer sim engenharia elétrica, mas não tenho certeza se será a primeira entende, gosto muito de outras 3 engenharias, tanto quanto essa, entende?

Pretendo tomar essa como base para projetar uma nova.

Este é o projeto completo:

https://m.facebook.com/photo.php?fbid=821790117851374&id=747399905290396&set=a.816365545060498

• Membro VIP
Postado

Bacana. Só não consegui identificar se há modulação pwm baseada em áudio. AM não é devido aos circuitos lógicos

Obviamente ao visitar o face do autor (não visitei) você já perguntou algo pra ele, certo? Como não visitei, não sei se tem relação com áudio.

10492359_821790117851374_546412730049739

Pelo video que mostrei, teorizo que o som é a própria freq do áudio - ndv com AM. Algo como uma onda retangular com dutty cycle fixo. Isso torna o projeto + simples. Basicamente é só separar a freq ou sinal de um instrumento e 'enquadrá-la' e aplicar no gate dos mosfets. Mas isso é só insight áudio visual e técnico, ok?

Sim entendo seus hormônios a flor da pele com novas descobertas e tal. Só não entendo sua insistência nesta topologia de circuito  que tende a ser mais complexa e a relutância em pesquisar ou 'projetar' algo mais simples que já foi caso de sucesso de alguém. Não se começa uma casa pelo telhado.

Em tempo: o que lhe mostrei é mais simples devido ao controlador dedicado e a ideia recem nascida de se aplicar o próprio áudio pra excitar a bobina é ainda mais simples. Mas de novo: só conceito teórico intuitivo. Não pesquisei sobre projetos similares preexistentes (o que você devia fazer)

Postado
17 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Bacana. Só não consegui identificar se há modulação pwm baseada em áudio. AM não é devido aos circuitos lógicos

Obviamente ao visitar o face do autor (não visitei) você já perguntou algo pra ele, certo? Como não visitei, não sei se tem relação com áudio.

10492359_821790117851374_546412730049739

Pelo video que mostrei, teorizo que o som é a própria freq do áudio - ndv com AM. Algo como uma onda retangular com dutty cycle fixo. Isso torna o projeto + simples. Basicamente é só separar a freq ou sinal de um instrumento e 'enquadrá-la' e aplicar no gate dos mosfets. Mas isso é só insight áudio visual e técnico, ok?

Sim entendo seus hormônios a flor da pele com novas descobertas e tal. Só não entendo sua insistência nesta topologia de circuito  que tende a ser mais complexa e a relutância em pesquisar ou 'projetar' algo mais simples que já foi caso de sucesso de alguém. Não se começa uma casa pelo telhado.

Em tempo: o que lhe mostrei é mais simples devido ao controlador dedicado e a ideia recem nascida de se aplicar o próprio áudio pra excitar a bobina é ainda mais simples. Mas de novo: só conceito teórico intuitivo. Não pesquisei sobre projetos similares preexistentes (o que você devia fazer)

já perguntei, mas ainda não recebi a resposta, em questão a modulação musical, o que você acha que faria ela projetar um som mais limpo e qual seria o desempenho de cada um em polifonia, pois pelo que pesquisei com modulação em duty cycle está ótimo, mas quero um som polifônico bom, qual seria melhor nesse casso, modulação AM ou Duty Cycle?

Bom a questão da complexidade do projeto é apenas por não ter tempo para fazer um projeto mais simples para depois aprender a fazer um projeto mais complexo e ai apresentar ele, quero fazer O Projeto e não tenho tempo no momento para aprender com projetos menores ate a apresentação do mesmo, mas pretendo sim fazer projetos mais simples depois desse, para aprender e fazer projetos mais avançados sem precisar de tanta ajuda.

Já pesquisei muito sobre outras bobinas, mas são poucas as informações, e não entendo muito informações técnicas como o circuito.

Mas bem, ainda não falei o as especificações que quero, quero uma bobina que gere raios de 5 metros, que toque musica com boa qualidade, é "apenas" isso, meu objetivo é só redimensionar um projeto projeto já existente para que alcance esses  requisitos.

• Membro VIP
Postado

Se me permite seu ponto de vista do desafio está contraditório... fazer algo complexo pra otimizar o prazo não me parece ser algo coerente. E deixa claro que teremos dificuldades em sintonizar. Além do + tenho dificuldade em crer que alguém como parcos conhecimentos cogite se enveredar num projeto com esta envergadura. Permita-me trocar o 'não desista' por 'reflita e ouça opiniões de pessoas de verdade'

7 horas atrás, Pedro Henrique D. disse:

, em questão a modulação musical, o que você acha que faria ela projetar um som mais limpo e qual seria o desempenho de cada um em polifonia, pois pelo que pesquisei com modulação em duty cycle está ótimo, mas quero um som polifônico bom, qual seria melhor nesse casso, modulação AM ou Duty Cycle?

Infelizmente não tenho contato com isso, sorry não sou do ramo. O que você me leu são tradicionais Conclusões Hipotéticas Universais Tecnico Explicativas.

uma bobina que gere raios de 5 metros,

Sobre a distância que queres..pro elétron pular 1mm no no ar, ele exige 1Kv ~ 1000V/mm. Conclua a matemática da coisa e calcule a tensão pra isso pra sua distância... tenso. Quanto menos contato, pra mim é melhor 🤪

toque musica com boa qualidade

Além da eletrônica, hás de estudar física, magnetismo, acústica e alguns etc.

Ia até te dar ideia uma maneira caminho do meio seria incorporar um alto-falante no sistema, mas algo me diz que não nos vale a pena

4 minu tos atrás, Pedro Henrique D. disse:

me respondeu e era o que pensava mesmo,

Em 29/08/2020 às 19:10, Isadora Ferraz disse:

teorizo que o som é a própria freq do áudio

Suspeitei desde o princípio...

6 minutos atrás, Pedro Henrique D. disse:

vou tirar nossas dúvidas com ele.

sábia decisão. Se precisar linke pra  ele nossas conversas daqui. Isso pode ajudá-lo a conhecer melhor você e seu desafio.

Boa sorte

Postado
9 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Se me permite seu ponto de vista do desafio está contraditório... fazer algo complexo pra otimizar o prazo não me parece ser algo coerente. E deixa claro que teremos dificuldades em sintonizar. Além do + tenho dificuldade em crer que alguém como parcos conhecimentos cogite se enveredar num projeto com esta envergadura. Permita-me trocar o 'não desista' por 'reflita e ouça opiniões de pessoas de verdade'

Infelizmente não tenho contato com isso, sorry não sou do ramo. O que você me leu são tradicionais Conclusões Hipotéticas Universais Tecnico Explicativas.

Sobre a distância que queres..pro elétron pular 1mm no no ar, ele exige 1Kv ~ 1000V/mm. Conclua a matemática da coisa e calcule a tensão pra isso pra sua distância... tenso. Quanto menos contato, pra mim é melhor 🤪

Além da eletrônica, hás de estudar física, magnetismo, acústica e alguns etc.

Ia até te dar ideia uma maneira caminho do meio seria incorporar um alto-falante no sistema, mas algo me diz que não nos vale a pena

Boa sorte

Bom acho que agr vai ficar um pouco mais fácil, pois o criador das twins me respondeu e era o que pensava mesmo, vou tirar nossas dúvidas com ele.

Screenshot_20200830-203534_Chrome.jpg

Postado
2 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Muito obrigado, isso me ajudou bastante, mas ainda estou em duvida em alguns componentes, na imagem abaixo tudo que esta circulado em vermelho significa que não entendi o motivo do porque aquele componente esta ali.

Postado
54 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Ainda não entendi essa história de "full bridge retifier" na bobina.

Ela é um transformador e, como tal, precisa de corrente alternada (no caso onda quadrada) para transferir energia para o secundário (a própria bobina grande.

É por causa que para chavear para o primário usa-se uma ponte de IGBTs, e no caso quero usar uma full bridge de IGBTs.

Como na imagem:

905838_762567067107013_569513209779617602_o.thumb.png.0888981c616b730a538f4ad6dd63bd16.png

Postado

Eu percebi que vocês pararam de me responder, então provável perderam o interesse, por isso para que esse tópico feche ou apenas dar um feedback.

Bom, como vocês perderam o interesse estou dando meus agradecimentos por tudo.

Muito Obrigado a todos que me ajudaram nesse projeto, sei que foi complicado e ate provavelmente estressante, mas me ajudou muito a compreender grande parte funcionamento desse projeto, então devo a vocês muito mais do que um meu simples obrigado que posso lhes proporcionar, principalmente a @Isadora Ferraz e ao @Renato.88, Muito Obrigado a ajuda de vocês!!!!

Postado
9 minutos atrás, Pedro Henrique D. disse:

Eu percebi que vocês pararam de me responder, então provável perderam o interesse, por isso para que esse tópico feche ou apenas dar um feedback

De minha parte não perdi o interesse, acontece que esse tipo de circuito não é minha praia, muita coisa eu não sei direito como responder, então pra não falar besteira fico na minha. 

Agora, quanto ao seu último circuito postado, esse dos IGBTs em pontes, ele é diferente do que você postou antes. 

Nesse caso sim é possível usar com a ponte retificadora onda completa, aquela com 4 diodos e um capacitor. 

• Membro VIP
Postado

... e eu já expusera meu ponto de vista pessoal que este projeto não é adequado pra sua "idade" e você sequer cogita fazer experimentos com os mais simples além de não demonstrar interesse em pesquisar projetos semelhantes pra ver se realmente alguém já fez algo como o que queres. E mais uma vez: reinventar a roda não é muito interessante mesmo pra quem tem muito conhecimento. Muitíssimo menos pra quem em tenra idade como a tua.

6 horas atrás, Renato.88 disse:

esse tipo de circuito não é minha praia, muita coisa eu não sei direito como responder, então pra não falar besteira

tmj. A única diferença é que não ligo (muito) se falar besteira kk. Mas sim, pondero (um pouco) pra evitar riscos ao "navegante".

Apesar de não seguir o que respondo, ainda me aparece notificação quando me mencionam. Se achar que deve, faça-o quando obtiveres algum sucesso ou quando achares algo semelhante, detalhado e que consideras fabricável em tuas pesquisas. Bom pra você e pra comunidade. Aprendamos juntos, ok?

Muito Obrigado a ajuda de vocês!!!!

MUITO OBRIGADO A TODOS!!!!! 

E ATE MAIS👋👋👋👋👋

De nada mas .. menos né! kk

Sucessos🤪

Postado

@if.

Em 03/09/2020 às 07:33, if. disse:

além de não demonstrar interesse em pesquisar projetos semelhantes pra ver se realmente alguém já fez algo como o que queres. 

Estou pesquisando sobre, mas não estou encontrando informações relevantes, mas quando encontrar postarei aqui.

sequer cogita fazer experimentos com os mais simples

Bom, não tenho dinheiro suficiente parar utilizar projetos mais simples como teste, posso executar apenas um projeto no momento.

No momento só posso fazer testes em programas de simulação.

faça-o quando obtiveres algum sucesso

Recentemente obtive a ajuda de um profissional em magnetismo, não sei se tem um nome pra isso, mas acho que você entendeu, mas ele só poderá me ajudar a partir da semana que vem.

adicionado 6 minutos depois

@if. e @Renato.88

o que aconteceria que eu jogasse um onda AM double sideband, como esta:

DC-1494V10.png.5608a3ecc41d3ac5dbba81a3f4fba93b.png

na base do IGBT?

• Membro VIP
Postado

O igbt foi feito mais pra trabalhar como chave liga desliga. Bem... pelo menos as aplicações que eu (eu) conheço/vislumbro dele. Assim sendo ao aplicar sinal de amplitude variável no gate ele até pode variar a corrente no coletor mas não tenho informações sobre se a variação vai ser significativa. Uma modulação pwm é mais a praia dele.

Só teoria pessoal e não sou do ramo.

Postado
Em 06/09/2020 às 06:11, if. disse:

O igbt foi feito mais pra trabalhar como chave liga desliga. Bem... pelo menos as aplicações que eu (eu) conheço/vislumbro dele. Assim sendo ao aplicar sinal de amplitude variável no gate ele até pode variar a corrente no coletor mas não tenho informações sobre se a variação vai ser significativa. Uma modulação pwm é mais a praia dele.

Só teoria pessoal e não sou do ramo.

Eu estava olhando sobre isso e queria saber quantos bits o Conversor AD tem que ter pra fazer um representação boa da onda?

• Membro VIP
Postado

você quis dizer conversor DA. Quanto mais melhor; a onda fica mais "suave". Pro seu caso como não é som hi-fi https://pt.wikipedia.org/wiki/Alta-fidelidade você pode usar poucos bits tipo 8. Já que o som com este meio de propagação é algo como a voz do pato donald, 8 bits tá bonde+. P.ex. num inversor de freq com freq baixa e dada a física do motor,  a senoide pra ele fica boa com 4 bits ou seja 16 degraus de amplitude e a física eletromagnética do motor assume a suavização da corrente tipo um filtro RL.

E pra adiantar, não me pergunte sobre relação disso com seu projeto doidão, ok?

• Membro VIP
Postado

Ah tá. O DA é pra saída pwm que tem alguma relação com seu projeto sim, por isso há confusão. Já o AD que você fala é o da entrada de sinal (som). A resposta é análoga: qualidade do som. Pra som "normal" saído num a.f. há a questão pato donald, ou se não souber quem é, imagine um som robótico (menos bits).

7 minutos atrás, Pedro Henrique D. disse:

converter um sinal analógico para digital não?

Já unir ambos conceitos, [entrada analógica---> digital...digital--->saída analógica] é algo ligeiramente complexo e de novo não sou do ramo.

10 minutos atrás, Pedro Henrique D. disse:

trabalha com sinal digital (0 ou 1)?

Sim. A grosso modo: converta seu sinal analogico em largura de pulso digital pro igbt. Taí seu AD.

Ele por sua vez, em sintonia com a bobina, vai produzir um sinal analógico proporcional a largura. Taí meu DA.

Meio que o princípio de um amplificador classe d.

Postado
Em 01/09/2020 às 21:26, Pedro Henrique D. disse:

É por causa que para chavear para o primário usa-se uma ponte de IGBTs, e no caso quero usar uma full bridge de IGBTs.

Como na imagem:

905838_762567067107013_569513209779617602_o.thumb.png.0888981c616b730a538f4ad6dd63bd16.png

Bom.

Até o momento eu não quis participar deste tópico pois acho extremamente PERIGOSO.

Não me entenda mal, é apenas a minha opinião. Mexo com eletrônica há 53 anos e sou formado há 44 anos. Portanto, sei do que estou "falando". Hoje, aposentado, a eletrônica é um prazeroso hobby, que "brinco" diariamente.

Mas vamos lá. 

A análise dos circuitos de chaveamento, em princípio, pode-se considerar os dispositivos semicondutores como "chaves". 

Em 1987 fiz um modelo full-bridge do comportamento com as correntes nas chaves. Ela usava MOSFETS, mas considerando-se como chaves, você poderá entende-las como qualquer dispositivo de chaveamento, ok?

Tanto as indicações das correntes, como a informação de qual é o primeiro ciclo, não estão corretas.

Segue uma figura que fiz. Analise com cuidado para entender.

Sei que você mencionou que no momento só pretende montar e mostrar, mas é certo, que as chances de montar e funcionar logo em seguida são mínimas, para não mencionar nulas. Aí é que entra a parte de entender o funcionamento do circuito para tentar "botar para funcionar". 

Então, aí vai o funcionamento de um circuito "full-bridge".

Em tempo: 

1 - A probabilidade inicial de montar o circuito e queimar as 4 chaves são de quase 100%, então considere ter que investir em adquirir mais chaves.

2 - A sequência de chaveamento pode mudar, dependendo se a carga for apenas resistiva, resistiva-indutiva ou resistiva-indutiva-capacitiva (em ressonância, onde o valor da componente resistiva pode criar oscilação amortecida ou sem oscilação) .

MOR_AL

Circ.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!