Ir ao conteúdo

Dúvidas sobre jogos no Linux: é viável?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

• Coordenador
Postado
Em 14/09/2020 às 06:13, Theodoro19 disse:

Uma coisa que eu realmente não entendi é a necessidade de operar a nível de kernel.

Convenhamos, acho que nem meu antivírus roda a nível de kernel, então qual seria a vantagem dele rodar?

Não entendo muito sobre o funcionamento desse tipo de software... Mas não deixo de questionar até que ponto isso é necessário, porque tem muito jogo com anti-cheat bom por aí que não fica travado no GNU/Linux e não invade o kernel no Windows.

Detalhe que isso não levanta reclamações apenas de usuários de GNU/Linux, mas também de usuários do Windows 10. Muita gente torce o nariz (com razão) para esse nível de atuação de tais programas. Esse anti-cheat do Valorant se comporta literalmente como malware. Nem usando Windows eu jogaria isso daí, ainda mais vindo da Riot Games...

Eu nem curto muito o estilo do jogo, de qualquer forma. Prefiro ficar no bom e velho CS:GO mesmo... 

Em 14/09/2020 às 10:25, Mr. Caio Augusto disse:

Agora eu quero testar aqui também, fiquei bem curioso... acho que vou morder a língua... acho não, tenho certeza hahahaha.

A melhor ideia é sempre testar! Eu, por exemplo, nunca tive "ódio" do GNU/Linux, mas demorei a ter curiosidade de pesquisar sobre porque tinha na cabeça a ideia de que teria que usar ferramentas de código aberto que fazem menos que as proprietárias disponíveis para o Windows, que teria que quebrar a cabeça para fazer qualquer coisa rodar, que teria meu uso limitado e seria super complicado aprender a usar, porque envolveria o terminal constantemente. 

No começo deste ano, assistindo por acaso justamente a um vídeo do Diolinux sugerido pelo Youtube, tive a ideia de dar uma chance ao Ubuntu. Para a minha surpresa, encontrei um sistema muito fácil de usar (segundo o próprio GT, "qualquer pessoa com dois neurônios funcionais consegue usar o Ubuntu" :P), altamente customizável, estável, bonito e com ferramentas gratuitas e de código aberto que me fizeram melhorar (e muito) meu workflow. Pouco tempo depois, aprendendo sobre o Proton e o Lutris, resolvi instalar o Ubuntu também no meu desktop para jogos. O resultado foi este que apresentei acima. Agora até meu tablet/netbook híbrido com míseros 2GB de memória RAM tem Ubuntu 20.04.1 LTS.

Mas continuo não gostando do diolinux 🤭

Não te julgo por isso... Eu mesmo já encontrei alguns artigos dele em que não concordava com o conteúdo exposto. O que é uma coisa boa, porque cada pessoa tem uma opinião e deve questionar e pesquisar em várias fontes para chegar a um julgamento confiável. Contudo, respeito o conhecimento em GNU/Linux que ele tem, que é realmente bem extenso. 

Mencionei o Baboo porque também respeito muito o conhecimento que ele tem sobre Windows e já aprendi muita coisa acompanhando conteúdos dele. Ainda acompanho frequentemente. Contudo, já peguei artigos dele sobre GNU/Linux que considero ruins e manipulados. Cheguei a essa conclusão depois de experimentar "o outro lado" por conta própria e começar a me aventurar pelos fóruns dedicados. Além disso, acho o posicionamento dele hostil quando comparado ao do Diolinux, que inclusive também usa Windows 10 e fala bem do sistema em alguns vídeos.

Mas a moral da história é aquela: nunca devemos formar nossas opiniões a partir de um único ponto de vista. Todos fazemos isso frequentemente e precisamos tentar evitar.

O LinusTechTips (LTT) tem feito diversos vídeos sobre jogos no GNU/Linux. Isso "estourou" foi de uns três anos para cá:

Um vídeo de inspiração:

Eu não odeio o Windows 10... Pelo contrário, acho ele um bom sistema. Poderia voltar a usar em algum momento? Acho difícil, mas talvez. Se eu acho o Ubuntu uma "solução" bem melhor que o Windows 10 para o meu tipo de uso? Definitivamente sim! Se eu acho o Ubuntu a melhor "solução" para todas as pessoas? Definitivamente não! O que me atende bem não necessariamente vai atender outra pessoa bem, mas o mínimo a se fazer é convencê-la a testar e tirar conclusões por conta própria.

Acho que vale a pena testar aqui para se ter um segundo sistema, além disso aprender.

Eu só não posso usar como sistema principal pois sempre estou me antenado no sistema para ajudar a galera aqui do fórum.

Você pode começar a brincar com ele em uma máquina virtual. Depois, fazer um dual boot ou instalar em alguma máquina secundária, por exemplo. Experimentar as várias distros GNU/Linux pode ser inclusive bem divertido!

Tive um macBook Air e não gostei da experiencia, apesar do computador ser lindo não vale a pena.

Eu curto o design do MacBook Air. E bastante. É algo que eu até compraria, se não fosse pelo preço que considero abusivo, além das práticas de mercado da Apple que em nada me agradam. Fora que hoje já existe hardware semelhante no mercado (valendo a pena mencionar os da Asus) e, se você instalar e configurar alguma distro GNU/Linux como o ElementaryOS ou o próprio Ubuntu, consegue "simular" a experiência do MacOS. 

• Curtir 2
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!