Ir ao conteúdo

Placa-mãe AM4 e suporte ao Ryzen primeira geração

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Fui premiado com um raio numa tempestade ⛈️, que queimou a placa-mãe do meu desktop Dell Inspiron 5675. Apesar de ser PC de grife, escolhi esse Dell justamente por ser praticamente um PC comum, sem jabuticabas -- a única que provavelmente demandará alguma adaptação é o conector do botão e LED de força do gabinete, que usa um padrão diferente, mas nada que um ferro de solda não resolva.

Primeiramente pensei que tinha queimado a fonte, porém, depois de testar outra, a placa-mãe continuou mortinha da silva. Semana que vem testarei o SSD M.2, a placa de vídeo e a fonte original dele (que aciona usando a chave de diagnóstico -- ver aqui como funciona). A memória DDR4 não conseguirei testar tão cedo pois todo mundo em volta aqui só tem placa DDR3.

Talvez tenha ido embora apenas a placa-mãe mesmo. Se for o caso, precisarei de uma placa micro ATX AM4 que suporte o Ryzen 5 1400. Estou meio por fora... lembro de ter lido que alguns firmwares mais recentes da plataforma AM4 removeram (removerão?) suporte aos Ryzen de primeira geração. Como anda isso?

Obrigado de antemão.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Pois bem. No final, não queimou nada! Testei as demais peças (menos o processador) e funcionaram. Resolvi montar tudo de novo e... voltou a funcionar como se nada tivesse acontecido. Mais um caso de bruxaria. 🧙‍♂️

Respondendo ao meu questionamento, Ryzen de primeira geração continua suportado sem briga nas placas AM4 recentes. Alguns BIOS, por limitação de espaço no chip, removeram suporte às APUs Bristol Ridge (A4, A6, A8, etc).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!