Ir ao conteúdo

Excel como congelar linha coluna e formula

Ir à solução Resolvido por Victor Comparini,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoa,

Gostaria de saber como faço para congelar uma linha e uma coluna, para quando eu rolar a planilha elas fiquem sempre a vista na parte superior

(tentei em exibição-congelar painéis, mas nao esta funcionando como preciso.)

e preciso também congelar uma formula para que ela por exemplo some valores que são alterados diariamente mas ninguém posso altera-la (a soma)

Postado

Olá @tayna

Primeiro para congelar linha e coluna pelo congelar painéis, selecione a próxima célula tanto da linha e da coluna que você quer congelar, e aperte em Congelar Paíneis > Congelar Painéis, como na imagem abaixo:

Passo1
image.png.11c7d87bb14c02504700a0f0a323ccba.png

Passo 2: 

image.png.8f4d670b3aebd2152c1da72e6ace4be3.png

Já para congelar a célula dentro da fórmula, basta que a você coloque $ (Cifrão) antes e depois, como no exemplo a abaixo.

image.png.d66e1ff53fc407011208d590f660ee9b.png

Existe um atalho, que Quando o Cursor estiver na célula, você aperta F4 para deixar essa célula fixada.
Detalhe
$K$19 - Congela tanto a linha como a coluna, ficará apenas nesta célula.
$K19 - Congela somente a coluna
K$19 - Congela somente a linha.

Espero ter ajudado, se tiver mais dúvidas fique a vontade para questionar.

image.png

Postado

Oieee @Vicsentendi bem o que voce disse sobre o primeira duvida, mas veja vou te mandar um print da minha planilha e te explicar para ver se e possivel fazer como eu gostaria rsrss.

Congelar linha 2 ate coluna G / depois congelar apenas do I ao K linha 1 a linha 10 (a opção de congelar painel esta congelando ate a linha 10 da primeira coluna também)

image.thumb.png.43b9993a6b5bfb5401738b041b857e81.png

Agora sobre a segunda opção fiquei com um pouco de duvida, pois eu coloquei as formulas como voce disse (veja no print se esta correto) mas mesmo assim eu alterei a soma manualmente

Por exemplo esta um total de 20,00 se eu clica e alterar para 30,00 ela altera. Eu precisava bloquear para nao alterar essa linha da soma me entende ?

Postado

olá @tayna,

Pelo que eu entendi, você quer congelar os painéis conforme a imagem abaixo está demarcada com as linhas vermelhas, é isso? Bom, se for isso, eu não conheço uma maneira de congelar a planilha dessa forma, acho que nem existe kk. Tem um outro recurso de abrir duas planilhas e dividi-las na tela, se quiser posso tentar te explicar, mas não sei se isso vai te ajudar.
image.png.3c7f11a52dc43f0d15ca49d6679bdb0f.png

Quanto a sua segunda Dúvida, ao meu ver, a fórmula está correta, nesse caso nem precisaria estar "congelada/fixada" por $, porém acho que não está fazendo o que você quer que ela faça por um outro motivo.
E essa parte confesso que não entendi na sua explicação.
Você pode descrever como você quer colocar os dados, e como é para aparecer no total?
Se você fizer isso, pode anexar a planilha aqui e enviar na resposta, pode descrever dentro da própria planilha também para que possamos resolver seu problema.

Obrigado.

Postado

Bom diaaaa @Vics

Segunda duvida:

Pra voce entender melhor e me ajudar essa planilha e para uma conferencia de caixa onde ha varias somas.

Fiz duas pequenas planilhas teste.

Veja a primeira planilha esta com a formula correta o total da soma e 500,00 com a formula de soma. 

A segunda planilha eu fui la manualmente e coloquei 400,00 (mas o correto e 500)

eu alterei manualmente sobre a formula assim " falsificando o meu caixa "

Eu queria travar essa soma para que ninguém pudesse editar o quadro onde esta a soma dos valores, caso alguem tentasse colocar um valor manual a planilha negasse essa alteração.

Na verdade nem sei se existe essa possibilidade, mas voce conseguiu me entender ?

image.thumb.png.3b604866ffad5ffdc99863fbb7b99b1c.png

• Membro VIP
Postado

Boa tarde @tayna

Se você tivesse anexado a planilha em vez da imagem, eu já teria feito o bloqueio da célula para você, pois o que você deseja dá para fazer sim, basta proteger com senha as células que você não deseja que sejam alteradas.

Acesse uma instrução no link abaixo:

https://support.microsoft.com/pt-br/office/bloquear-ou-desbloquear-áreas-específicas-de-uma-planilha-protegida-75481b72-db8a-4267-8c43-042a5f2cd93a

Se foi útil, clique em Curtir.

[]s

• Curtir 1
  • Solução
Postado
Em 18/09/2020 às 10:30, tayna disse:

Eu queria travar essa soma para que ninguém pudesse editar o quadro onde esta a soma dos valores, caso alguem tentasse colocar um valor manual a planilha negasse essa alteração.

Olá,
Sim, consegui entender agora.
Essa na verdade é uma configuração que você faria em toda a planilha, mas não é necessário.

Segue o passo a passo:

Com detalhe que o passo 1 e 2 não são exatamente necessário, mas é recomendável que você defina quais células poderão ser alteradas. No caso de ser todas as células, menos essa ou essa e alguma outra, basta seguir todos os passos.

Passo 1: Clique sobre a seta acima dos números da coluna e a esquerda das letras para selecionar todas as células da planilha.

image.png.97aac93a0f9f57d43f15b46ac3a165a4.png

Passo 2: Clique com o botão direito sobre qualquer célula e selecione Formatar Células > Proteção. E desmarque a opção Bloqueadas

LEMBRANDO QUE: Isso vai permitir que todas as suas células podem ser alteradas, e no próximo passo vamos decidir quais não serão.

image.png.cc0f122db5d2004c106e3b19eee63b16.pngimage.png.de173f88d547e6fec2a99c9583009abd.png 

Passo 3: Selecione somente a célula com a sua fórmula e marque a opção Bloqueadas.

Obs: a opção Oculta servirá para que se alguém selecionando sua célula, não poderá ver qual fórmula foi usada para o resultado.

image.png.47ff8f449068d73f8a863b059e34a02c.png

Passo 4: Como podemos ler, na mensagem abaixo dessas opções, isso não tem efeito até configurarmos corretamente, então vamos proteger a planilha em Revisão > Proteger Planilha.

image.png.b979acc6206b149bfd07f58ab747d261.png

Passo 5: Aqui há várias opções, porém focando na nossa necessidade, se você clicar em OK, já será suficiente, para que a sua célula bloqueada não possa ser alterada, mas você ainda pode:

• Escolher uma senha para a sua planilha
  • Escolher se essa célula pode ser selecionada quando a planilha estiver protegida. Se a célula não puder ser selecionada, desmarque a opção Selecionar células bloqueadas, mas isso não é necessário para que funcione.
    image.png.554ca177a8de0ed971876a03b11c40f8.png

Depois que clicar em OK, sua planilha estará protegida, e essa célula bloqueada já não poderá ser alterada.

Fique a vontade para voltar a perguntar, e se já foi suficiente para sanar sua dúvida, lembre-se de marcar o tópico como Resolvido.

image.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!