Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, creio que meu pc esquente um nível ''ok'' (dependendo do que eu esteja fazendo) quando ponho a mão em cima do gabinete p ''verificar''

e sempre deixo um ventilador um braço de distancia virado p ele. Isso é ruim?

Porque nesse calor, certamente ele vai esquentar mais do que o normal e por isso estou fazendo isso.

E na minha antiga placa de vídeo, um belo dia eu coloquei o dedo em cima dela e vi ela fervendo. Isso é normal?

Postado
8 minutos atrás, Isa-xD disse:

e sempre deixo um ventilador um braço de distancia virado p ele. Isso é ruim?

É bom pra resfriar, ruim porque joga poeira no equipamento. O ideal seria ter um gabinete espaçoso, bem ventilado por fans e com filtros de poeira. O ventilador é quebra galho.

8 minutos atrás, Isa-xD disse:

E na minha antiga placa de vídeo, um belo dia eu coloquei o dedo em cima dela e vi ela fervendo. Isso é normal?

Não tem como saber só por isso. Nós, seres humanos, somos incapazes de detectar temperatura absoluta, como um termômetro. O que a gente percebe é transferência de calor, e nisso os metais são os melhores. Por isso você pode colocar a mão dentro do forno a 300 graus e deixar 10 segundos sem sentir nada (o ar é um ótimo isolante térmico e péssimo condutor), mas se encosta num metal a 70 graus por 1 segundo já toma um susto e se ficar +1 já se queima.

Além disso, cada componente tem uma temperatura de operação específica. Você tem que ver o modelo exato da placa de vídeo e processador e usar um programa de monitoramento pra saber a temperatura real. Recomendo HWiNFO (mais completo e preciso) e HWMonitor (mais simples e intuitivo).

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado

Óia, tivemos uma aula de física aqui? A+

É que no momento estou impossibilita de gastar (devido a orçamentos já no pc)

Então, só me resta o ventinho do ventilador.

Já que ventilador joga poeira p pc, imagine ventilador + obra juntos? Que horror!

Enfim, agradeço pela resposta e irei baixar esse programa p monitorar. : *

• Haha 1
Postado
16 minutos atrás, Isa-xD disse:

deixo um ventilador

pelo que eu sei isso é ruim por 2 motivos, mata todo o fluxo de ar dentro do gabinete, e joga muita poeira pra dentro dele

18 minutos atrás, Isa-xD disse:

mão em cima do gabinete

Mão não é parâmetro para saber temperatura, use um software que diz a temperatura verdadeira, geralmente o aceitável é que processador e placa de vídeo cheguem até 90° no máximo(ou algo em torno disso).

Postado

@Josué Teixeira 90º?!?! Nope!

@Isa-xD Temperaturas normais de componentes (CPU, GPU e Chipset) é em torno de 60º quando em uso (load), 40º se o PC estiver parado sem nada aberto (idle). Acima disso, se estiver com mais de 70º em load já pode ser considerado superaquecimento e recomenda-se então melhorar o arrefecimento. Ventoinhas de 120 mm para o PC, que são instaladas facilmente no gabinete, custam à partir de 20 reais (de qualidade), e a instalação de umas 3 no gabinete já basta para manter tudo em uma temperatura operacional adequada.

No geral a regra é de que quanto mais frio seu PC rodar, mais ele vai durar. Pessoas que tem componentes rodando a 80º ou mais e acham "normal", tomam um susto quando um componente morre, como se isso não fosse perfeitamente previsível. Aí vai pesquisar o preço do reballing (ou substituição do componente) e descobre, às vezes, que uns poucos coolers de 20 reais teriam poupado um prejuízo enorme... 

HDDs e SSDs devem rodar abaixo de 50º SEMPRE, pois sua vida útil pode ser prejudicada acima dessa temperatura.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado
21 minutos atrás, Josué Teixeira disse:

Mão não é parâmetro para saber temperatura, use um software que diz a temperatura verdadeira, geralmente o aceitável é que processador e placa de vídeo cheguem até 90° no máximo(ou algo em torno disso).

É normal que ele chegue em temperaturas próximas de 90º em usos extremos e principalmente com uma refrigeração modesta (porque o ideal é até 75ºC). Agora, ficar o tempo todo assim está MUITO longe de ser aceitável.

Como foi citado pelo colega físico (rs), você deve baixar um software de monitoramento de temperaturas e verificar se elas estão muito elevadas (acima de 50ºC) mesmo você não fazendo nada no computador.

• Curtir 3
Postado

Esqueci de mencionar: Se seu gabinete não for bem filtrado, não tiver filtros de ar no painel frontal e tampo superior, então você pode comprar esses filtros à parte ou fazê-los você mesma. Por sinal, meia calça dá um filtro de poeira sensacional! :P

• Curtir 1
Postado

@Isa-xD Se já tem quatro ventoinhas instaladas, então não precisa acrescentar mais nenhuma por enquanto. Só confira a posição de instalação e o sentido do fluxo de ar de cada uma. O ideal é se tivessem duas ventoinhas instaladas no painel frontal, jogando ar para dentro, uma no traseiro e outra no tampo superior, ambas jogando ar para fora. Em toda ventoinha você pode observar o sentido do ar pelas setas presentes em suas laterais ou pela direção que aponta a grelha de sustentação da ventoinha. A direção onde está esta grelha (quatro pontos de sustentação que vem do frame), que sustenta a hélice, é a direção para onde o vento sopra.

open-grille.png

Postado
3 horas atrás, Isa-xD disse:

22.jpg

Esse segundo cooler do dissipador está errado.

A proposta é que ele puxe o ar que passa pelo dissipador e jogue atrás, dessa maneira ai ele está pegando o ar e jogando no dissipador, assim como o frontal.

Veja nessa imagem editada o sentido de rotação de cada fan demarcado com cor.

22.jpg.e5294b219c6de596848e932ee3e58d28.thumb.jpg.099e19eb66abb279e18e8ed36399dcc3.jpg

O cooler marcado em amarelo, segue o mesmo sentido das setas.

Já o cooler marcado em azul, está no mesmo sentido que o primeiro fan.

Sendo que era para ser ao contrário.

Ambos era para ter 1 sentido que joga o ar dentro do dissipador esse ar passa e sai do outro lado.

• Curtir 1
Postado

@Isa-xD Todas as ventoinhas que aparecem nas suas fotos estão instaladas em posições erradas. As to painel frontal estão jogando ar para fora, quando deveriam estar jogando ar para dentro. As do cooler da CPU, assim como apontou o @Elder Nauvirth , estão errados também. O correto seria se jogassem o ar para trás do gabinete, ambos na mesma direção. 

Seu gabinete parece não ter qualquer filtragem. Recomendo a remoção das ventoinhas para limpeza. Para limpar, pode usar uma escova de dentes velha e seca, ou pincel, lembrando que não se deve usar qualquer líquido ou apenas isopropanol. Se quiser uma limpeza extra, borrifar isopropanol e deixar a sujeira escorrer funciona bem, mas não se deve deixar o líquido entrar no motor, pois isso prejudicará a lubrificação do mesmo. Geralmente eu só uso uma escova mesmo, segurando o cooler pelo centro dos dois lados, como segurar um sanduiche (com o cuidado de não pressionar o motor demais), passando a escova delicadamente em cada pá da hélice, na carcaça externa e interna também.

As ventoinhas do processador requerem que você as desencaixem para removê-las. O encaixe é feito por estes arames prateados que saem delas e ficam presos no bloco. Basta puxar a parte que está em contato com o bloco para fora para desencaixar. Seja muito delicada, pois fazer isso com muita força pode prejudicar a instalação da CPU ou a pasta térmica. Evite retirar o cooler, pois se o fizer terá que limpar a pasta térmica e reaplicar (isso é um processo a parte e deve ser evitado).

Observe também a posição da ventoinha que fica na parte traseira do seu gabinete. Se não tiver nenhuma lá, retire a do painel frontal (a de cima) e instale lá. A ventoinha traseira é a mais importante, e a da frente instalada o mais baixo possível é importante também.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!