Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, gostaria de saber como funciona as memorias RAM.

Eu gostaria de uma RAM que funcionasse a 3200mhz sem Overclock, Meu processador é Ryzen 5 Matisse 3600 que permite até 3200mhz, A minha placa-mãe que estou buscando é a MSI B550M Pro-VDH ou a X570 Gaming X, não estou certo ainda de qual, mas ambas permitem 3200mhz por JEDEC. 

Gostaria de saber como escolher uma RAM, vi a compatibilidade das placas mães nos sites oficiais e eu encontrei  (SPD speed, Ram speed, Supported Speed) na MSI B550M Pro-VDH , (Native speed e Speed) na X570 Gaming X.

Mas eu eu não entendi qual o valor de velocidade real, ou seja qual velocidade eu estou procurando para usar o maximo dos 3200mhz que o Ryzen 5 3600 possibilita sem habilitar overclock.

Desde já obrigado!

Postado
26 minutos atrás, Germano Pires disse:

Mas eu eu não entendi qual o valor de velocidade real, ou seja qual velocidade eu estou procurando para usar o maximo dos 3200mhz

Para utilizar a frequência máxima suportada, tanto pelo processador como a placa-mãe, é realmente pegar um módulo de memória que tenha 3200Mhz de frequência, sem o overclock.

Postado
43 minutos atrás, Germano Pires disse:

@F2sT3RMas como eu faço para saber quais tem 3200mhz sem overclock? Porque essa mesmo se diz com velocidade 3200 mas tambem diz que é velocidade spd 2133, então sem overclock é apenas 2133?

image.thumb.png.4ecc28a88730896b3492480fe6e74504.png

Esta "velocidade" spd não tem haver com a frequência real da memória. Os SPDs são apenas pequenos chips de memórias EEPROM, em que a placa-mãe pode utilizar ela em configuração e etc. Mas quanto aos 3200Mhz, como nesta imagem em específico, são 3200Mhz sem overclock.

• Curtir 1
Postado

@F2sT3R Muito Obrigado! Eu possuo umas ultimas perguntas:

1) Atualmente possuo uma PRIME B450M-A com as seguintes memorias

image.png.e23922814c0a25f789e4bed42d0e2b49.png

Faria mal ao computador deixar ligado o tempo todo o O.C 3200mhz?

2)Se eu comprar a MSI B550M Pro-VDH

image.png.4e0af38275d7f38924c4eb8c923fcde0.png

ou  X570 Gaming X image.png.94a25737e51773f37ae4ee57c3675314.png

eu posso colocar memoria 3200mhz sem O.C?

3)Eu posso colocar qualquer memoria ram DDR4 na placa-mãe ou somente as correspondentes? Por exemplo:

PRIME B450M-A somente compativeis com AMD 400 Series

MSI B550M Pro-VDH  somente compativeis com AMD 500 Series

X570 Gaming X somente compativeis com X570

Porque eu vejo uma infinidade de RAM para comprar mas só umas 3-4 da loja estão no PDF de suporte da placa-mãe

4) Nossa eu acho que estou começando a entender, o Overclock força o aumento da frequencia da memoria RAM, então no caso a minha atual ela suporta até DDR4 4400, se eu colocar uma 2400 e forçar ela a trabalhar como 4400 é um overclock mas se eu colocar uma 4400 ela trabalha normalmente sem overclock, é isso?

Postado
1 hora atrás, Germano Pires disse:

Faria mal ao computador deixar ligado o tempo todo o O.C 3200mhz?

Se eu entendi a pergunta corretamente, se você realizar o overclock, e não ocorrer nenhum problema de desempenho e etc, pode deixar sim ele ligado o tempo todo.

eu posso colocar memoria 3200mhz sem O.C?

Pode sim, se não me engano, este O.C é a capacidade de frequência no overclock, que a placa-mãe pode fazer. Mas aconselho a pesquisar um pouco mais sobre isso.

Porque eu vejo uma infinidade de RAM para comprar mas só umas 3-4 da loja estão no PDF de suporte da placa-mãe

Estas não são APENAS as memórias que a placa-mãe suporta, mas sim as marcas e modelos que passaram por um teste na mobo. Mas qualquer outra marca e modelo de memória ram que respeite os requisitos, são compatíveis mesmo não estando na lista em pdf.

Nossa eu acho que estou começando a entender, o Overclock força o aumento da frequencia da memoria RAM, então no caso a minha atual ela suporta até DDR4 4400, se eu colocar uma 2400 e forçar ela a trabalhar como 4400 é um overclock mas se eu colocar uma 4400 ela trabalha normalmente sem overclock, é isso?

Especificamente nas memórias ram, aumentar frequência, alteram também as latências, mas quanto ao exemplo, sim, uma de 2400Mhz pode trabalhar em overclock sem problema nenhum, caso não tenha afetado o desempenho de todo hardware.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...