Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei o r5 3600 e quero deixa-lo a 4.2ghz direto, todos os núcleos na mesma frequência. Não sei se isso é considerado um overclock já que não irei passar da frequência de fábrica do produto, enfim, quero saber se tem algum problema fazer isso. Vi alguns vídeos de pessoas fazendo isso, foram na bios e alteraram por lá a frequência e também a tensão para que não aqueça muito o processador.
placa-mãe: B450 Aorus M
Fonte: Evga 600w bronze

Watercooler: Coolermaster 240mm

• Moderador
Postado
9 minutos atrás, Lavoratti disse:

Comprei o r5 3600 e quero deixa-lo a 4.2ghz direto, todos os núcleos na mesma frequência. Não sei se isso é considerado um overclock já que não irei passar da frequência de fábrica do produto, enfim, quero saber se tem algum problema fazer isso. Vi alguns vídeos de pessoas fazendo isso, foram na bios e alteraram por lá a frequência e também a tensão para que não aqueça muito o processador.
placa-mãe: B450 Aorus M
Fonte: Evga 600w bronze

Watercooler: Coolermaster 240mm

Bom dia.

Aconselho você a fazer os testes no Ryzen Master e quando atingir a estabilidade, daí você pode optar em setar na BIOS direto.

No ryzen master é mais fácil pois quando você reinicia ele volta ao padrão, então até você descobrir qual fica legal pra ti use ele. 

Eu consegui 4.2 GHz em todos os núcleos a 1.2v. Mas isso vai depender da sua máquina.

• Curtir 1
Postado

@Mr. Caio Augusto Ah sim, vi dois vídeos de pessoas setando a 4.2ghz, um vídeo pela BIOS e outra pessoa fazendo por este programa, mas o que acontece se eu colocar uma tensão muito baixa e o processador não aguentar? A frequência ficará instável? 

• Membro VIP
Postado

Eu fiz pela BIOS diretamente, o meu está estável a 4.4Ghz mas é tentativa e erro, ir refinando, travei todos a 4.4Ghz, só consegui estabilidade aumentando o vcore, o meu tá trabalhando a 1.35V.

• Moderador
Postado
6 minutos atrás, Lavoratti disse:

@Mr. Caio Augusto Ah sim, vi dois vídeos de pessoas setando a 4.2ghz, um vídeo pela BIOS e outra pessoa fazendo por este programa, mas o que acontece se eu colocar uma tensão muito baixa e o processador não aguentar? A frequência ficará instável? 

Provavelmente terá uma tela azul, congelamento, reinício e etac... 

2 minutos atrás, Ornitotheus disse:

Eu fiz pela BIOS diretamente, o meu está estável a 4.4Ghz mas é tentativa e erro, ir refinando, travei todos a 4.4Ghz, só consegui estabilidade aumentando o vcore, o meu tá trabalhando a 1.35V.

3600?

• Membro VIP
Postado

3600x*. Mas há como o 3600 chegar a 4.4Ghz também, a AMD garante até 4.2Ghz mas não significa que não consiga passar disso.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Posso sim, veja o teste que realizei abaixo:

Caros,

Resolvi fazer este tópico pois acredito que irá auxiliar a todos que estão com problemas de temperatura com os Ryzen, principalmente os R53600.

Ressalto que não existem somente estes métodos, mas são os que conheço e que aparentemente são mais fáceis de fazer e controlar, também é importante lembrar que existem variações em cada sistema, então o que é bom pra mim pode não ser o ideal a você, então faça os devidos testes e veja qual se adequa ao seu sistema e suas necessidades.

Não realizei testes específicos em jogos pois tenho uma placa de vídeo que é o limitador, então precisei fazer testes voltados no uso da CPU somente. O ideal era realizar os testes com uma GPU parruda, mas não é o meu caso.

Sistema:

R5 3600 4.2GHz

MB: AB-350M-DS3H-V2

Cooler C.M H11R

2X8 3200 MHz

CX 650 CORSAIR

RX580 4GB

NV 250GB Corsair

2x RAID 0 - SSD 500 GB Kingston

Gabinete bem ventilado

Estava com temperaturas muito elevadas, chegou a bater 98C no AIDA em stresstest, sendo que não estou utilizando o cooler box e sim um intermediário.

(-V tensão -Temp porém – GHz) lógica usada

Vamos lá sem enrolação:

** Stock: AIDA 96C° / CPU-z Single 515.1 Multi 4128.8 / Cinebench 86C° 3658pts / Blender 88C° 03:56:91 Time / 3DMark CPU 7082 , 23.80FPS a 86C°

1) Desabilitando o CPB (Core Performance Boost) Somente desabilitar esta opção na BIOS ou via Ryzen Master ele irá travar a CPU no clock base que no meu caso é 3.6HGz

AIDA 62C° / CPU-z S 442,6 M 3636.2 / Cine 61C° 3262pts / Blender 62C° 04:24.18 Time / 3DM 6556 CPU 6556 , 22.03 FPS a 61C°

2) Abaixar a tensão via OFFSET (O sistema determina a tensão e aplica – ou + no que você escolher) Opção Dynamic Vcore (DVR) na BIOS.

AIDA 69C° / CPU-z S 414.8 M 3330.6 / Cine 66C° 2958pts / Blender 68C° 04:51.67 Time / 3DM 6556 CPU 6037 , 20.28 FPS a 69C° - Aplicado -0,192V para conseguir tem ganho na temperatura no qual valeria a pena.

3) Limitar o TDP (W) que o sistema pode usar / PPT limit (w). Opção geralmente fica em Precision Boost Overdrive. Aqui precisa aplicar uma conta pois o sistema possui uma margem aplicada ao SOC. Então TDP que você quer x 1.35(margem) = 54w. Eu apliquei 50 mas você pode aplicar mais ou menos e realizar os testes.

AIDA 78C° / CPU-z S 517.3 M 3867.1 / Cine 70C° 3247pts / Blender 73C° 04:24.38 Time / 3DM 6719 CPU , 22,57 FPS a 79C° - Aplicado 50w para conseguir tem ganho na temperatura no qual valeria a pena.

4) Setar a tensão e o Clock manualmente.

Aqui eu encontrei uma questão, pois minha placa-mãe não permite que eu sete a tensão manualmente, então eu precisei fazer via Ryzen Master. O que é meio chato pois toda hora que o sistema reinicia eu preciso aplicar, mas é o que tinha no momento.

AIDA 86C° / CPU-z S 516.5 M4263.1 / Cine 76C° 3782pts / Blender 79C° 03:49.45 Time / 3DM 7327 CPU , 24,62 FPS a 78C° - Aplicado 4.2Ghz a 1,1875v

No meu caso o que tive melhor desempenho x temperatura foi setar apenas a Frequência e a tensão deixar que o sistema escolha ele vai a 1,123V - Dai não precisei do R Master.

Setei 40,50Ghz

AIDA 71C° / CPU-z S 499,9 M 4105,5 / Cine 68C° 3655pts / Blender 67C° 03:55.45 Time / 3DM 7127 CPU , 23,94 FPS a 65C° - V variável

Moro em uma cidade quente, porém estamos no inverno. Claro que a melhor opção foi setar o clock e a tensão e ir subindo e controlando mas nestes casos não tive ganho na temperatura sem trocar o sistema de resfriamento.

Os testes foram para stress o sistema, então em jogos a temperatura é menor, mas em todos os casos (exceto o offset) eu consegui ganhos na temperatura, até mesmo setando 4.2 a 1,1875V (-10t)

• Curtir 2
Postado

Olá boa noite amigos! A minha duvida tem ralação com o post mas é justamente o inverso da questão, vou explicar a situação. Montei um PC com Ryzen 5 3600, com cooler box padrão, eu não sabia que esse processador era tão forte assim e que o cooler não daria conta... o que acontece é que o processador ficava travado em 4 Ghz por padrão e eu não consegui tirar isso na bios de maneira alguma (placa-mãe GIGABYTE A320M-S2H) passei várias horas mexendo e não achei solução... o processador batia 85 graus fácil sem praticamente nenhuma utilização do PC... a unica salvação pra não pegar fogo foi reduzir a utilização da cpu no plano de energia do windows. Depois fui na bios e diminuí o clock pra cerca de 3.2Ghz, mesmo assim o processador ficava na faixa de 70 graus em jogos... Isso aí tudo é normal? Eu trabalho com PC faz tempo mas nunca tinha pegado nenhum ryzen🤨🤭.

Postado
18 horas atrás, Marlyn Neves disse:

Olá boa noite amigos! A minha duvida tem ralação com o post mas é justamente o inverso da questão, vou explicar a situação. Montei um PC com Ryzen 5 3600, com cooler box padrão, eu não sabia que esse processador era tão forte assim e que o cooler não daria conta... o que acontece é que o processador ficava travado em 4 Ghz por padrão e eu não consegui tirar isso na bios de maneira alguma (placa-mãe GIGABYTE A320M-S2H) passei várias horas mexendo e não achei solução... o processador batia 85 graus fácil sem praticamente nenhuma utilização do PC... a unica salvação pra não pegar fogo foi reduzir a utilização da cpu no plano de energia do windows. Depois fui na bios e diminuí o clock pra cerca de 3.2Ghz, mesmo assim o processador ficava na faixa de 70 graus em jogos... Isso aí tudo é normal? Eu trabalho com PC faz tempo mas nunca tinha pegado nenhum ryzen🤨🤭.

Depende. Se com o sistema parado o PC fica em 85 direto, é sinal de problema (provavelmente, cooler mal montado), mas se for em situação de stress, é relativamente normal.

Em todo caso, se quiser reduzir a temperatura sem comprar um cooler novo, vá na BIOS e ajuste a tensão. Se sua placa-mãe permitir esse controle, é nela que você deve mexer, o impacto é muito maior do que ficar alterando o clock - e de brinde, você não perde desempenho fazendo isso.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Imakuni disse:

Depende. Se com o sistema parado o PC fica em 85 direto, é sinal de problema (provavelmente, cooler mal montado), mas se for em situação de stress, é relativamente normal.

Em todo caso, se quiser reduzir a temperatura sem comprar um cooler novo, vá na BIOS e ajuste a tensão. Se sua placa-mãe permitir esse controle, é nela que você deve mexer, o impacto é muito maior do que ficar alterando o clock - e de brinde, você não perde desempenho fazendo isso.

Poxa muito obrigado amigo Imakuni pela explicação! Eu verifiquei o cooler estava ok, troquei a pasta térmica também mas continuava o problema... Depois eu fiz essa redução da tensão que você disse e realmente e já notei uma queda muito brusca na temperatura! 🙂 Só fiquei com medo de queimar o processador ao mexer nas tensões🤭  Mas creio que se mexer pra menos só corre o risco de desligar né, dai é só resetar o bios que volta ao normal. Mas por enquanto fui salvo, muito obrigado. 🙋‍♂️

Postado

Só atualizando, fiz os procedimentos, deixei a 4.2ghz e com uma tensão de 1.25w, deu tudo certo! Em stress o processador chega em 60 graus, o que é bem baixo. Obrigado pela ajuda galera! 😛

Postado
Em 08/10/2020 às 17:33, Mr. Caio Augusto disse:

Desabilitando o CPB (Core Performance Boost)

Pra fazer esse over no ryzen master por exemplo que foi onde tentei uma vez no meu, eu preciso sempre desabilitar o CPB na bios ? Grato.

• Moderador
Postado
17 minutos atrás, cleyton1206 disse:

Pra fazer esse over no ryzen master por exemplo que foi onde tentei uma vez no meu, eu preciso sempre desabilitar o CPB na bios ? Grato.

Não é necessário. Após aplicar o perfil o CPB é inativado temporariamente

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...