Ir ao conteúdo

tela azul ao ativar o xmp - memoria ram em stock

Ir à solução Resolvido por TioTaTah,

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos,

Seguinte, estou com uma memoria ram da Geil DDR4 3000Mhz, mas quando ativei a XMP e coloquei a frequência em 2933 de uma tela azul no windows, reiniciou o pc, deu 3 beep seguidos e voltou a dar boot e vídeo, olhei no CPU-Z tudo certo, ficou em 2933, porém suuper instável, comecei a abrir algumas abas do OperaGX como youtube, e simplesmente a pagina dava erro, reiniciei a pagina e mesmo assim nada, alguém poderia me ajudar ? porque não consigo deixar na frequência que a memoria é em stock ? nem estou fazendo over.

Verifiquei que a BIOS da mobo esta desatualizada, alguma chance de ser esse o problema ? 

Processador: Ryzen 5 1600

placa-mãe Biostar B350GT3

LINKS COM PRINT DA BIOS - 

https://ibb.co/wrrpbbz
https://ibb.co/ZzZ4CPF
https://ibb.co/NpPpR9g

Postado

@TioTaTah XMP não é garantido. Às vezes funciona sem nenhum problema, às vezes nem por reza. Quando há instabilidade, muitos recomendam aumentar 0.05 v na tensão e isso geralmente resolve o problema. Às vezes é necessário definir a frequência manualmente também. Tente definir como 3000 GHz e aumente 0.05 v na tensão das memórias e veja o resultado.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
12 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@TioTaTah XMP não é garantido. Às vezes funciona sem nenhum problema, às vezes nem por reza. Quando há instabilidade, muitos recomendam aumentar 0.05 v na tensão e isso geralmente resolve o problema. Às vezes é necessário definir a frequência manualmente também. Tente definir como 3000 GHz e aumente 0.05 v na tensão das memórias e veja o resultado.

Boa! Esse cara é fera 

• Curtir 1
Postado

@Mr. Caio Augusto @WOZ Dods Amigo agora o senário mudou, estou com duas memorias Memória XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 em dual Channel que acabaram de chega, mesmo não estando em XMP ela esta ficando em 2666Mhz, que é o clock máximo que meu processador aguenta, porém quero colocar em 3000Mhz que é o clock que diz na caixa, mas esta com o mesmo problema, quando mudo manualmente ou pelo XMP para 3000Mhz ele beepa 3x desliga o pc e volta para o clock 2666, sera que não estou conseguindo aumentar porque meu processador não aguenta os 3000Mhz ?? ou mesmo ele só aceitando até 2667 eu deveria conseguiria deixar em 3000Mhz ou mais normalmente ?

Outra pergunta, como pode ver nas imagens a seguir tem dois tipos de DDR VOLTAGE, tem o ''DDR MEMORY VOLTAGE'' e o DDR VPP Voltage, qual dos dois seria ? e mesmo assim nenhum dos dois tem a setagem para 0.5, infelizmente essa mobo trabalha assim, qual devo colocar ? obrigado.

Segue as imagens das voltagens que possui >>> 

https://ibb.co/PGsyzJ9
https://ibb.co/HKP2YZ1

Postado
2 horas atrás, TioTaTah disse:

Subir a tensão para 0.5 não oferece nenhum risco correto ?

NÃO é para aumentar PARA 0.5. É para aumentar EM 0.5 V. Se está 1.45V você vai aumentar para 1.5 V, por exemplo.

Observe a tensão de operação das memórias que tem. Todas elas tem isso escrito na embalagem ou na página do produto. Geralmente DDR4 vai operar a 1.2V

Suas memórias tem que estar instaladas aos pares nos slots corretos. O primeiro par tem que estar nos slots A2 e B2, o segundo par nos slots A1 e B1.

Além disso recomendo que resete sua BIOS (pode ser dentro dela ao invés de pela placa-mãe). Depois de resetar, salve e desligue. Verifique se as memórias estão instaladas como recomendei. Mude a posição se necessário. Ligue a máquina, entre na BIOS, ligue o XMP, defina a frequência para 3000 MHz, a tensão para 1.25 V (confira antes se as 4 memórias operam mesmo a 1.2), salve e reinicie. Veja se roda estável. Se não rodar, aí tente a frequência logo abaixo, 2800 MHz por exemplo, e teste novamente.

Se mesmo a 2800 não funcionar, talvez haja algo errado na instalação de sua CPU. Para testar isso você precisará de isopropanol e pasta térmica nova de qualidade para reinstalar o cooler. Se tiver prossiga, se não tiver compre antes de fazer o que vou falar.

Desligue o PC da tomada, desinstale o cooler da CPU, limpe a CPU e o cooler com isopropanol (use papel absorvente) antes de remover a CPU. Remova a CPU, coloque ele de cabeça para baixo sobre uma superfície plana, verifique se algum dos pinos está empenado, dobrado ou quebrado. Use uma lupa se necessário. Se não tiver nada errado, reinstale o CPU, observando se alinhou corretamente. Segure a CPU com um dedo pressionando o meio dela contra o socket enquanto baixa a alavanca de fixação. Passe a pasta térmica (use a técnica da gota), reinstale o cooler, faça todos os testes novamente.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@WOZ Dods So estou com 2 pentes, quando coloco XMP e subo o MHz para 3000 reinício e salvo, o Pc liga da 3 beeps e desliga, ele faz isso 3x e volta pra 2666 dando video normal, em 3000mhz não tô conseguindo nem subir a bios

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!