Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica referente a water cooler para ryzen r5 2600


Posts recomendados

Bom dia, tenho um ryzen 5 2600 com 16gb de ram e uma 1050ti, um pc básico, não jogo nada alem de cs:go, raramente gta e valorant, uso o coolerbox do ryzen, meu gabinete é um mid tower da coolermaster e é relativamente espaçoso para o meu setup, porém, meu quarto é bem quente, a posição solar dele não ajuda muito norefrigeração da maquina (45º em uso minimo e 70º em uso pesado com o clima atual da regiao onde eu moro 25~30º) e eu estou pensando em dar um upgrade nesse aspecto, andei pesquisando e achei o h45 da corsair num preço legal que caberia no meu orçamento porém sempre vejo muitos comentários negativos sobre os wcs de 120mm, queria entender se pro meu caso que não tenho a menor pretensão de fazer OC, nem quero gastar muito pra ter um desempenho absurdo vale ou não a pena ir nesses 120mm, e se o h45 é o melhor modelo custo beneficio de entrada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As temperaturas que você está atingindo agora estão em níveis absolutamente normais.

Não se recomenda water-cooler de 120mm porque são relativamente fracos na faixa de preço, quando comparado até mesmos com air coolers mais baratos. Se quiser fazer upgrade de qualquer jeito, eu recomendo o gammaxx 400 v2, deve ser o suficiente para o seu processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O limite de temperatura é de 95 C.
Assim temperaturas em 70 C são perfeitamente aceitáveis com boa folga com relação a esse limite.

 

O H45 tem um projeto diferenciado com a bomba integrada no radiador.
Então o radiador acaba ocupando um espaço maior na grade.

 

Um outro detalhe importante que pode passar desapercebido é que dependendo do wc a bomba precisa ser ligada em 100% com controle de rotação desativado na bios.

Não tenho certeza do H45 mas caso use alimentação pelo cabo sata dai não dependeria desse ajuste na bios.

 

Conforme foi citado, se não quiser gastar muito tem boas opções de air coolers, dependendo mais da compatibilidade do gabinete.

Mas de qualquer forma a preferência por air cooler ou wc fica mais a critério e bolso de cada um.

 

Creio a crítica principal seria a longevidade dos water coolers em comparação aos air coolers.
O wc depende da bomba que tal como qualquer outro componente elétrico pode vir a falhar.

Mas as taxas de falhas são relativamente baixas em comparação a quantidade de unidade vendidas e compradores satisfeitos.
Recentemente até fiquei surpreso de ver donos com water coolers da primeira geração da Corsair querendo usar no AM4 veja aqui.
 

A impressão que tenho também é que pela reputação da marca e custo acaba se tendo expectativa maior do que o produto realmente oferece.
Mas isso já vi acontecer também com air coolers mais parrudos, veja aqui e aqui.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Genérico man @EdsonSM as temperaturas até estão dentro do aceitavel, mas esse limite beirando os 70 tem sido muito constante, esses dias jogando among us com alguns amigos tava em 66º, as vezes em uso comum (youtube e redes sociais) ele fica na casa dos 60 e o cooler sempre em altas rotações, fico pensando as vezes, quando chegar o verão e beirar os 40º ele vai subir a temperatura e com certeza beirar os 80.

 

A minha intenção do watercooler seria amenizar essa temperatura e também ter o beneficio do "silencio" que ele trás, e a questão do h45 ou outros de 120mm é: vale a pena eu pagar 300 reais nele pro meu uso que é moderado sem pretensão de oc ou nesse caso é melhor partir pra um 240mm? vejo mt gente falando isso que vocês falaram sobre os 120 serem mais fraco e recomendando sempre os 240mm mas é na mesma intensidade que ja vi gente recomendando gtx 970 ou acima em 2014 pra jogar league of legends e l4d2

 

Sobre a recomendação de aircoolers já tive esse pensamento também mas eu ja tive alguns e o melhor foi um h412, era um bom aircooler mas pelo menos com a minha experiência eu sinto que os aircoolers são mais estéticos (ou necessidade em casos que o cooler box estraga) do que realmente um upgrade, não lembro de ter baixado nem 5º na epoca que eu tinha meu i5 , custou uns 140 reais e era um belo de um trambolho apesar de bonito

 

caso minha decisão final seja optar por um 120mm tem mais algum outro bom na faixa dos 300 reais alem do h45 da corsair?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um wc de 120 supostamente tem desempenho um pouco melhor do que air coolers como o Hyper 212 ou Gammaxx.
Creio que a diferença fique mesmo na estética.

 

Sei que o ruído é subjetivo para cada um, a fan que vem com o H45 parece ser um tanto barulhento.

 

Só como referência tem usuários no fórum que testaram o H45 com o R5 3600 aqui e aqui .
As temperaturas a meu ver foram bem satisfatórios considerando que esse cpu aquece consideravelmente em testes de stress como o Aida.

 

Tem um teste do Gammaxx aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!