Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve, galera!

Recentemente tenho notado um problema em alguns jogos no meu PC, onde os frames parecem estar caindo além do normal até mesmo em jogos mais leves. Antes de falar mais sobre, seguem uns prints dos specs do PC:

image.png.906bb43def00d9b7339e3064716e339d.pngimage.png.45bd19b17cdb456a0202e8dfd2b7ce23.pngimage.png.1e1045b018217c486c0eadd6d8a643a0.pngimage.png.8ced69ef452d9f39839ae89a30e57151.pngimage.png.fdc8fc08546848c1d08d8d1e06c82f8d.pngimage.png

Enfim, mesmo alguns jogos que tinham uma performance melhor e mais estável, atualmente tem tido pequenas quedas de frame que, por mais que não durem muito, são frequentes e acabam incomodando enquanto jogo. Por padrão jogo os jogos rodando a 60 fps, mas agora vários deles (se não todos) tem quedas bem rápidas pra 50, 45, até 30 fps. Minha dúvida é, onde devo investigar o problema? Tenho usado o Afterburner para tentar tirar algumas conclusões, mas não entendo muito bem o que pode ser de fato a causa. Para fruto de comparação, fiz um teste de esforço usando um jogo mais pesado e jogando suas configurações no mais alto possível enquanto mantinha o afterburner de fundo, vou printar aqui o que obtive. Obs: O jogo é o Assassin's Creed Odyssey, como puxa bastante da capacidade do computador pensei em fazer os testes nele.

1766355854_WhatsAppImage2020-10-28at17_53_45.thumb.jpeg.ccf3fd6e730ebbc32b6886924bb5ce6a.jpeg61933766_WhatsAppImage2020-10-28at17_53_00.thumb.jpeg.fdbe26bf8b3734fbfe977a5ed4a99fe7.jpeg

Conforme mandei aí, são os resultados que obtive usando nas configs máximas, que não são as que eu utilizo normalmente para jogar (nem nas que uso o jogo apresenta a mesma estabilidade de antes), mas que demonstram bem a flutuação do frametime. O problema maior é que esse tipo de situação tem ocorrido até em jogos mais "leves", como por exemplo Smite, que no geral rodava a estáveis 120 fps, hoje não consigo mais manter essa estabilidade, até travei todos os jogos em 60 fps nas configs da Nvidia pra tentar dar uma amenizada no problema. Hoje mesmo, no dia em que estou postando, atualizei os drivers no Geforce Experience pra verificar se haveriam mudanças, assim como atualizei o windows, mas nada de diferente. Já passei por vídeos que diziam que o problema poderia ser CPU, GPU, memória, fonte... O que acabou só me deixando mais perdido ainda kkkkk Caso queiram, posso tentar printar mais algumas coisas, mas no mais é isso, alguma ideia/sugestão? Talvez até pareça choro por pouca coisa, mas como não era assim desde o início, acabou gerando estranhamento. 

Postado

@Yan_Jura, mano? Pior que o meu PC é um fechado da pichau, então nem fui eu quem "escolhi" ela. Minha fonte é uma Gigabyte 650W Gp-P650b 80 Plus Bronze. Essa dae: https://www.casasbahia.com.br/Informatica/ComponentesePecas/Fontes/fonte-gigabyte-650w-gp-p650b-80-plus-bronze-1501593074.html?utm_medium=Cpc&utm_source=GP_PLA&IdSku=1501593074&idLojista=36129&utm_campaign=group4_smart-shopping_3p&gclid=Cj0KCQjwreT8BRDTARIsAJLI0KJSdpc91hh4dbln3xD92bJ-HxxKvYNp5i1rSUbiNNm9ouGEdr4ItmoaAphbEALw_wcB

O estranho é que tenho o computador tem 2 anos mais ou menos, mas só agora que começaram esses problemas

Postado

@Lucas Gonçalves Araújo quais jogos e em que momentos o stutering acontece? Todos os drivers estão atualizados? Qual a configuração completa da maquina ( incluindo fonte )? Baixe o app Crystal Disk Info e mande uma print do mesmo ( nao se confunda com o Crystal Disk Benchmark )

Postado

@Yan_ Os que pude notar até então, que são os jogos que tenho jogado recentemente, foram AC Odyssey, Genshin Impact, Overwatch, Smite (em menor escala), Divinity 2 (também em menor escala). Tirando o Genshin que é recente, os outros costumavam apresentar performance bem estável até um tempo atrás. Com relação aos drivers, você se refere a quais, mais especificamente? Porque posso estar errado, vou conferir inclusive, mas acredito que todos estejam 😕

O print que pediu: 

image.png.b45574d7496043243d2c7992e2c38aa8.png

Postado
17 minutos atrás, Lucas Gonçalves Araújo disse:

se refere a quais, mais especificamente?

todos, antes de eu recomendar uma atualizacao de BIOS, me responda essas perguntas:

1. Quanto tempo tem o PC?
  2. Todas as pecas foram compradas novas?
  3. O PC teve uma limpeza recentemente?
  4. Qual a configuração da maquina? 
  5. Esses jogos foram baixados por onde?
  6. O windows esta atualizado?
  7. O windows foi baixado diretamente pela Microsoft?

Procedimentos a fazer :

1. Abra o CMD como administrador e digite o comando: sfc /scannow e aguarde os resultados
Postado

@Yan_ 

1 e 2. então, tenho desde o fim de 2018, todas peças novas.

3. Recentemente eu dei uma limpeza, porém apenas usando um assoprador de ar, costumo fazer esse processo uma vez por mês mais ou menos, mas nunca fui tão a fundo como trocar pasta termica ou desmontar o PC inteiro pra limpar, apenas abro as laterais.

4. Desculpa, da config da máquina eu não sei se entendi.

5. Todos os meus jogos são originais, logo ou foi na steam, ou em alguma outra plataforma referente ao jogo (uplay pro assassns, battlenet pro overwatch, etc).

6. Hoje mesmo, quando atualizei o drive da placa pelo Geforce Experience também coloquei o windows pra atualizar e reiniciei na hora pra aplicar quaisquer alterações.

7. Com relação ao windows, o PC já veio com ele previamente instalado, logo recebi com ele funcional. A única coisa aí é que era a versão demo de um mês, depois que expirou comprei uma licença na Amazon (admito que não sei a procedência exata, mas a key funcionou kkkk) e desde então não parece ter dado problema.

resultado do teste:

image.png.e43eda150fc888dbe73f145a4010a208.png

@Yan_ ah, uma coisa que eu esqueci de comentar é que na maioria dos jogos o uso da GPU está "baixo", ali na faixa dos 40 a 50%. O único que gerou um uso maior (mais de 90%) foi o Odyssey com as configs no mais alto possível, chega a ser um problema?

Postado
42 minutos atrás, Lucas Gonçalves Araújo disse:

Desculpa, da config da máquina eu não sei se entendi.

quais todas as pecas do computador
?

Postado

@Yan_, ok, vamos ver se lembro tudo kkkkk

Mouse Warrior Thane mo206 18 botões, teclado Warrior Ragnar tc222, monitor LG ultrawide 25UM58-PF, kit com 4 ventoinhas led da pichau, Headset Omen HP e umas caixinhas de som genéricas. Não to conseguindo pensar no que mais tem, se tiver faltado algo só falar.

Postado
7 horas atrás, Lucas Gonçalves Araújo disse:

só não achei informação referente à fonte, tem no CPU-Z também?

nao, a fonte e apenas abrindo a tampa lateral.

Esses problemas comecaram depois de alguma atualizacao ou acao especifica?

Postado

@Yan_ Como falei, ou steam, ou algum equivalente, como battle.net ou uplay. Ainda não testei de fato com todos os jogos que tenho instalados, vou realizar esse teste pra confirmar, mas parece ser o caso sim, uma vez que de todos que joguei nenhum ficou 100% estável. 

Obs: Hoje saiu mais um update da placa, e meu windows pediu pra baixar mais uma parada, estou atualizando ambos novamente e vamos ver se muda algo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...