Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E aí, gente! Comprei um microondas um tempo atrás, utilizava ele mesmo o cabo esquentando muito pois não usava por muito tempo. Descobri que minha tomada é de 10A e no cabo está escrito para utilizar tomada 20A. Porém não adiantaria só trocar a tomada, afinal numa dessas esquentadas, o pino do cabo derreteu, portanto preciso trocar também o cabo. Quais opções eu tenho? Abaixo vou enviar as especificações do microondas.

Forno microondas Brastemp

Modelo/Tensão BMS45BBHNA 127V

12A

60Hz

Será que posso comprar um cabo de 220V? Porque só achei de 220V ou 110V.

Instalar a tomada de 20A vai resolver mesmo?

Postado
36 minutos atrás, Rayane Souza disse:

E aí, gente! Comprei um microondas um tempo atrás, utilizava ele mesmo o cabo esquentando muito pois não usava por muito tempo. Descobri que minha tomada é de 10A e no cabo está escrito para utilizar tomada 20A. Porém não adiantaria só trocar a tomada, afinal numa dessas esquentadas, o pino do cabo derreteu, portanto preciso trocar também o cabo. Quais opções eu tenho? Abaixo vou enviar as especificações do microondas.

Forno microondas Brastemp

Modelo/Tensão BMS45BBHNA 127V

Será que posso comprar um cabo de 220V? Porque só achei de 220V ou 110V.

Instalar a tomada de 20A vai resolver mesmo?

Ola Bem vinda ao fórum!

Pra principio de conversa esse cabo de energia do microondas nem deveria ter entrado nessa tomada de 10A. Por conta do Pino dele ue deveria ser mais grosso. Se entrou já tem coisa errada.

Segundo, se o cabo está aquecendo é porque tá passando mais corrente nele do que deveria, o que caracteriza que o cabo não é dimensionado pra suportar 20A. Pode ser defeito de fábrica. Mas não conheço a marca pra te dizer se isso é defeito do modelo.

Você comprou esse Microondas novo? Se for usado, pode ter acontecido do "técnico" que pôs a mão nele da ultima vez botou um cabo de força inadequado nele. Nesse caso eu acredito que subistuindo por uma peça original deva resolver.

E Sim é recomendado tu ter uma tomada de 20A instalada na parede porque do contrário pode estragar a mesma e o cabo, exatamente como o correu, podendo causar curto e até acidentes graves... Jamais use adaptador.

• Membro VIP
Postado

complementando

... e o que faz esquentar não é a tomada e plug em si. É o mau contato entre ambos. Nem precisa trocar o cabo pois ele provavelmente não derreteu todo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Tem que ver a bitola dos fios tmb. Não adianta nada trocar a tomada, ou cabo do microondas, e permanecer com bitola 1.5mm nas paredes. Aí você vai derreter os fios nos conduites.

• Curtir 1
Postado
Em 29/10/2020 às 14:52, Rayane Souza disse:

@Eduardo Yagami Olá! Então, na especificação do microondas diz 12A.No cabo que diz para usar tomada 20A, acredito que eu possa trocar por um cabo de 16 ou 20A, certo? Comprei ele novo mesmo e é da Brastemp. 

Pois é. No Caso ele consumiria 12A, mas como o padrão de tomada ou é 10 ou é 20A então se usa 20A. O colega @if. mencionou algo à considerar. Mas acontece de se aquecer mais onde existe maior resistência. Se no caso era a Tomada da parede, trocando ela e botando um cabo novo resolve. De preferência o original, mas geralmente não precisa sendo de microondas, Só tomar cuidado com a grossura do fio que você vai por. Agente chama de "bitola". Prestar bem atenção se o cobre do fio novo é mais grosso ou pelo menos igual a do antigo Mas a tomada nova de 20A é indispensável....

Em 29/10/2020 às 15:18, Phoenyx disse:

Tem que ver a bitola dos fios tmb. Não adianta nada trocar a tomada, ou cabo do microondas, e permanecer com bitola 1.5mm nas paredes. Aí você vai derreter os fios nos conduites.

Poutes ai a gente já entra num problema mais profundo. Se a Tomada que ela tem é do padrão antigo ai corre um grande risco disso. Mas ai só com eletricista.

De qualquer maneira, a substituição do que estragou é obrigatória, por princípio.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Segundo a tabela a seguir, condutores de 1,5 mm² poderão atender para 12 A:

tabela7.jpg.a5be7bd520214a3168ab1efc80b2b35d.jpg

Não está muito comum encontrar tomadas e plugues 16 A. Então, entre 10 ou 20 A, a segunda opção é a correta.

Porém, um problema em ter a fiação de 1,5 mm² (dentro das paredes) é que provavelmente ela não está exclusiva para o ponto, e já "apertada". Um eletricista terá de estudar os caminhos até o QDC.

Postado

Quanto o cabo do micro, você não precisa trocar todo ele. Só tirar a flecha derretida e colocar uma flecha de 20A de boa qualidade (A não ser que tenha tido um defeito na fábrica, mas uma pessoa técnica ao trocar a flecha constatará isso visualmente)

Agora você deve investigar o porque o fio está esquentando. Creio em 2 hipóteses (não descartar ser as 2 juntas)
1ª- O mau contato pelo plug ter entrando forçando e provavelmente ter causado uma deformação na tomada de 10A. Mau contato aí gera calor.

2ª-O fio da sua rede até o micro é fino e não suportaria tanta carga. O fio esquenta, calor dissipa, passa ao cabo, por isso você sentia o cabo quente. Caso for isso, você deve trocar esse fio também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...