Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Tenho o SSD da Crucial por 4 meses. Comprei através do Kabum. 

Além do SSD citado, tenho outro SSD da WD Green de 120GB e um Hd de 1TB.

Então, o meu sistema operacional estava no SSD da Crucial. Três semanas antes da falha que eu vou relatar ele começou a ficar lento. No gerenciador de tarefas, aba Desempenho, observei que o uso alterava de 100% até 50% com apenas poucos aplicativos abertos (office e chrome), sem transferencia de arquivos ou download. Através de vídeos no youtube desativei todas as possibilidades de uso do SSD por programas, contudo, o coportamento se repetiu todos os dias.

Há uma semana atrás, o SSD dava mais o boot. Então, como solução rápida passei a utilizar o SSD da WD Green no sistema operacional. Houve uma diferença critante de desempenho. O SSD da WD Green dificilmente passa de 30% de utilização. Na maioria das vezes entre 5% e 10%.

Instalei o CrytalDisk, nesse software indica que todo os discos estão bons. Verifiquei se o software do SDD estava atualizado. Conforme Win10, é o mais recente.

Ontem fiz uma cópia do WD Green para o Crucial, afinal, o SSD está "bom". Primeiramente fiz uma formatação completa. Demorou um absurdo de tempo. Depois, clonei a unidade. Hoje pela manhã o SSD da Crucial não faz o boot. Lembrando que já coloquei esse SSD em outro computador e troquei de porta SATA. Em ambos os casos não funcionou o bot. Alterei a prioridade de boot. Testei extensivamente.

Resumo

Tem algo irregular com o SSD. Devido os seguintes indicativos:

1. Velocidade de leitura,
  2. Uso de 100% em tarefas simples,
  3. Não realização do boot,
  4. Mudança de desempenho ao longo do tempo.

Contudo, não consigo detectar a falha. Do forum quero as seguintes opiniões:

1. Acionar a garantia. Devo procurar a Kabum ou enviar o SSD para o fabricante. Importante lembrar que terei que pagar o envio para Crucial que não tem unidade no Brasil. 
  2. Há outra forma de corrigir o erro.

Por fim, tentem evitar a marca CRUCIAL. Procurei pouco mas já outro dois relatos de falha desse fabricante de SSD.

Postado

@jlleluc4s acredito que você deu azar e pegou uma peça avariada, mas a marca em si é excelente, a mais recomendada aqui no fórum na época dos preços normais devido o seu custo-benefício. o firmware do SSD está atualizado? confere com o HD Sentinel Pro como está a saúde dele.

Postado
13 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@jlleluc4s acredito que você deu azar e pegou uma peça avariada, mas a marca em si é excelente, a mais recomendada aqui no fórum na época dos preços normais devido o seu custo-benefício. o firmware do SSD está atualizado? confere com o HD Sentinel Pro como está a saúde dele.

Segue o resultado do teste:

Problems occurred between the communication of the disk and the host 8477 times.
In case of sudden system crash, reboot, blue-screen-of-death, inaccessible file(s)/folder(s), it is recommended to verify data and power cables, connections - and if possible try different cables to prevent further problems.
More information: https://www.hdsentinel.com/hard_disk_case_communication_error.php
The TRIM feature of the SSD is supported and enabled for optimal performance.
The health is determined by SSD specific S.M.A.R.T. attribute(s):  #202 Percentage Of The Rated Lifetime Used

Postado
13 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

primeiramente devemos observar como estão os parametros s.m.a.r.t. pra confirmar se há realmente algum defeito na unidade

Segundo o S.M.A.R.T, todos os status estão corretos.

• Moderador
Postado

Primeiramente, em minha experiência, programas como o CrystalDiskInfo não detectam corretamente os parâmetros de unidades SSD, sendo necessário a instalação do software específico do fabricante para isso.

No seu caso, baixe o Storage Executive Crucial e faça o teste extenso do S.M.A.R.T disponível nesse mesmo software: https://br.crucial.com/support/storage-executive

Baixe também o SSD DashBoard da Western Digital para seu segundo SSD, deixe-o instalado para gerencia-lo no futuro caso seja necessário: https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=279

A Crucial é uma das melhores marcas de SSD do mercado, vejo ela sendo altamente recomendada e utilizada tanto aqui no fórum quanto por clientes (e amigos meus que trabalham com informática, sempre recomendam esse SSD para clientes e a satisfação é imensa). Por um azar do destino você deve ter pego uma peça defeituosa, acontece 😕 

Se a falha for de hardware, não há nada a ser feito a não ser acionar a garantia e solicitar a substituição da peça. 

Postado
33 minutos atrás, f_neto disse:

A mensagem se refere a perda de comunicação e sugere verificar os cabos

Tente verificar com o software do fabricante

https://br.crucial.com/support/storage-executive

Fiz o download do software e rodei os testes. O software do fabricante se confirmou como atual. Não indica falha. 

7 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

da pra tirar um print e postar?

Captura de tela 2020-11-01 115331.png

Postado

pelo print, seu ssd tá sofrendo com alguns erros de transferencia de dados

Screenshot_2.png.f90807f36ad43c14a2600c137eeb185a.png

eu trocaria o cabo sata por outro e verificaria as conexoes sata da placa-mãe, faca isso e veja se melhora ou se esses parametros ficam estáveis no numero q estão 

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

pelo print, seu ssd tá sofrendo com alguns erros de transferencia de dados

Screenshot_2.png.f90807f36ad43c14a2600c137eeb185a.png

eu trocaria o cabo sata por outro e verificaria as conexoes sata da placa-mãe, faca isso e veja se melhora ou se esses parametros ficam estáveis no numero q estão 

Eu acabei de fazer isso. Deliguei o meu computador. Retirei o SSD da WD Green e usando o mesmo cabo de alimentação desse SSD montei o CRUCIAL. Sendo assim, testei com outra alimentação e outro cabo SATA. 

Novamente tela azul na realização do boot.

38 minutos atrás, GabrielLV disse:

Primeiramente, em minha experiência, programas como o CrystalDiskInfo não detectam corretamente os parâmetros de unidades SSD, sendo necessário a instalação do software específico do fabricante para isso.

No seu caso, baixe o Storage Executive Crucial e faça o teste extenso do S.M.A.R.T disponível nesse mesmo software: https://br.crucial.com/support/storage-executive

Baixe também o SSD DashBoard da Western Digital para seu segundo SSD, deixe-o instalado para gerencia-lo no futuro caso seja necessário: https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=279

A Crucial é uma das melhores marcas de SSD do mercado, vejo ela sendo altamente recomendada e utilizada tanto aqui no fórum quanto por clientes (e amigos meus que trabalham com informática, sempre recomendam esse SSD para clientes e a satisfação é imensa). Por um azar do destino você deve ter pego uma peça defeituosa, acontece 😕 

Se a falha for de hardware, não há nada a ser feito a não ser acionar a garantia e solicitar a substituição da peça. 

Vou já solicitou garantia de algum componente da CRUCIAL?

Postado
13 minutos atrás, jlleluc4s disse:

Eu acabei de fazer isso. Deliguei o meu computador. Retirei o SSD da WD Green e usando o mesmo cabo de alimentação desse SSD montei o CRUCIAL. Sendo assim, testei com outra alimentação e outro cabo SATA. 

pronto, fique verificando esse valor q eu mostrei no print, caso ele continue aumentando, ai pode ser q seja defeito nele mesmo

esse parametro indica esse erro de transferencia de dados q normalmente é causado por cabos sata ruins.. mas se mesmo trocando permanecer, entao os erros nao sao provenientes da conexao em si mas do proprio ssd

Postado
3 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

pronto, fique verificando esse valor q eu mostrei no print, caso ele continue aumentando, ai pode ser q seja defeito nele mesmo

esse parametro indica esse erro de transferencia de dados q normalmente é causado por cabos sata ruins.. mas se mesmo trocando permanecer, entao os erros nao sao provenientes da conexao em si mas do proprio ssd

Obrigado, irei fazer esse acompanhamento. 

Também irei me informar como enviar esse SSD para o fabricante. Afinal, quero um produto que funcione corretamente. Provavelmente o valor monitorado irá aumentar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...